Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das peculiaridades que caracterizam o jornalismo no rádio e na televisão, julgue os itens subsequentes.

Com a enorme quantidade de canais de comunicação atualmente disponíveis aos repórteres, o processo de apuração da informação ficou mais enxuto e produtivo, o que desobriga os jornalistas de ouvir todas as fontes envolvidas em determinado acontecimento e contribui para a economia de tempo e de recursos, bem como para a produção de uma maior quantidade de matérias por dia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 110 a 116, relativos à coordenação de equipes e processos em uma organização de comunicação social.

Fontes e promotores de notícias (news promotors) pautam as redações ao propor o que consideram noticiável e ao manter e atualizar, virtualmente, banco de pautas e banco de matérias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Aplicada ao jornalismo, a “lei das três fontes” determina ser necessário ouvir as versões de três fontes diferentes sobre um fato, porque assim é possível

  • A.

    conseguir uma quantidade maior de detalhes, o que enriquece a matéria.

  • B.

    demonstrar que existem opiniões diferentes, fazendo o leitor decidir quanto a uma delas.

  • C.

    oferecer ao leitor diferentes abordagens, uma das quais deverá estar correta.

  • D.

    ressaltar as discrepâncias entre as versões, para que o leitor decida qual é a certa.

  • E.

    verificar o que é comum a todas, assim chegar mais perto da verdade dos fatos.

Julgue os próximos itens, referentes a apuração e pauta jornalística.

Na apuração de sua matéria, o jornalista deve privilegiar fontes ligadas ao poder econômico e ao poder político, pois essas instâncias são detentoras de fatos, relatos e opiniões que, inevitavelmente, influenciam no curso das ações que estejam em processo de apuração. As fontes que se situam à margem dessas instâncias, por ouro lado, dificilmente influenciarão na cobertura informativa e na opinião pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

A primeira visão de conjuntos de dados que levaria à criação de uma teoria das cores deve-se a Leonardo da Vinci. O que se convencionou chamar de Teoria das Cores de Leonardo são as formulações teóricas, esparsas, contidas em seus escritos, postumamente publicados no livro Tratado da pintura e da paisagem – sombra e luz. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na Antiguidade, as descrições a respeito do número de cores principais, do efeito de refração e da cor do ar contribuíram como elementos instigadores da investigação renascentista do problema essencial para a manipulação da cor: a determinação do número de cores primárias e de quais são essas cores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A primeira visão de conjuntos de dados que levaria à criação de uma teoria das cores deve-se a Leonardo da Vinci. O que se convencionou chamar de Teoria das Cores de Leonardo são as formulações teóricas, esparsas, contidas em seus escritos, postumamente publicados no livro Tratado da pintura e da paisagem – sombra e luz. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que um objeto sombrio (que não tem luz) tenha sido colocado entre as paredes de uma caixa e que essa caixa esteja próxima a um lugar escuro. Considere, ainda, que um lado dessa caixa esteja iluminado por uma fonte de luz (uma vela) e que o outro lado esteja iluminado por uma luz externa que entra por um pequeno furo na parede. Nesse caso, se esse objeto for branco e opaco, o lado iluminado pela vela será visto com um tom amarelado e o lado iluminado pela luz que passa pelo furo na parede da caixa será visto com um tom violeta; além disso, onde essas duas fontes de luz se fundirem, ao se encontrar nesse objeto branco opaco, o tom do objeto será branco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma imagem — pintada, esculpida, fotografada — construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Segundo Denis Diderot, uma imagem só se torna verdadeira quando permite uma leitura comprometida, transmitindo um significado específico e único.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma imagem — pintada, esculpida, fotografada — construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Na leitura de imagens de qualquer tipo, atribui-se a elas o caráter temporal da narrativa, que se limita a refletir uma representação da realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma imagem — pintada, esculpida, fotografada — construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

No século XX, com as escolas modernas, como a Bauhaus na Alemanha, integradas ao cotidiano e às suas necessidades, o processo de produção imagética transformou-se radicalmente em todos os âmbitos das artes visuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma imagem — pintada, esculpida, fotografada — construída e emoldurada é também um palco, um local para representação. Esse espaço da imagem é um local onde o drama se coloca. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A escola Bauhaus traz de volta à produção artística a ideia de ofício, em que se apreende uma linguagem estética, contrapondo à ideia do talento inato. Segundo essa visão, o fazer artístico pode ser apreendido e multiplicado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...