Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na figura acima, a tonalidade cinza sobre o fundo preto parece mais clara que sobre o fundo branco, por causa do(a)
contraste entre o acromático branco e o preto e seus tons.
tom da síntese subtrativa branca em relação ao preto e seus matizes.
saturação do monocromático branco contra o preto e suas saturações.
luminosidade entre a saturação branca e o preto e suas luminosidades.
diferença entre o suporte branco e o acromático preto e seus sombreamentos.
O branco não existe no espectro solar. Ele é uma síntese de todas as cores. Disso resulta que existem as cores primárias e as cores secundárias, que ao se mesclarem se anulam em branco. Esse é o princípio da síntese aditiva.
Dessa forma, associe as cores básicas às complementares para que o resultado de suas sobreposições seja sempre o branco.
Cores básicas
I – Vermelho
II – Amarelo
III – Azul
Cores complementares
W – Violeta
X – Verde
Y – Marrom
Z – Laranja
A associação correta é
I –X, II –W e III – Z.
I –Y, II –W e III – Z.
I –W, II –X e III – Y.
I –W, II –Y e III – X.
I –Z, II –Y e III – X.
Ao escanear uma imagem 10 x 10 cm a 600 dpi e, posteriormente, reduzi-la para 5 x 5 cm em um software de paginação, a resolução, em dpi, na saída final da imagem será
50
150
300
600
1200
As revistas propiciam aos designers certa liberdade na criação de suas páginas, com a condição de que estas tenham uma identidade visual final. Os principais componentes da estrutura de uma revista, além da capa, são:
primeira página, páginas simples internas, páginas duplas e página final.
páginas simples internas, páginas duplas, encartes e capa final.
segunda contracapa, páginas simples, terceira contracapa e quarta capa.
segunda contracapa, páginas internas, terceira contracapa e quarta contracapa.
contracapa, primeira página, páginas internas, penúltima capa e página final.
O logotipo de uma publicação, em geral, é obtido por meio de uma tipologia marcante e/ou por cores específicas. Depois da primeira publicação, qualquer alteração somente será aceitável depois de um bom período de tempo e, quando necessária, deve ser sutil, evitando-se intervenções radicais no desenho, pois caso contrário, pode
mudar o perfil da publicação por criar praticamente um novo produto impresso.
comprometer a identidade da publicação e acarretar a perda de leitores já conquistados.
haver um gasto considerável com publicidade para a fixação da nova postura editorial.
coincidir com o logotipo de uma outra publicação de peso, desconsiderando possíveis novos leitores.
dificultar a percepção do conteúdo pelos leitores, acarretando perda de receita publicitária.
No ambiente do Photoshop, sempre que for preciso verificar a qualidade de algum retoque ou filtro aplicado, deve-se observar a imagem a
800%, porque é nessa visualização que pode ser verificado se o pixel tem a tonalidade adequada.
500%, porque é o tamanho médio no qual podem ser observados tanto o retoque quanto o filtro com seu efeito máximo.
100%, porque é nessa visualização que o software mostra a imagem com o maior nível de precisão e detalhes.
72%, porque essa é a resolução do monitor, e a imagem terá sua definição particularizada por conta da coincidência de resoluções.
45%, porque é nessa resolução que o defaut do software abre qualquer imagem.
Qual é o tipo de impressão que a ilustração acima descreve?
Offset
Tipografia
Calcografia
Rotogravura
Originais já impressos não são apropriados para serem escaneados a 300 dpi e reutilizados em um novo impresso, pois a linhatura das cores CMYK já impressas dificilmente coincidirão com a dos novos fotolitos. Esse empecilho técnico é conhecido como
moiré
talude
benday
sincronia
monolinha
O Indesign da Adobe é um software que permite a composição de páginas para a produção editorial. Ele praticamente substituiu o Pagemaker nessa função, em virtude de todo o seu potencial gráfico. Levando em consideração que o designer, para nele trabalhar, necessita de algum conhecimento digital, qual das seguintes descrições corresponde ao uso de suas ferramentas?
O programa permite trabalhar com as principais escalas de cores para a mídia digital (RGB) ou impressa (CMYK), mas não admite a LAB, que é uma escala simuladora do Photoshop.
O fio de contorno é possível de ser aplicado em um texto somente se antes ele for transformado em curvas.
As alças de manipulação de um objeto podem ser manipuladas individualmente por qualquer seta de seleção.
A indicação de que um texto continua automaticamente na próxima página do arquivo é o surgimento de um sinal de + em sua lateral, ao ser digitado dentro de um frame.
A configuração padrão é em branco e preto quando se abre a paleta de gradiente e é aplicado tal efeito em um círculo.
Qual das descrições a seguir corresponde aos arquivos acima apresentados?
Os dois arquivos possuem lpi médio.
Os dois arquivos poderão ser usados indistintamente porque não apresentarão diferença considerável para a impressão final.
O arquivo 1 possui um tamanho em lpi alto, enquanto o arquivo 2 possui um tamanho em ppi baixo.
O arquivo 1 é bitmap e o arquivo 2 é vetorial, ambos podem ser impressos.
O arquivo 2, por conter nós, imprimirá com uma resolução menor do que o arquivo 1.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...