Questões de Comunicação Social do ano 2009

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.

De acordo com Nelson Traquina, os valores-notícia, elemento básico da cultura jornalística, não se modificam ao longo do tempo, já que estão relacionados à cultura da comunidade interpretativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

As escolas de Ulm e Basileia marcaram o estilo do design brasileiro a partir da segunda metade do século 20 porque:

  • A.

    Significou o início da modernização industrial brasileira e sua conseqüente identidade produtiva nacional.

  • B.

    Propiciou a idéia de design como área profissional distinta de tantas outras atividades artesanais e industriais.

  • C.

    Possibilitou a produção e o consumo de produtos brasileiros de qualidade em âmbito internacional.

  • D.

    Marcou o fim do Brasil Império e o início do Brasil República como pólo industrial altamente competitivo.

  • E.

    Trouxe, ao Brasil, o conceito de projeto industrial em larga escala e com intenção estética pré-determinada.

A inauguração das escolas do MASP e da UFRJ/Esdi marca a mudança de paradigma:

  • A.

    Em relação à formação superior dos profissionais da indústria brasileira para competição internacional.

  • B.

    Em relação ao mito de que, antes de 1960, havia produção e consumo industrial no Brasil.

  • C.

    Em relação ao despertar nacional para a idéia de design como campo profissional e filosofia tecnológica.

  • D.

    Em relação à mentalidade produtiva nacional durante a transição do Brasil Império para República.

  • E.

    Em relação ao atraso industrial brasileiro, perpetrado pelos golpes de estado desde o século 19.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão do texto em:

  • A.

    Experiência puramente sensorial = Conhecimento sobre estética.

  • B.

    Sistemas de signos globais = Códigos conhecidos universalmente.

  • C.

    Formas simbólicas eficazes = Mitos que provocam identificação.

  • D.

    Elemento originador de relações = Representante do objeto significado.

  • E.

    Idoneidade à percepção humana = valor ético para as sociedades.

O texto permite afirmar que:

I. A semiologia de Saussure considera a dinâmica dos signos a partir da estrutura da linguagem verbal.

II. A semiótica de Peirce se preocupa exclusivamente com o processo comunicativo de codificação e decodificação.

III. Segundo Peirce, o signo funciona a partir de dois entes positivos: a relação e a interpretação.

IV. As dimensões sígnicas concebidas por Peirce permitem uma investigação das linguagens mais isenta que a semiologia.

 

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

O autor argumenta que a semiótica de Peirce amplia os aspectos de investigação das diversas linguagens existentes (verbal, visual, sonora etc). Em se tratando de metodologia projetual em design gráfico, a semiótica pode ser um instrumento importante porque:

  • A.

    As investigações sobre a iconicidade facilitam a aprendizagem dos códigos visuais aplicados à fase de briefing.

  • B.

    As investigações acerca do signo em si podem tornar mais eficiente o uso das qualidades visuais em um projeto gráfico.

  • C.

    As investigações sobre a qualidade dos signos exclusivos de um projeto são fundamentais para o orçamento.

  • D.

    As investigações acerca das formas simbólicas eficazes determinam o tipo de impressão usado na gráfica.

  • E.

    As investigações voltadas para os signos "abertos" garantem um projeto de identidade visual bem-sucedido.

Na leitura de códigos visuais, a interpretação dada pelo público alvo a uma mensagem obedece, segundo Peirce, às seguintes etapas:

I. A captação das características perceptíveis do signo, a remissão que este faz a um significado, e a reação do receptor ao valor que o signo representa.

II. A ocorrência do fenômeno representante, o vínculo de causa e efeito deste com o significado, e a cadeia de significações na mente do receptor.

III. O reconhecimento do objeto veiculado pelo ente, a identificação das características materiais da mensagem, e a bagagem histórica do receptor sobre o signo.

 

Associando V ou F a cada afirmação nessa ordem, conforme seja verdadeira ou falsa, tem-se:

  • A.

    V, F, F.

  • B.

    F, V, V.

  • C.

    V, V, V.

  • D.

    F, F, V.

  • E.

    V, V, F.

As marcas abaixo, respectivamente, são do Conselho Nacional de Justiça, do Colégio Permanente dos Presidentes de Tribunais, da Corregedoria Geral da Justiça e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Na segunda coluna, há uma breve análise semiótica de cada uma delas.

A correspondência CORRETA entre cada marca e sua análise semiótica é:/p>

  • A.

    A1, B4, C2, D3.

  • B.

    A3, B4, C2, D1.

  • C.

    A1, B3, C4, D2.

  • D.

    A3, B2, C4, D1.

  • E.

    A4, B2, C3, D1.

Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

A teoria hipodérmica surgiu no período entre as duas grandes guerras mundiais do século XX. A partir da difusão em larga escala das comunicações de massa, sustentava haver conexão indireta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.

O modelo de Lasswell, proposto em meados do século passado, define que o modo apropriado de descrever um ato de comunicação é responder às seguintes perguntas: Quem? Diz o quê? Por qual canal? A quem? Com qual efeito?

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...