Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O modelo de assessoria de comunicação que valoriza o diálogo para administrar conflitos e melhorar o relacionamento com públicos estratégicos é chamado de

  • A.

    paralelo de mão única.

  • B.

    simétrico de duas-mãos.

  • C.

    promoção de imprensa.

  • D.

    assimétrico de duas vias.

  • E.

    perpendicular à mídia.

No momento de crise, a empresa deve

  • A.

    identificar o denunciante e processá-lo o quanto antes, para obter a reparação judicial.

  • B.

    evitar prestar esclarecimentos ao público interno para que o fato não interfira na produtividade.

  • C.

    agir rapidamente, prestando as informações necessárias e se dispondo a solucionar o problema.

  • D.

    atender apenas os jornalistas que se comprometerem a mostrar a matéria antes de publicá-la.

  • E.

    eleger o presidente da empresa como porta-voz, mesmo que ele não sabia lidar com a imprensa.

A empresa precisa manter um relacionamento constante e amistoso com a mídia. Para isso, os assessores devem encaminhar releases

  • A.

    para os principais veículos nacionais e todos os que se localizam na sua região de atuação.

  • B.

    apenas para os veículos ou editoriais adequados para o produto ou serviço que representam.

  • C.

    para todos os veículos nacionais e locais, independente do perfil dos mesmos.

  • D.

    apenas para os veículos locais impressos de forma a maximizar as chances de publicação.

  • E.

    para todos os grandes veículos nacionais que possuem endereços eletrônicos.

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

No âmbito institucional, os assessores de imprensa exercem a função de promotores de notícia, ou seja, tentam promover a publicação de notícias que favoreçam a imagem da instituição que representam. Para obter êxito nessa tarefa, uma rede eficiente de relacionamento com jornalistas e editores de veículos convencionais é imprescindível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as atribuições de assessoria de imprensa estão o acompanhamento de entrevistas e o apoio à divulgação de eventos corporativos/organizacionais. Em ambos os casos, as atividades são exclusivas de profissionais da área de marketing pessoal, os quais devem, obrigatoriamente, integrar a equipe da assessoria de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Caso uma assessoria de imprensa prepare um documento escrito com um elenco de 20 temas com potencial para tratamento jornalístico e o distribua aos jornalistas dos principais veículos de circulação nacional e local, esse documento caracterizará o chamado plano de divulgação jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de termos e conceitos utilizados no trabalho de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e indique a opção correspondente.

( ) As informações colocadas estrategicamente no noticiário, as quais visam gerar desdobramentos junto à opinião pública ou a determinados interessados, são chamadas Acontecimentos Programados.

(  ) Afifinar o Discurso, em assessoria de comunicação, significa treinar uma fonte para saber apresentar com qualidade e clareza determinadas informações aos jornalistas.

(  ) Papagaio de Pirata são as pessoas que aproveitam o assédio da imprensa a uma autoridade ou a uma personagem para darem entrevista.

  • A. F, F, V
  • B. F, V, F
  • C. V, F, F
  • D. F, F, F
  • E. V, V, F

A respeito de técnica de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Um acordo tácito firmado pela assessoria de imprensa com jornalistas para que determinado material seja divulgado a partir de data previamente combinada é chamado de Embargo.

( ) Na divulgação de um evento, o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido é chamado Enquadramento.

( ) O trabalho de assessores de imprensa é difundir notícias de interesse da organização em que atua. Nesse sentido, a divulgação jornalística é sua tarefa essencial.

( ) Turbinar a notícia, em assessoria de imprensa, é uma atitude considerada desonesta, já que busca enganar o jornalista.

  • A. V, F, V, V
  • B. F, V, F, F
  • C. V, V, F, F
  • D. F, V, V, F
  • E. V, V, F, V

O Assessor de Imprensa deve orientar o entrevistado a, durante uma entrevista:

( ) Utilizar o recurso do "off the record" caso não possa assumir a responsabilidade pela informação.

( ) dizer só o que gostaria de ver publicado, mas dentro disso, falar objetivamente e claro.

( ) solicitar o texto depois de ser produzido e antes de ser publicado – mas apenas para verificação dos dados.

Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.

  • A.

    V, F, V

  • B.

    F, V, V

  • C.

    V, V, F

  • D.

    F, F, F

  • E.

    F, V, F

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos acima, julgue os itens a seguir.

Ao veicular comunicado oficial pela televisão, informando a população acerca da abertura de postos de trabalho, ou de saúde, a organização está praticando publicidade institucional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...