Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência os textos acima, julgue os itens a seguir.
O fato de ambos os autores serem jornalistas demonstra que não há consenso na área acerca da possibilidade de a objetividade ocorrer.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência os textos acima, julgue os itens a seguir.
Se um repórter, ao escrever uma matéria, dá razão a uma das pessoas citadas, diz-se que ele não foi objetivo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência os textos acima, julgue os itens a seguir.
Ao afirmar que a objetividade do repórter depende também da objetividade da fonte, Bucci está dizendo que é impossível haver objetividade na notícia, uma vez que a mesma não depende só de quem escreve os fatos. Entretanto, ao afirmar que "Banir a emoção da informação é banir a humanidade do jornalismo", o autor mostra uma opinião em desacordo com o Código de Ética dos Jornalistas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos acima, julgue os itens a seguir.
A segmentação dos públicos por gênero, idade, localização geográfica e grau de instrução é considerada relevante apenas quando se trata da elaboração de texto jornalístico.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Algumas empresas de comunicação vêm optando pela convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O hipertexto é uma ferramenta utilizada no jornalismo online.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base nos fragmentos de textos apresentados acima, julgue os itens subsequentes.
A notícia do segundo fragmento, por ser matéria assinada, permite que a opinião do autor seja externada, como na expressão "o democrata se torna mais negro".
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base nos fragmentos de textos apresentados acima, julgue os itens subsequentes.
O texto jornalístico, como o segundo fragmento, só é assinado quando o autor tem opiniões contrárias às do jornal.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.
O editor é o jornalista responsável por coletar e verificar as informações e organizá-las em um texto coerente e que obedeça aos padrões de publicação do veículo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.
Via de regra, cabe ao chefe de reportagem definir o ângulo de abordagem de um assunto, além de escolher o repórter mais apto a realizar cada cobertura.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do jornalista, julgue os itens de 54 a 59.
Redação corresponde à etapa de construção da notícia na qual o texto final é escrito a partir dos dados obtidos na apuração ou na reportagem. Em alguns veículos, o profissional especializado nesse processo é chamado de redator, mas o processo de redação também pode ser de responsabilidade do repórter que apura as informações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...