Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)
pirâmide invertida.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas características, julgue os itens de 85 a 96.
A atualidade, a novidade, a veracidade e o interesse público são características fundamentais do discurso jornalístico.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas, julgue os itens seguintes.
O corpo da notícia deve conter somente dados que explicam o lide.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem parte de uma cultura profissional.
Para as pautas externas, o discurso institucional deve fluir de forma articulada e unificada, por meio de dois canais oficiais apenas: a autoridade máxima e o seu porta-voz.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos produtos e aos canais de comunicação internos e externos da organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.
Newsletters, boletins informativos eletrônicos ou impressos, house organs, jornais e revistas institucionais, de alcance interno ou externo, incluem-se entre os produtos midiáticos de natureza organizacional.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Do ponto de vista da estrutura, a notícia se define, no jornalismo moderno, como o relato de uma série de acontecimentos a partir do fato mais importante ou interessante. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Um acontecimento, para tornar-se público, realiza um trajeto que passa por duas instâncias de grupos ou indivíduos: news promoters e news consumers.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Editorial, crônica e coluna são gêneros jornalísticos presentes em diferentes mídias. José Marques de Melo afirma que tais gêneros possuem formatos variados em todo o mundo. A respeito do editorial e de outros gêneros no jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.
O termo coluna é empregado com frequência para designar uma seção fixa de uma publicação, que pode trazer, por exemplo, comentários, crônicas, resenhas, notas ou textos-legendas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O texto jornalístico possui alguns princípios universais que guiam a redação e a veiculação das notícias. Entretanto, cada mídia requer técnicas particulares, que conduzem a linguagens específicas. Acerca das técnicas de redação do texto jornalístico, da sua linguagem e adequação, julgue os itens subsecutivos.
Em lide declaratório, o jornalista deve manter a fala do entrevistado exatamente como ele a proferiu, utilizando somente o discurso direto, como no exemplo seguinte: O Papa Bento XVI denunciou hoje as ideologias terroristas, que espalham a violência em nome de Deus, e afirmou que elas devem ser desmascaradas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos à produção de notícias.
Uma das técnicas utilizadas na redação de notícias que ainda é muito valorizada consiste no nariz de cera.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue o item abaixo, acerca dos critérios que orientam um editor de notícias.
Selecionar e hierarquizar os fatos que merecem publicação e desprezar o restante são habilidades que os gatekeepers exercem com base em uma cultura profissional e não propriamente em um conhecimento stricto sensu que possa ser preestabelecido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...