Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quais dessas funções não mais existem na estrutura de um jornal impresso e por quê?
Chefe de reportagem e linotipista. Porque a primeira foi absorvida pela função de secretário de redação e porque a segunda ficou obsoleta com o advento de técnicas modernas de impressão.
Copydesk e revisor. Porque em oposição ao modelo taylorista antes em vigor nas redações, segundo o qual cada um cumpre uma única tarefa para ser mais eficiente, o modelo toiotista exige versatilidade do jornalista. Ele deve apurar e redigir com texto final.
Golkeeper e Center-forward. Porque não mais há a necessidade de se buscar provas impressas para revisão do editor.
Pauteiro e plantão. Porque foram relocados num sistema de rodízio de profissionais, de modo que cada um da equipe viva a experiência.
Ordenador e checador. Porque os repórteres devem garantir a integridade de suas reportagens e serão cobrados por isso.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em seu livro Jornalismo, matéria de primeira página, Luiz Amaral, referindo-se ao rádio, cita o jornalista Clóvis Paiva, quando diz que "o jornalismo adota a fórmula 3CV, que significaria:
Coesão, consistência, clareza e velocidade.
Coesão, consistência, clareza e vibração.
Clareza, correção, concisão e vibração.
Clareza, correção, coerência e velocidade.
NDA.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Do ponto de vista dos objetivos, as entrevistas podem ser:
Ritual.
Temática.
Testemunhal.
Em profundidade.
Todas acima.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quanto às circunstâncias de realização, as entrevistas podem ser:
Ocasional.
Confronto.
Coletiva.
Dialogal.
Todas acima.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às linguagens e técnicas de produção, diagramação e redação jornalísticas e com base na página de jornal mostrada na figura acima, julgue os itens seguintes.
Segundo as regras de redação jornalística acerca do uso de numerais em títulos, a manchete "100 mil vivem em imóveis sem escritura" também poderia ser escrita da seguinte forma, sem prejuízo semântico da informação: Cem mil vivem em imóveis sem escritura.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às linguagens e técnicas de produção, diagramação e redação jornalísticas e com base na página de jornal mostrada na figura acima, julgue os itens seguintes.
O título "Dragão engole Tigre" atende a todos os critérios de redação e titulação, tais como objetividade, clareza e concisão.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito da técnica de produção da notícia no jornalismo, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) O processo de Decupagem inclui a transcrição na íntegra das falas contidas em uma gravação.
( ) Um anúncio dado por um locutor como se fosse depoimento pessoal natural é chamado de Chancela.
( ) O texto cercado, que faz parte do conjunto principal de material jornalístico, é também chamado Retranca.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito da técnica e da linguagem jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) A pauta é o elenco de temas ou assuntos a serem observados pelo jornalista. A angulagem é a indicação da maneira por meio da qual os acontecimentos devem ser observados e relatados pelo jornalista.
( ) O uso de copidesque é um recurso editorial para a unificação da linguagem utilizada e para correção dos eventuais deslizes gramaticais. Também serve como recurso para controle editorial.
( ) No universo opinativo de um veículo impresso, um Cartoon é uma crítica humorística de um fato ou acontecimento específico. Trata-se de uma reprodução gráfica de uma notícia já conhecida do público, segundo a ótica do desenhista, que pode se apresentar somente por meio de imagens quando combinando imagens e texto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito da técnica do jornalismo e de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) O Follow-up muitas vezes é questionado por jornalistas, pois esses profissionais não gostam de ligações de assessores para redações para saber a respeito do encaminhamento de uma pauta ou matéria.
( ) O melhor momento de ligar para uma redação jornalística é durante o fechamento, já que permite aproveitar a oportunidade em que a edição está sendo fechada para inserir pautas adequadas às necessidades do veículo naquele momento estratégico.
( ) O clipping permite ao dirigente e ao assessor ter uma visão precisa dos acontecimentos relacionados com a organização, ao oferecer uma análise sobre temas previamente determinados.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência os textos acima, julgue os itens a seguir.
O antagonismo dos textos apresentados não está centrado na conceituação de objetividade. Do que eles discordam é da possibilidade de a objetividade ocorrer ou não na prática do jornalismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...