Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.
A análise de conteúdo aplicada à comunicação tem como base o modelo de Roman Jacobson, originalmente um modelo de análise linguística.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.
Os estudos de recepção são derivados do modelo behaviorista estímulo-resposta, uma das pilastras da abordagem da persuasão. Nesses estudos, inclusive no contexto atual, o objetivo principal é analisar o comportamento do receptor em relação à organização da mensagem, como no caso da estrutura morfológica de notícias sobre política, por exemplo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir desse texto, julgue os itens que se seguem.
A cobertura do acidente com o voo AF 447 corrobora a visão da pesquisadora Mar de Fontcuberta (La Noticia. Barcelona: Padiós, 1993, p. 48) de que há uma tendência, nos meios jornalísticos, para a valorização das notícias de caráter privado, sobre vidas alheias, especialmente porque vivenciamos uma progressiva rotinização da cotidianidade e as vidas alheias podem nos dar explicações ou respostas a questões pessoais ou situações particulares.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.
É finalidade do jornalista científico cumprir atividade educativa, popularizando o conhecimento produzido nas universidades e institutos de pesquisa, por meio de linguagem acessível ao cidadão comum, de forma a despertar no público o interesse pelos processos científicos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O sociólogo que estudou os aspectos da cultura difundida pelos meios de comunicação, mostrando que, nessa cultura massiva, há uma intensa circulação de imagens, símbolos, ideologias e mitos é
Roland Barthes.
Pierre Lévy.
Paul Virillo.
Herbert Marshall.
Edgar Morin.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Nos anos 60, Hans-Robert Jauss e Wolfgang Iser, em seus estudos sobre a Estética da Recepção, enfatizaram o papel ativo desempenhado pelo leitor. Os dois teóricos integravam a Escola de
Constança
Palo Alto.
Frankfurt
Chicago
Birmingham
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A linha de pesquisa conhecida como agenda setting estuda o impacto dos meios de comunicação na formação da opinião pública. O autor que se dedicou ao estudo desse paradigma foi
Walter Lippmann.
Michel Maffesoli.
Stuart Hall.
Theodor Adorno.
Maxwell McCombs.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O modelo de processo comunicacional que possui como paradigma elementar a unidade de comunicação, que tanto recebe como transmite mensagens, onde cada indivíduo funciona como fonte e destino de mensagens, agindo como um sistema de comunicação autocontido, foi elaborado por
Shannon e Weaver.
Charles E. Osgood.
Wilbour Schramm.
Harold Lasswell.
Wendell Johnson.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A linha de pesquisa que defende que as pessoas tendem a esconder opiniões contrárias à ideologia majoritária e que os meios de comunicação acabam consolidando as opiniões efetiva ou aparentemente dominantes é conhecida como
fissura ideológica.
midiologia das massas.
agulha hipodérmica.
dissonância cognitiva.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Para o pensador Régis Debray, os quatro estágios do percurso midiológico são
emissor, receptor, canal e feedback.
mensagem, mídia, meio e mediação.
mídia, sinal, meio e receptor.
emissor, mediação, sinal e receptor.
fonte, sinal, canal e feedback.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...