Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Fontes - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O texto a seguir serve de apoio para as questões 30 e 31.
Sobre as fontes, analise as proposições a seguir:
I. "Ir à fonte" sugere dirigir-se a quem pode fornecer informação exata sobre algo ou explicar a origem do fato.
II. Deve ser responsabilidade da fonte assumir as consequências de uma reportagem realizada com informações passadas dela para o repórter.
III. Fontes de notícias são pessoas, organizações, grupos sociais ou referências; envolvidas direta ou indiretamente a fatos e eventos; que agem de forma proativa, ativa, passiva ou reativa.
IV. Nem sempre é necessário que a fonte tenha total conhecimento sobre o tema a ser explorado pelo repórter.
Assinale a alternativa correta:
Apenas II, III e IV são corretas.
Apenas I é correta.
Apenas II é correta.
Apenas I e III são corretas.
Apenas IV é correta.
Comunicação Social - Fontes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A entrevista é um processo clássico utilizado pelo jornalismo para a apuração de informações. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo.
I - Executivos que têm como atribuição profissional conceder entrevistas são treinados por suas assessorias de imprensa para acentuar o registro de suas visões pessoais acerca dos temas abordados.
II Algumas fontes de informação conhecem as técnicas de edição em rádio e televisão e articulam suas falas para dificultar o momento do corte e tentar aumentar o tempo de exposição das entrevistas nas reportagens.
III O repórter deve evitar reações apaixonadas e adotar um comportamento equilibrado, mesmo quando for alvo de uma eventual provocação ofensiva do entrevistado.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta;
se apenas a afirmativa III estiver correta;
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Comunicação Social - Fontes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A organização de almoços entre jornalistas e suas fontes e as visitas de grupos de profissionais da imprensa à linha de produção de uma fábrica são exemplos de ações que:
contribuem apenas para desgastar a imagem do assessor de imprensa diante dos jornalistas que não constarem na lista de convidados para os eventos;
representam desperdício de verba da assessoria de imprensa e de seus clientes, em comparação com o que é publicado após os eventos;
podem não render retorno sob a forma de notícia publicada, mas aprimoram o relacionamento dos jornalistas com as organizações e suas fontes;
sempre possuem um excelente retorno de mídia, especialmente porque os jornalistas fazem a cobertura dos acontecimentos em tempo real;
funcionam exclusivamente para revistas semanais de informação, rádios do segmento all-news e programas de televisão com formato distinto de um telejornal.
O Google oferece gratuitamente aplicativos de pesquisa na Internet. Praticamente nenhum conteúdo é produzido pela empresa, que tem um gigantesco e dinâmico banco de dados disponibilizado em cloud computing (computação nas nuvens) pelas muitas interfaces desenvolvidas pelo próprio Google ou compradas de terceiros (Motor de Busca, Orkut, Google Mais, Calculadora, Translator, Youtube, Mapas, Google Earth, entre outros). O conteúdo encontrado nessas ferramentas
I. é formado por dados que necessitam de checagem.
II. deve ser verificado quanto à autenticidade e correção.
III. é uma fonte segura produzida colaborativamente.
IV. pode ser buscado novamente de modo mais refinado.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.
I e III.
II e III.
A prática do off é muito utilizada no jornalismo, principalmente na área política, o que acaba preservando muitas fontes que, às vezes, podem estar comprometidas com delitos. O texto do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros prevê que
é direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.
a fonte é preservada, se essa for a política do veículo.
o sigilo da fonte é resguardado após ordem judicial.
essa questão não cabe dentro de um código de ética.
é necessário aguardar a regulamentação do Congresso Nacional.
Comunicação Social - Fontes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Um analista econômico que contextualiza a informação jornalística é uma fonte
Linha de texto colocada sob a foto. Artifício adicional para destacar o tema da matéria:
Lauda
Legenda
Memória
Slogan
Podemos afirmar sobre fotojornalismo, exceto:
fotojornalismo é apenas usar a fotografia no periódico.
a linguagem imagética do fotojornalismo complementa o texto escrito.
o tamanho e a posição da fotografia devem estar relacionados à importância da matéria.
um dos critérios de utilização da foto em jornalismo é o appeal emocional.
a escolha da policromia ou foto preto & branco define o olhar que o editor quer do leitor.
Comunicação Social - Fotografia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
O gênero fotojornalístico conhecido como fotoensaio consiste na/no
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação aos gêneros jornalísticos, assinale a opção correta.
Perfil é o relato biográfico de pessoas de notoriedade, ainda que instantânea.
Artigo é matéria não jornalística produzida por cidadãos notórios para expressar sua opinião.
A caricatura é um gênero opinativo.
Notícia é o relato opinativo de um fato, com indicação de links para as fontes entrevistadas.
A história de interesse humano que se apropria de recursos ficcionais aplica-se ao gênero entrevista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...