Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
O Código de Ética da Federação Nacional de Jornalismo (Fenaj) estabelece vários deveres ao jornalista profissional. Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que NÃO está de acordo com o Código de Ética da Fenaj.
Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística.
Tratar com respeito todas as pessoas mencionadas nas informações que divulgar.
Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas.
Prestar solidariedade aos colegas que sofrem perseguição ou agressão em consequência de sua atividade profissional.
Como grande parte das categorias profissionais, o jornalismo possui um Código de Ética que deve ser seguido por todos que atuam nesta atividade, seja nos veículos de comunicação, seja em assessorias de imprensa. De acordo com o Código mencionado, é direito do jornalista:
Defender o livre exercício da profissão.
Resguardar o sigilo da fonte.
Defender os princípios constitucionais e legais, que formam a base do estado democrático de direito.
Respeitar, em todas as suas formas, o direito autoral e intelectual do jornalista.
Proteger a integridade das fontes e dos profissionais colegas de trabalho.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à observância de preceitos éticos e legais no âmbito dos meios de comunicação no Brasil.
No Brasil, os telejornais que se dedicam ao gênero policial constituem as únicas exceções previstas em lei para o exame prévio de cenas consideradas muito chocantes, com vistas à classificação indicativa por faixa etária do conteúdo transmitido.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à observância de preceitos éticos e legais no âmbito dos meios de comunicação no Brasil.
Mecanismos como a campanha Ética na TV, promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, com a utilização do slogan Quem financia a baixaria é contra a cidadania, compõem os chamados meios de promoção da responsabilidade social, cujo poder coercitivo não ultrapassa o nível da censura moral pública.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com a cláusula de consciência, que só consta da versão mais recente do referido código de ética, o repórter tem o direito de não executar tarefas que contrariem suas convicções morais e deontológicas, o que lhe permite selecionar apenas as fontes que adotem valores convergentes com os seus.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.
O jornalista deve combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial, quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.
A deontologia jornalística trata de um etos técnico-profissional, de acordo com valores que a própria categoria estabeleceu para si, ao longo de sua atuação.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Às vezes, os conceitos de moral, ética e deontologia são tratados como uma única noção até pelos dicionários de filosofia; entretanto, apesar de suas inter-relações, são necessários recortes importantes, pois, enquanto a moral faz parte do discurso prático, a ética e a deontologia fazem parte do discurso teórico. Considerando esse assunto e o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsecutivos.
O bom, o belo, o justo e o bem correspondem, em síntese, a categorias universais da moral, que podem ser criticamente aplicadas a um contexto corporativo e, portanto, deontológico.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o sigilo da fonte pode ser quebrado em circunstâncias extremamente graves, como, por exemplo, a de se constatar que as revelações representam ameaça à segurança nacional.
Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na prática do jornalismo, julgue os próximos itens.
O Código de Ética prevê que o jornalista deve defender a soberania nacional em seus aspectos político, econômico, social e cultural.
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