Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos dos meios de comunicação de massa na sociedade.
Vertentes teóricas como agenda-setting e newsmaking são exemplos de abordagens sobre a mídia resultantes do estudo dos efeitos de longo prazo, de abordagem sociológica, chamada sociologia dos emissores.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito de folkcomunicação, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.
( ) O pesquisador brasileiro Luiz Beltrão desenvolveu o conceito de folkcomunicação, que hoje integra o universo das Ciências da Comunicação.
( ) A folkcomunicação estuda o folclore como um dos grandes canais de comunicação coletiva.
( ) O conceito original de folkcomunicação está ligado à luta de classes e trata da contestação à cultura dominante. Os estudos iniciais de folkcomunicação já mostravam que grupos sociais, como os artesãos, mesmo involuntariamente, são capazes de criar peças de arte com características críticas ao poder estabelecido.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Avalie os itens abaixo e indique a opção correta.
( ) As tecnologias contemporâneas fizeram despertar renovado interesse por Marshall McLuhan, um teórico canadense que se dedicou ao estudo do canal e do código.
( ) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
( ) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
( ) McLuhan é autor do conceito de que "o meio é a mensagem". Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A comunicação de massa tem como pressuposto a disseminação de informação para o máximo possível de pessoas, que atuam no processo como espectadores heterogêneos. Considerando esta afirmativa como base, avalie as questões abaixo e assinale a opção correspondente.
( ) Instrumentos originários da comunicação de massa como jornais, revistas e vídeos são os ideais para a comunicação dentro de uma organização, por permitirem atingir um grande número de pessoas.
( ) Apesar de fornecer informações de caráter geralmente superficial e fugidio, a imprensa é a principal protagonista do mercado de informação em uma sociedade já que o público dos meios de comunicação de massa é necessariamente passivo.
( ) O controle e a previsibilidade possibilitados pela posse do sistema de disseminação de informação tornam a imprensa segmentada um atrativo para quem está ou deseja o poder.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito da teoria e técnica jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) Suelto é uma narrativa classificada como fait-divers do gênero diversional ou de entretenimento, típica de cadernos de Variedades ou Cultura.
( ) O conceito de Noticiabilidade trata da aptidão para um fato tornar-se notícia. Já valores-notícia são atributos que permitem a um fato ganhar o estatuto de Notícia.
( ) A organização do trabalho jornalístico está mais orientada para captar acontecimentos específicos, atípicos, de ruptura, do que os constantes, normais, rotineiros.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A instituição jornalística atua como vigilante da sociedade, atuando na observação do poder, difundindo opiniões, inclusive as próprias. A seleção da informação é uma das maneiras que os veículos possuem para expressar sua opinião sobre os acontecimentos. Sobre políticas editoriais na história da imprensa brasileira, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) O jornal Última Hora foi criado por Samuel Wainer na década de 1950 e apoiou o governo Getúlio Vargas. O jornal também introduziu novidades no jornalismo brasileiro em áreas como diagramação e gestão empresarial.
( ) O jornal O Globo foi criado nos anos 1920. Na década seguinte, quando o governo se encaminhava para o autoritarismo, se distanciou do presidente Getúlio Vargas.
( ) O jornal O Estado de S. Paulo está em circulação desde o século XIX e teve como característica ao longo de sua história a defesa constante do intervencionismo econômico como maneira de assegurar o desenvolvimento da indústria e do comércio.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Para Gaudêncio Torquato, a comunicação organizacional envolve pesquisas, estratégicas, políticas, normas, processos, métodos, canais, planos e projetos que devem refletir a cultura organizacional e a identidade institucional. Nesse sentido, defende a existência, nas organizações, de uma área de comunicação que integre o jornalismo, as relações públicas, a publicidade, o marketing e um setor de prospecção, seleção, tratamento e armazenamento de informações. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O modelo defendido por Gaudêncio Torquato é impossível de ser aplicado às secretarias de comunicação social de instituições governamentais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
As notícias são artefatos linguísticos que procuram representar aspectos da realidade que resultam de um processo de construção que envolve diversos fatores de natureza pessoal, social, ideológica, cultural e histórica, sendo influenciados também pelo meio físico pelo qual são veiculadas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
Segundo Adriano Rodrigues, a notícia, por sua força ilocutória e dimensão perlocutória, constitui ela própria um acontecimento, e não uma simples representação da realidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
O excesso, a falha e a inversão são registros de notabilidade de um acontecimento, isto é, são os aspectos de um acontecimento que o transformam em notícia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...