Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
O gatekeeper confere ao profissional do jornalismo grande poder dentro da sociologia dos emissores, pois cabe a ele decidir quais assuntos serão publicados, operando assim como um filtro a partir de valores/notícia acordados.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
Um pressuposto da teoria construcionista do jornalismo é que o sentido de realidade advém da percepção de mundo proposta pelos meios de comunicação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
O desenvolvimento de um código de ética profissional é parte do ethos jornalístico e foi um dos fatores junto com a profissionalização da atividade e o advento dos cursos superiores que permitiram à prática discutir sua função social.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A comunicação massificada atua, por meio da mídia, como estímulo sobre o público receptor passivo, percepção que, a partir dos anos 40 do século passado, motivou os estudos da comunicação, que se voltaram para os aspectos psicológicos das ações coletivas, centrados no conteúdo das mensagens e nos efeitos da propaganda sobre a audiência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A cultura de sociedade de massa passou a ter uma importância considerável, dada expansão do consumo industrial, a partir do século XIX, valendo-se, na época, do jornal diário como meio de maior alcance da população e consolidando-se no século seguinte, com o rádio, o cinema, a TV e a Internet.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Até a primeira metade do século XX, os teóricos e pesquisadores da comunicação entendiam que os comportamentos de uma sociedade de massa estão associados ao fato de os indivíduos se encontrarem isolados, amorfos, e, sendo a massa um todo uniforme, linear, ela absorve os modismos da mídia.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
A teoria dos valores-notícia é um sistema obsoleto, que não considera as modernas contribuições, tanto da Internet quanto das redes sociais, ao jornalismo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
No paradigma construtivista, os valores-notícia e a pirâmide invertida são exemplos de como a notícia, selecionando, hierarquizando, dando vida aos fatos, constrói o acontecimento e constrói a realidade.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
O valor da notícia não está no texto que é publicado, mas no sentido que desperta no leitor.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os critérios de noticiabilidade, fatores de interesse da notícia ou valores-notícia são a chave para se compreender por que alguns fatos viram notícia e outros não. Com relação à teoria do jornalismo, julgue os itens subsequentes.
Os valores-notícia visam colocar alguma ordem na imprevisibilidade dos fatos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...