Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O modelo de assessoria de comunicação que valoriza o diálogo para administrar conflitos e melhorar o relacionamento com públicos estratégicos é chamado de
paralelo de mão única.
simétrico de duas-mãos.
promoção de imprensa.
assimétrico de duas vias.
perpendicular à mídia.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
No momento de crise, a empresa deve
identificar o denunciante e processá-lo o quanto antes, para obter a reparação judicial.
evitar prestar esclarecimentos ao público interno para que o fato não interfira na produtividade.
agir rapidamente, prestando as informações necessárias e se dispondo a solucionar o problema.
atender apenas os jornalistas que se comprometerem a mostrar a matéria antes de publicá-la.
eleger o presidente da empresa como porta-voz, mesmo que ele não sabia lidar com a imprensa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A empresa precisa manter um relacionamento constante e amistoso com a mídia. Para isso, os assessores devem encaminhar releases
para os principais veículos nacionais e todos os que se localizam na sua região de atuação.
apenas para os veículos ou editoriais adequados para o produto ou serviço que representam.
para todos os veículos nacionais e locais, independente do perfil dos mesmos.
apenas para os veículos locais impressos de forma a maximizar as chances de publicação.
para todos os grandes veículos nacionais que possuem endereços eletrônicos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.
No âmbito institucional, os assessores de imprensa exercem a função de promotores de notícia, ou seja, tentam promover a publicação de notícias que favoreçam a imagem da instituição que representam. Para obter êxito nessa tarefa, uma rede eficiente de relacionamento com jornalistas e editores de veículos convencionais é imprescindível.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.
Entre as atribuições de assessoria de imprensa estão o acompanhamento de entrevistas e o apoio à divulgação de eventos corporativos/organizacionais. Em ambos os casos, as atividades são exclusivas de profissionais da área de marketing pessoal, os quais devem, obrigatoriamente, integrar a equipe da assessoria de imprensa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.
Caso uma assessoria de imprensa prepare um documento escrito com um elenco de 20 temas com potencial para tratamento jornalístico e o distribua aos jornalistas dos principais veículos de circulação nacional e local, esse documento caracterizará o chamado plano de divulgação jornalística.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito de termos e conceitos utilizados no trabalho de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e indique a opção correspondente.
( ) As informações colocadas estrategicamente no noticiário, as quais visam gerar desdobramentos junto à opinião pública ou a determinados interessados, são chamadas Acontecimentos Programados.
( ) Afifinar o Discurso, em assessoria de comunicação, significa treinar uma fonte para saber apresentar com qualidade e clareza determinadas informações aos jornalistas.
( ) Papagaio de Pirata são as pessoas que aproveitam o assédio da imprensa a uma autoridade ou a uma personagem para darem entrevista.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito de técnica de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) Um acordo tácito firmado pela assessoria de imprensa com jornalistas para que determinado material seja divulgado a partir de data previamente combinada é chamado de Embargo.
( ) Na divulgação de um evento, o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido é chamado Enquadramento.
( ) O trabalho de assessores de imprensa é difundir notícias de interesse da organização em que atua. Nesse sentido, a divulgação jornalística é sua tarefa essencial.
( ) Turbinar a notícia, em assessoria de imprensa, é uma atitude considerada desonesta, já que busca enganar o jornalista.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O Assessor de Imprensa deve orientar o entrevistado a, durante uma entrevista:
( ) Utilizar o recurso do "off the record" caso não possa assumir a responsabilidade pela informação.
( ) dizer só o que gostaria de ver publicado, mas dentro disso, falar objetivamente e claro.
( ) solicitar o texto depois de ser produzido e antes de ser publicado – mas apenas para verificação dos dados.
Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.
V, F, V
F, V, V
V, V, F
F, F, F
F, V, F
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos acima, julgue os itens a seguir.
Ao veicular comunicado oficial pela televisão, informando a população acerca da abertura de postos de trabalho, ou de saúde, a organização está praticando publicidade institucional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...