Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência ao texto acima, julgue os itens seguintes.
A redação do texto em apreço obedece à estrutura clássica de redação de uma notícia, observando-se a objetividade jornalística e a formação do lide.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A pauta é um conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia. Ou, nas palavras de um conhecido pauteiro da imprensa carioca: No começo de tudo, está a pauta. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Os modos de construção e os itens da pauta dão pistas dos processos de elaboração e revelam as estruturas de dominação, ideologias, focos de interesse, ângulos, contingências e hierarquias.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Várias estratégias foram desenvolvidas por jornalistas para cobrir os eventos da realidade de forma objetiva. Segundo a pesquisadora norte-americana Gaye Tuchman, esses rituais estratégicos constituem a prática jornalística e servem também para proteger os jornalistas de críticas. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
Muitos acontecimentos divulgados pelo jornalista não podem ser comprovados e, para não ser acusado de parcialidade, o profissional deve divulgar também as possibilidades contrárias a esses acontecimentos. Essa estratégia de imparcialidade e objetividade permite uma cobertura equilibrada de qualquer questão.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando que o produto da atividade jornalística é geralmente materializado em textos, os quais resultam de diferentes técnicas de redação e recebem diferentes nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os itens de 78 a 83, acerca das características da linguagem usada em jornalismo.
A entrevista jornalística é a técnica pelo qual se obtêm matérias de interesse jornalístico por meio de perguntas e respostas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o texto acima e o papel dos meios de comunicação na construção social da realidade, julgue os itens que se seguem.
Infere-se do texto que todas as técnicas de produção de notícias interferem no conteúdo da informação publicada, mesmo aquelas de menor relevância, como a redação de legendas e de texto-legenda, os títulos, a divisão do texto em colunas e a escolha das fontes tipográficas para o corpo da notícia.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, acerca dos métodos e técnicas de pesquisa relativos ao jornalismo.
Os procedimentos de pesquisa descritos pelo texto aplicamse, atualmente, às enquetes realizadas pelos sítios de notícia.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Os avanços permitidos pela comunicação digital da informação apontam para uma tendência cada vez mais forte de fusão de várias tecnologias, hoje como distintas, tais como telefonia, sistemas de audio, televisão, computação, redes de computadores e serviços de fax, de secretária eletrônica e de mensageria. Essa fusão é conhecida no meio empresarial da área de Comunicação por
convergência dos meios.
cross media.
rich media advertising.
stickness.
media enviromment.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Na década de 60 do século XX, o entendimento que existia sobre inovações na área da comunicação girava em torno do que era comunicado por certos canais, em um tempo determinado, entre membros de um sistema social. Algumas décadas depois, principalmente após o advento dos sistemas tecnológicos complexos de comunicação, esse entendimento se deslocou para a
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Sobre reportagem assistida por computador, ou RAC, analise as informações a seguir.
I - RAC é uma forma de trabalho que se aplica estritamente às áreas científica, econômica e esportiva.
II - Trata-se de um recurso destinado a qualquer área da atividade humana.
III - Diz respeito a um modo de produzir reportagens a partir de base de dados, demandando conhecimento sobre como acessar e como interpretar esse tipo de informação.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
As novas tecnologias modificaram o tempo das publicações impressas. Atualmente, os sites dos jornais diários trazem as informações um dia antes da cópia impressa, isto é, os veículos digitais furam constantemente seus correspondentes impressos. Entretanto, isso não é um problema para as empresas de comunicação, porque os diferentes veículos impresso e digital atingem públicos distintos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...