Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da notícia e de suas características, julgue os itens que se seguem.
De acordo com Nelson Traquina, os valores-notícia, elemento básico da cultura jornalística, não se modificam ao longo do tempo, já que estão relacionados à cultura da comunidade interpretativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
As escolas de Ulm e Basileia marcaram o estilo do design brasileiro a partir da segunda metade do século 20 porque:
Significou o início da modernização industrial brasileira e sua conseqüente identidade produtiva nacional.
Propiciou a idéia de design como área profissional distinta de tantas outras atividades artesanais e industriais.
Possibilitou a produção e o consumo de produtos brasileiros de qualidade em âmbito internacional.
Marcou o fim do Brasil Império e o início do Brasil República como pólo industrial altamente competitivo.
Trouxe, ao Brasil, o conceito de projeto industrial em larga escala e com intenção estética pré-determinada.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A inauguração das escolas do MASP e da UFRJ/Esdi marca a mudança de paradigma:
Em relação à formação superior dos profissionais da indústria brasileira para competição internacional.
Em relação ao mito de que, antes de 1960, havia produção e consumo industrial no Brasil.
Em relação ao despertar nacional para a idéia de design como campo profissional e filosofia tecnológica.
Em relação à mentalidade produtiva nacional durante a transição do Brasil Império para República.
Em relação ao atraso industrial brasileiro, perpetrado pelos golpes de estado desde o século 19.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão do texto em:
Experiência puramente sensorial = Conhecimento sobre estética.
Sistemas de signos globais = Códigos conhecidos universalmente.
Formas simbólicas eficazes = Mitos que provocam identificação.
Elemento originador de relações = Representante do objeto significado.
Idoneidade à percepção humana = valor ético para as sociedades.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O texto permite afirmar que:
I. A semiologia de Saussure considera a dinâmica dos signos a partir da estrutura da linguagem verbal.
II. A semiótica de Peirce se preocupa exclusivamente com o processo comunicativo de codificação e decodificação.
III. Segundo Peirce, o signo funciona a partir de dois entes positivos: a relação e a interpretação.
IV. As dimensões sígnicas concebidas por Peirce permitem uma investigação das linguagens mais isenta que a semiologia.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I e III.
I e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O autor argumenta que a semiótica de Peirce amplia os aspectos de investigação das diversas linguagens existentes (verbal, visual, sonora etc). Em se tratando de metodologia projetual em design gráfico, a semiótica pode ser um instrumento importante porque:
As investigações sobre a iconicidade facilitam a aprendizagem dos códigos visuais aplicados à fase de briefing.
As investigações acerca do signo em si podem tornar mais eficiente o uso das qualidades visuais em um projeto gráfico.
As investigações sobre a qualidade dos signos exclusivos de um projeto são fundamentais para o orçamento.
As investigações acerca das formas simbólicas eficazes determinam o tipo de impressão usado na gráfica.
As investigações voltadas para os signos "abertos" garantem um projeto de identidade visual bem-sucedido.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Na leitura de códigos visuais, a interpretação dada pelo público alvo a uma mensagem obedece, segundo Peirce, às seguintes etapas:
I. A captação das características perceptíveis do signo, a remissão que este faz a um significado, e a reação do receptor ao valor que o signo representa.
II. A ocorrência do fenômeno representante, o vínculo de causa e efeito deste com o significado, e a cadeia de significações na mente do receptor.
III. O reconhecimento do objeto veiculado pelo ente, a identificação das características materiais da mensagem, e a bagagem histórica do receptor sobre o signo.
Associando V ou F a cada afirmação nessa ordem, conforme seja verdadeira ou falsa, tem-se:
V, F, F.
F, V, V.
V, V, V.
F, F, V.
V, V, F.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
As marcas abaixo, respectivamente, são do Conselho Nacional de Justiça, do Colégio Permanente dos Presidentes de Tribunais, da Corregedoria Geral da Justiça e do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Na segunda coluna, há uma breve análise semiótica de cada uma delas.
A correspondência CORRETA entre cada marca e sua análise semiótica é:/p>
A1, B4, C2, D3.
A3, B4, C2, D1.
A1, B3, C4, D2.
A3, B2, C4, D1.
A4, B2, C3, D1.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.
A teoria hipodérmica surgiu no período entre as duas grandes guerras mundiais do século XX. A partir da difusão em larga escala das comunicações de massa, sustentava haver conexão indireta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Diversas teorias da comunicação se propõem a explicar e interpretar a influência da comunicação de massa sobre os indivíduos, a sociedade e a cultura. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 81 a 85.
O modelo de Lasswell, proposto em meados do século passado, define que o modo apropriado de descrever um ato de comunicação é responder às seguintes perguntas: Quem? Diz o quê? Por qual canal? A quem? Com qual efeito?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...