Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um instituto de pesquisa apresentou os resultados de uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de um cliente. Nesse caso, o contratante participa ativamente na estrutura do trabalho, definindo prioridades ou enfoques em conjunto com a coordenação de análise do instituto (www.ibope.com.br − adaptado).
Esse tipo de pesquisa é chamado de pesquisa
comportamental.
mercadológica.
Ad Hoc.
de análises e índices.
pro bono.
Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão prédeterminadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em
entrevista participante, na qual o entrevistador aleatoriamente nomeia os candidatos.
questionário, aparecendo os nomes dos candidatos em ordem alfabética.
questionário, contendo os nomes dos candidatos em uma ordem determinada por sorteio.
disco de pesquisa colocado nas mãos do entrevistado.
material que contenha apenas as fotos dos candidatos.
Considere:
I. São utilizados em testes de conceito e como préfase de estudos quantitativos maiores.
II. Os promotores estão interessados nas expressões faciais, linguagem corporal e opiniões pessoais dos participantes sobre determinados temas ou produtos.
III. Por vezes são criadas transcrições da gravação, dos pontos mais importantes debatidos pelo grupo.
IV. Os resultados da pesquisa são representativos, pois possibilitam a generalização para a população investigada.
Em relação a técnica de discussão de grupo denominada focal groups, está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
II e IV.
No contexto da comunicação nas organizações, a manutenção da imagem corporativa se destaca como importante instrumento de vantagem competitiva. Nesse sentido, a ferramenta mais indicada para avaliar e mensurar a imagem corporativa de uma organização é o(a)
clipping.
enquete.
pesquisa de hemerografia.
pesquisa de mercado.
pesquisa de tendências sociais.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.
A questão quem diz o quê a quem, por que canal e com quais efeitos fornece um mapeamento para a pesquisa em comunicação social e sugere, entre outros, análises de conteúdo, controle e efeitos.
É um conceito presente na noção de planejamento estratégico a ideia de
missão da empresa, ou seja, suas aspirações tecnológicas.
missão da empresa, ou seja, suas convicções filosóficas.
valores da empresa, ou seja, o posicionamento que ela deseja assumir.
visão da empresa, ou seja, como ela quer ser vista pelos públicos.
visão da empresa, ou seja, os atributos que ela deve vir a ter.
Com relação aos fundamentos da comunicação, julgue os itens a seguir.
Na tentativa de definir comunicação, deve-se optar entre uma análise dos meios, vale dizer, dos veículos ou da cultura de massa, mas não ambas.
Essa função da linguagem é chamada de
metalinguística.
conativa.
referencial.
fática.
poética.
Para os pesquisadores da relação imagem-texto, quando a qualidade da imagem é inferior ao texto, tem-se uma redundância; quando a qualidade da imagem é superior ao texto, tem-se uma Informatividade e quando ambos (imagem e texto) têm a mesma importância diz-se que há
complementaridade.
equivalência.
heterogeneidade.
homogeneidade.
figuratividade.
No jornalismo, convencionou-se que uma notícia, para ser considerada analítica (completa) precisa seguir a fórmula: 3Q+O+P+C = NA, ou seja, deve responder às perguntas clássicas: Quem? Que? Quando? Onde? Por quê? Como? A esse esquema chamamos de lead, que podem ser classificados de diversas formas. Qual das alternativas abaixo contém informações incorretas sobre lead?
O Lead Flash apresenta todos os fatos da notícia em forma de história. Ao longo desse relato, relembra o leitor de informações importantes e essenciais para a compreensão da notícia em forma de pequenos flashes.
O Lead-Chavão, apesar de ser pouco usado, é aquele que cita um slogan ou ditado popular.
O Lead-Contraste é aquele que apresenta fatos diferentes e antagônicos entre si.
O Lead-Pessoal é aquele que fala diretamente ao leitor
O Lead-Documentário contém informações que servem como base histórica pra determinado assunto.
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