Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o Código de Ética do Profissional de Propaganda,
a comissão percebida pelo corretor é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão del credere efetivo e fazem as cobranças das contas dos veículos aos anunciantes.
os veículos não podem jamais faturar em nome dos anunciantes. As contas devem ser faturadas em nome das agências, que se responsabilizarão pela cobrança do serviço prestado ao anunciante.
o uso de pesquisa ou estatística em uma propaganda deve ter a fonte revelada somente quando os números forem fundamentais para os argumentos persuasivos.
com o objetivo de incentivar a produção de ideias novas, de que tanto necessita a propaganda, presume- se sempre que a ideia pertence ao anunciante, que remunerou a empresa criadora. Essas ideias não podem ser exploradas sem que o financiador delas se beneficie.
a propaganda é sempre ostensiva. A mistificação e o engodo, que escondem a propaganda, são expressamente repudiados pelos profissionais de propaganda.
Em relação ao sigilo profissional, marque a alternativa que NÃO apresenta os princípios fundamentais do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas:
A quebra de sigilo é necessária quando se tratar de fato delituoso, previsto em lei, cuja gravidade de suas consequências imponha para o Profissional de Relações Públicas o imperativo de consciência de denunciar o fato.
Nos casos de perícia, o profissional de Relações Públicas deverá tomar todas as precauções para que, servindo à autoridade que o designou, não exponha indevida e desnecessariamente ações do caso em análise.
O profissional de Relações Públicas guardará sigilo das ações que lhe forem confiadas e não poderá ser obrigado a revelar assuntos que possam ser lesivos a seus clientes ou empregadores.
Quando o profissional de Relações Públicas faz parte de uma equipe, o cliente deverá ser informado de que seus membros poderão ter acesso a material referente aos projetos e ações.
Justifica-se a quebra de sigilo apenas quando o profissional de Relações Públicas aceitar serviços incompatíveis com os princípios e técnicas de Relações Públicas.
Considere os incisos abaixo.
I. A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas.
II. A produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público.
III. A liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
IV. A prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, deve ser considerada uma obrigação social.
V. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
Em relação ao artigo 2o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, está correto o que consta em
I, II, III, IV e V.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
O jornalista que trabalha em um veículo de comunicação se vê, por vezes, diante de situações em que a prática está em desacordo com os Códigos de Ética dos Jornalistas. Observe os exemplos dessas situações.
I A alteração da informação conforme interesses comerciais ou políticos do veículo.
II A determinação de quais informações podem ou não ser publicadas naquele veículo.
III A divulgação de qualquer informação obtida através do uso de câmera escondida.
IV A publicação de trechos de documentos sigilosos, entregues ao veículo em off.
Ferem o código de ética APENAS as situações apresentadas em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação à ética jornalística, julgue os itens a seguir.
A apresentação de diferentes versões para um mesmo fato, exigência da ética jornalística, tem como objetivo principal representar a variedade de fenômenos da realidade empírica.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação à ética jornalística, julgue os itens a seguir.
Um telejornal que, deliberadamente, veicule cenas de uma manifestação pública como se fossem de outro evento divulga informações incorretas, o que contraria o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Cada um dos itens a seguir é composto por um trecho adaptado de texto da Internet http://observatoriodaimprensa.com.br e uma assertiva acerca do tipo de raciocínio envolvido na sua elaboração. Julgue-os à luz da teoria da argumentação.
No trecho a seguir, observa-se argumentação baseada em exemplo: Dizer que a imprensa manipula as eleições é uma inverdade. Brizola se elegeu quantas vezes quis no quintal da Rede Globo, que o detestava.Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que em seu Capítulo I trata do direito à informação, assinale a opção correta.
A prestação de informações pelas organizações públicas é uma obrigação social; as organizações privadas, em razão de seus interesses, não estão comprometidas com a mesma obrigação.
Interesse público ou interesse do público são termos sinônimos: ambos apontam para o valor-notícia da curiosidade da audiência acerca de determinado assunto, fio condutor da atividade jornalística.
A produção e a divulgação da informação devem ter por finalidade o interesse público e se pautar pela veracidade dos fatos.
Por se tratar de instrumento autorregulatório, a abrangência do controle do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros restringe-se às representações oriundas do corpo afiliado.
A divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida levando-se em conta a linha política de seus proprietários e a natureza econômica de suas empresas.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base no que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros acerca do direito à informação, assinale a opção correta.
jornalista, mesmo quando exercer a função de assessor de imprensa, deve ouvir todas as pessoas envolvidas no tema abordado por sua reportagem institucional.
É assegurado ao jornalista o direito de resguardar o sigilo da fonte nos casos em que a divulgação dessa fonte a expuser a riscos.
A divulgação da informação de forma precisa e correta é dever dos meios de comunicação, mas depende da orientação política e dos interesses econômicos dos proprietários das empresas jornalísticas.
A prestação de informações pelas organizações públicas deve ser considerada uma obrigação social. O mesmo não se aplica às organizações privadas, comprometidas apenas com a satisfação de seus próprios interesses.
O jornalista pode recorrer à cláusula de consciência para justificar a sua recusa em ouvir opiniões divergentes das suas.
Considerando que fatos e acontecimentos se transformam em notícias mediante as interveniências de determinados atores e fatores, julgue os itens que se seguem.
Fontes que tentam transformar, por interesse, um fato em um acontecimento público ou tentam impedir que outros fatos cheguem ao público são conceituadas como promotoras de notícias (news promotors).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...