Questões de Comunicação Social do ano 2010

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao impacto da Internet e das redes sociais no jornalismo, julgue os itens que se seguem.

As redes sociais, atualmente, informam a maioria da população brasileira, substituindo, assim, os meios tradicionais de comunicação no acesso a notícias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que os processos de edição requerem procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Usuários da Web se frustram quando o que buscam está além de três cliques e quando uma página leva mais de trinta segundos para ser baixada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma corrente de pensamento afirma que, no futuro, a atividade jornalística deixará de ser especializada por meio de comunicação, passando a ser exercida por um profissional

  • A.

    multiprocessador

  • B.

    multiplicador

  • C.

    multiativo

  • D.

    multiveicular

  • E.

    multimídia

Uma das primeiras teorias desenvolvidas para explicar por que as notícias são como são é a chamada teoria do espelho, segundo a qual as notícias são determinadas pela realidade. Essa teoria está ligada a uma visão do jornalista como um profissional que

  • A.

    busca a verdade sem defender outros interesses.

  • B.

    procura na verdade as soluções para a sociedade.

  • C.

    estimula a leitura subjetiva dos fatos.

  • D.

    interpreta a realidade sem sensionalismo.

  • E.

    reproduz a realidade para fomentar uma agenda política.

A Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção), mais conhecida simplesmente por Bauhaus, foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Dentre as várias concepções de ensino dessa escola, destaca-se a que

  • A.

    procurava criar objetos que unissem a utilidade à beleza e fossem destinados a todas as categorias sociais e não apenas reservados à elite da época, apesar de certa artesanalidade em seus métodos.

  • B.

    tentava implementar um ensino de vanguarda, no qual unia a teoria cubista do desmembramento das formas ao futurismo com seu dinamismo conceitual, desconsiderando qualquer funcionalidade da forma.

  • C.

    evitava difundir a imagem do artista completo, capaz de dominar todos os setores da produção, pois valorizava a especialização do ensino focado na perfeição da forma produzida em larga escala.

  • D.

    buscava transmitir, em seus métodos, o sentido da arte pura, pois esse possuía um valor estético superior ao das artes aplicadas.

  • E.

    pautava seus ensinamentos na industrialização do processo estético como um antídoto contra a obsolescência artesanal do objeto e seu funcionalismo burguês.

A Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm) foi fundada na Alemanha, em 1952, e foi considerada a sucessora da Bauhaus por seus métodos de ensino. Um de seus ideais era que o design tivesse um importante papel social a desempenhar. É sabido que a Escola de Ulm introduziu, no setor do desenho industrial,

  • A.

    o estudo da semiótica, da ergonomia, da cibernética e da história da cultura.

  • B.

    o desenvolvimento do protótipo baseado na Física, na Química e na Psicologia, com intuito de materializar a união da utilidade à beleza da forma.

  • C.

    o uso corrente da palavra styling como sinônimo dos objetos criados por designers que não se preocupavam com a análise, a síntese e a seleção das alternativas.

  • D.

    os conceitos de fora de série e de pequena série, como formas de democratizar o consumo dos objetos.

  • E.

    a distinção entre product design e o graphic design, como forma de criar um leque maior de possibilidades para a atuação do designer.

Marcelo Pimenta e Silva publicou, no Observatório da Imprensa (1/9/2009), um artigo sobre o Príncipe Eletrônico de Octávio Ianni. Para o autor, o príncipe de Ianni se desenvolve em decorrência dos outros dois exemplos: o de Maquiavel e o de Gramsci. Para o primeiro, há o sentido de que o príncipe é uma pessoa como metáfora do Estado. Figura política que se sobressai com destaque pelo poder de liderança frente aos demais de seu círculo social. O "poder" dele vem do atributo de conciliar a capacidade de situação e liderança (virtù) com as condições sociopolíticas (fortuna) que o rodeiam... Já o moderno príncipe de Gramsci se diferencia do modelo teorizado por Maquiavel no século 16. O moderno não é representado por uma figura política de uma pessoa – um líder visto como personificação e síntese da própria política –, mas uma organização composta por figuras que de maior ou menor espaço político influem um estado de participação, o que faz com que o partido tenha o poder." O "príncipe eletrônico, não é nem a pessoa política definida por Maquiavel, nem o partido ressaltado por Gramsci."

O príncipe de Ianni, segundo o autor é representado

  • A.

    pela Defensoria Pública.

  • B.

    pelas redes de computadores.

  • C.

    pelo Ministério Público.

  • D.

    pelos sindicatos patronais.

  • E.

    pelos meios de comunicação.

Ao explicar as concepções teóricas de Maffesoli lembra que o filósofo defende que, "para além de uma concepção progressista, destacam-se três arcaísmos na pós-modernidade: o retorno de Dioniso (dimensão hedonista da existência), a ideia de tribo (modo de estar-junto a partir do gosto compartilhado) e a de nomadismo (sedentarização da existência, retorno da animalidade, do bárbaro e do selvagem)".

A palavra que completa o trecho do texto de Maffesoli, é

  • A.

    historicidade.

  • B.

    religiosidade.

  • C.

    conectividade.

  • D.

    modernidade.

  • E.

    sociabilidade.

Segundo Manuel Castells, as transformações que nos levam à sociedade da informação, estão em estágio avançado nos países industrializados e definirão um paradigma, o da tecnologia da informação, que interfere nas relações sociais e na economia. Para o autor, as características fundamentais desse paradigma são:

  • A.

    a informação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade; predomínio da lógica de redes; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.

  • B.

    a educação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm baixa penetrabilidade; predomínio da lógica de redes; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.

  • C.

    a comunicação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade; predomínio da relação pessoal face-a-face; inflexibilidade tecnológica; crescente convergência de tecnologias.

  • D.

    a informação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade política; predomínio da lógica de redes na economia; flexibilidade das relações políticas; crescente convergência de tecnologias.

  • E.

    a comunicação interativa é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm média penetrabilidade; predomínio da lógica de redes comunitárias; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.

Em 1996, uma revista americana, defensora de uma moderna linha teórica da área de Comunicação, publicou um artigo do físico Alan Sokal denominado Transgredindo as fronteiras: Em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica. Tempos depois, o autor revelou que seu artigo era uma farsa e que ele pretendia mostrar as incongruências cometidas pelos defensores da moderna teoria. Com Jean Bricmont escreveu depois "Imposturas Intelectuais" (livro) onde analisam textos de Lacan, Kristeva, Baudrillard, Deleuze, Virilio, entre outros. As criticas de Sokal são dirigidas, principalmente, aos defensores

  • A.

    da Escola de Sorbonne.

  • B.

    dos estudos culturais.

  • C.

    da Escola de Grenoble.

  • D.

    do funcionalismo estrutural.

  • E.

    da entropia negativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...