Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses conceitos, julgue os itens subsequentes.
A comunidade é, entre outros públicos, um indutor externo e um alavancador da responsabilidade social.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses conceitos, julgue os itens subsequentes.
A valorização da marca pode ser obtida por meio de ações de relacionamento com a comunidade e responsabilidade social. Mas, como ações externas que são, não têm impacto sobre o público interno.
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Relacionamento com a comunidade e responsabilidade social são temas amplamente discutidos atualmente. Com referência a esses conceitos, julgue os itens subsequentes.
A comunidade é um steakholder para o estabelecimento de uma política de responsabilidade social.
Dois estagiários, E1 e E2, trabalhavam em conjunto na produção de um folheto usando o software Indesign da Adobe. E1 queria que a única foto contida no impresso estivesse em escala de cinzas, com o sombreamento colorido, inserida em uma figura geométrica, como na ilustração acima; mas E2 afirmava que tais efeitos somente poderiam ser aplicados no Photoshop. Quem está com a razão?
E1, porque o Indesign é compatível com o Photoshop, e os dois softwares possuem o mesmo ambiente virtual.
E1, porque o software permite criar figuras geométricas com sombreamento colorido e inserir nelas imagens coloridas ou não.
E2, porque a imagem pode ser recortada, mas não pode ter sombreamento colorido, se aplicado no Indesign.
E2, porque se a imagem está no modo escala de cinzas, qualquer efeito aplicado nela seguirá seu modo de cor.
Nenhum dos dois tem razão, porque o resultado final pretendido somente pode ser feito integralmente no Illustrator.
Um designer, desenvolvendo um estudo de cor para um trabalho impresso, no Illustrator, faz 3 círculos iguais. O primeiro é preenchido com amarelo puro a 100%; o segundo com magenta puro a 100% e o terceiro com cyan puro a 100%. Ele seleciona os 3 círculos e os alinha pelo centro, de forma que coincidam com exatidão no mesmo ponto, um sobre o outro. Em cima fica o amarelo, no meio, o magenta e, por baixo, o cyan; em seguida, aplica o filtro multiply nos 3 elementos. O resultado que ele verá em seu monitor será um único círculo com a cor
ocre
preta
cinza
marrom
azul-violeta
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.
Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.
Diante dessa situação hipotética, qual a análise adequada do procedimento adotado pelo profissional e/ou pelo cliente na manipulação do arquivo?
O profissional deveria salvar o arquivo como PDF no Indesign, ao invés de exportá-lo, pois não haverá um arquivo final.
O Indesign não possibilita gerar um arquivo PDF, sendo isso viável somente no Illustrator, pois não haverá um arquivo final.
O arquivo final existirá se o cliente importar o arquivo PDF para dentro do ambiente do Illustrator, porque somente dessa maneira o arquivo se torna editável no software.
O procedimento está correto, porque se o cliente importar o arquivo PDF para dentro do ambiente do Illustrator, ele terá uma imagem e não lhe será permitido editar o texto.
O procedimento está correto, desde que o cliente substitua o Illustrator pelo Photoshop, porque o arquivo PDF somente tem completa leitura no ambiente do software que manipula pixels, estritamente.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.
Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.
Se o cliente abrir o arquivo PDF no Adobe Acrobat, ele conseguirá medir as porcentagens das cores CMYK de uma determinada imagem?
Não, porque o arquivo PDF é hermético e não permite edição em nenhum software.
Não, porque esse software não possui nenhuma ferramenta que possa fazê-lo.
Sim, desde que os elementos sejam desagrupados, e a imagem fique independente, na página.
Sim, desde que seja aberta a paleta OutputPreview, e o cursor seja passado por sobre a imagem.
Sim, desde que o arquivo seja repetido em 4 camadas, e, em cada uma, seja priorizada cada cor da escala CMYK.
Considere a descrição a seguir para responder às questões de nos 61 a 63.
Um profissional de criação, ao desenvolver um arquivo que contém textos e imagens, no software Indesign, tem a solicitação do cliente para mandá-lo na extensão PDF. O profissional, então, ao finalizar o arquivo, exporta-o como PDF. Ao recebê-lo, o cliente percebe que uma palavra está errada e resolve corrigi-la. Para isto, ele abre o arquivo no software Illustrator, altera o texto, e, ao final, salva-o novamente como PDF, no próprio Illustrator.
Se o cliente abrir o arquivo PDF no Photoshop, ele conseguirá fazê-lo em
RGB, somente
Lab color, somente
RGB e CMYK, somente
escala de cinzas, RGB e CMYK, somente
escala de cinzas, RGB, CMYK e Lab color.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O editor de um jornal decide publicar uma fotografia de um acontecimento, sem título, acompanhada de um texto explicativo de algumas linhas. Essa opção é conhecida como
texto-piloto.
texto retranca.
texto-legenda.
fotoimagem.
fototexto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A produção de uma notícia, para ser divulgada na Internet, pode contar com recursos além do texto escrito, como links para outras notícias, arquivos de áudio e vídeo. Com relação ao conteúdo da comunicação, a utilização desses elementos
confunde o internauta com o excesso de informação.
gera uma leitura desordenada que atrapalha a compreensão.
atrai a atenção para os recursos visuais e desvaloriza o texto.
facilita a compreensão do internauta que dispensa o texto.
enriquece a notícia através de integração de informações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...