Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Assinale o único item que não influencia no custo de produção de uma peça publicitária:

  • A.

    Quantidade.

  • B.

    Quantidade.

  • C.

    Tipo de papel.

  • D.

    Formatos e sistemas de acabamento.

  • E.

    Tipologia.

Quase todas as etapas do processo de produção de peças gráficas se transformaram após o surgimento da editoração eletrônica. Uma das poucas etapas que se mantém a mesma é:

  • A.

    A finalização

  • B.

    O layout

  • C.

    O briefing

  • D.

    A Pré-impressão

  • E.

    A Impressão

Uma campanha publicitária com veiculação gradual e contínua:

  • A.

    garante atingir o objetivo promocional, de venda de produto.

  • B.

    garante atingir o objetivo institucional, de fixação de imagem/marca.

  • C.

    não atinge o objetivo promocional nem o institucional, pois a fraca intensidade não impacta o público-alvo.

  • D.

    atinge o objetivo promocional e o institucional, pois o impacto não é determinado pela intensidade da campanha.

  • E.

    garante atingir o objetivo de lançamento, pois com maior pressão publicitária cobre rapidamente um grande volume de público-alvo.

A sazonalidade precisa ser levada em consideração ao se planejar uma campanha. O que se entende por pico de sazonalidade?

  • A.

    A época do ano em que o produto ou serviço é mais consumido.

  • B.

    A veiculação em períodos alternados, que proporcionam uma cobertura mais abrangente.

  • C.

    A época do ano em que a campanha será veiculada.

  • D.

    A veiculação de acordo as promoções que o produto a ser anunciado pode oferecer.

  • E.

    Período inicial da campanha de propaganda, que corresponde ao seu lançamento.

Levando em conta o CPM (Custo por mil), qual é o programa mais rentável para um determinado cliente, numa campanha publicitária em televisão?

  • A.

    Programa 1: Custa R$ 1.200,00 (por inserção) e atinge 500.000 telespectadores.

  • B.

    Programa 2: Custa R$ 800,00 (por inserção) e atinge 10.000 telespectadores.

  • C.

    Programa 3: Custa 970,00 (por inserção) e atinge 300.000 telespectadores.

  • D.

    Todos os programas apresentam a mesma rentabilidade.

  • E.

    Não se mede rentabilidade considerando apenas o custo do programa e a quantidade de telespectadores.

Embora não seja consensual, alguns teóricos diferenciam publicidade e propaganda pelo fato de a propaganda divulgar ideias, conceitos e valores sem fins lucrativos e a publicidade fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante. Nesse sentido, qual das instituições abaixo não faz propaganda:

  • A.

    Igreja

  • B.

    Partido político

  • C.

    Estado

  • D.

    Empresas

  • E.

    ONGs

Assinale a alternativa que não condiz com uma sessão de Brainstorming:

  • A.

    Suspensão do julgamento: pode-se criticar as ideias apresentadas sem medo de causar inibições e desvios dos objetivos.

  • B.

    Pequena quantidade de sugestões, pois a proliferação de ideias pode atrapalhar o processo de criação; quanto menos, melhor.

  • C.

    Liberdade total: nenhuma ideia é suficientemente esdrúxula para ser desprezada. Pode ser que ela sirva de ponte para idéias originais e inovadoras.

  • D.

    Mudança e combinação: em qualquer momento, é permitido que alguém apresente uma ideia que seja uma modificação ou combinação de ideias já apresentadas por outras pessoas do grupo.

  • E.

    Igualdade de oportunidade: todos devem ter a chance de apresentar suas ideias.

Em uma estratégia de criação publicitária o que é teaser?

  • A.

    Mensagem que antecede ao lançamento de uma campanha publicitária gerando expectativa.

  • B.

    Sequência de ilustrações que dão a ideia de roteiro de um anúncio de TV com as imagens, textos, sonoplastia e descrição técnica.

  • C.

    Texto fictício, usado nos layouts para simular a existência de palavras em determinado local.

  • D.

    Anúncios econômicos, normalmente pequenos, em espaços como “classificados”.

  • E.

    Modalidade de publicidade radiofônica, gravada, usando música e texto.

Pensando na comunicação publicitária, o que define o público-alvo é o conjunto de

  • A.

    pessoas que assistem a determinado programa.

  • B.

    pessoas que consomem determinado produto.

  • C.

    pessoas que potencialmente consomem (ou consumirão) o produto ou serviço veiculado nas mensagens publicitárias.

  • D.

    pessoas ou empresas que compram a mídia em determinado veículo.

  • E.

    pessoas que assistem aos mesmos programas e que tem características sociodemográficas idênticas.

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.

A eficácia de uma campanha depende mais de aspectos chocantes da mensagem que de fatores ligados à própria audiência, como é o caso, por exemplo, das campanhas contra o tabagismo, que apresentam, no verso dos maços, imagens de doenças causadas pelo hábito de fumar.

  • C. Certo
  • E. Errado
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