Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses conceitos, julgue os itens subsequentes.

A comunidade é, entre outros públicos, um indutor externo e um alavancador da responsabilidade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses conceitos, julgue os itens subsequentes.

A valorização da marca pode ser obtida por meio de ações de relacionamento com a comunidade e responsabilidade social. Mas, como ações externas que são, não têm impacto sobre o público interno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses conceitos, julgue os itens subsequentes.

A comunidade é um steakholder para o estabelecimento de uma política de responsabilidade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dois estagiários, E1 e E2, trabalhavam em conjunto na produção de um folheto usando o software Indesign da Adobe. E1 queria que a única foto contida no impresso estivesse em escala de cinzas, com o sombreamento colorido, inserida em uma figura geométrica, como na ilustração acima; mas E2 afirmava que tais efeitos somente poderiam ser aplicados no Photoshop. Quem está com a razão?

  • A.

    E1, porque o Indesign é compatível com o Photoshop, e os dois softwares possuem o mesmo ambiente virtual.

  • B.

    E1, porque o software permite criar figuras geométricas com sombreamento colorido e inserir nelas imagens coloridas ou não.

  • C.

    E2, porque a imagem pode ser recortada, mas não pode ter sombreamento colorido, se aplicado no Indesign.

  • D.

    E2, porque se a imagem está no modo escala de cinzas, qualquer efeito aplicado nela seguirá seu modo de cor.

  • E.

    Nenhum dos dois tem razão, porque o resultado final pretendido somente pode ser feito integralmente no Illustrator.

Um designer, desenvolvendo um estudo de cor para um trabalho impresso, no Illustrator, faz 3 círculos iguais. O primeiro é preenchido com amarelo puro a 100%; o segundo com magenta puro a 100% e o terceiro com cyan puro a 100%. Ele seleciona os 3 círculos e os alinha pelo centro, de forma que coincidam com exatidão no mesmo ponto, um sobre o outro. Em cima fica o amarelo, no meio, o magenta e, por baixo, o cyan; em seguida, aplica o filtro multiply nos 3 elementos. O resultado que ele verá em seu monitor será um único círculo com a cor

  • A.

    ocre

  • B.

    preta

  • C.

    cinza

  • D.

    marrom

  • E.

    azul-violeta

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.

Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.

Diante dessa situação hipotética, qual a análise adequada do procedimento adotado pelo profissional e/ou pelo cliente na manipulação do arquivo?

  • A.

    O profissional deveria salvar o arquivo como PDF no Indesign, ao invés de exportá-lo, pois não haverá um arquivo final.

  • B.

    O Indesign não possibilita gerar um arquivo PDF, sendo isso viável somente no Illustrator, pois não haverá um arquivo final.

  • C.

    O arquivo final existirá se o cliente importar o arquivo PDF para dentro do ambiente do Illustrator, porque somente dessa maneira o arquivo se torna editável no software.

  • D.

    O procedimento está correto, porque se o cliente importar o arquivo PDF para dentro do ambiente do Illustrator, ele terá uma imagem e não lhe será permitido editar o texto.

  • E.

    O procedimento está correto, desde que o cliente substitua o Illustrator pelo Photoshop, porque o arquivo PDF somente tem completa leitura no ambiente do software que manipula pixels, estritamente.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.

Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.

Se o cliente abrir o arquivo PDF no Adobe Acrobat, ele conseguirá medir as porcentagens das cores CMYK de uma determinada imagem?

  • A.

    Não, porque o arquivo PDF é hermético e não permite edição em nenhum software.

  • B.

    Não, porque esse software não possui nenhuma ferramenta que possa fazê-lo.

  • C.

    Sim, desde que os elementos sejam desagrupados, e a imagem fique independente, na página.

  • D.

    Sim, desde que seja aberta a paleta OutputPreview, e o cursor seja passado por sobre a imagem.

  • E.

    Sim, desde que o arquivo seja repetido em 4 camadas, e, em cada uma, seja priorizada cada cor da escala CMYK.

Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.

Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.

Se o cliente abrir o arquivo PDF no Photoshop, ele conseguirá fazê-lo em

  • A.

    RGB, somente

  • B.

    Lab color, somente

  • C.

    RGB e CMYK, somente

  • D.

    escala de cinzas, RGB e CMYK, somente

  • E.

    escala de cinzas, RGB, CMYK e Lab color.

O editor de um jornal decide publicar uma fotografia de um acontecimento, sem título, acompanhada de um texto explicativo de algumas linhas. Essa opção é conhecida como

  • A.

    texto-piloto.

  • B.

    texto retranca.

  • C.

    texto-legenda.

  • D.

    fotoimagem.

  • E.

    fototexto.

A produção de uma notícia, para ser divulgada na Internet, pode contar com recursos além do texto escrito, como links para outras notícias, arquivos de áudio e vídeo. Com relação ao conteúdo da comunicação, a utilização desses elementos

  • A.

    confunde o internauta com o excesso de informação.

  • B.

    gera uma leitura desordenada que atrapalha a compreensão.

  • C.

    atrai a atenção para os recursos visuais e desvaloriza o texto.

  • D.

    facilita a compreensão do internauta que dispensa o texto.

  • E.

    enriquece a notícia através de integração de informações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...