Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vemos, no Dicionário de Comunicação, que o diagrama em que se utilizam símbolos convencionados para representar as operações, os dados, o equipamento, as ocorrências, etc. para definição, análise ou solução de um problema é chamado de:

  • A.

    agenda setting;

  • B.

    fluxograma;

  • C.

    quadro matricial;

  • D.

    organograma;

  • E.

    data caption.

O nome, a marca dos produtos e o que projetam são um dos maiores patrimônios da organização. O elemento que se refere ao plano dos conteúdos lógicos, apreendidos pelo nível do consciente, é conhecido como:

  • A. Logotipo.
  • B. Imagem.
  • C. Branding.
  • D. Identidade.
  • E. Timing.

Assinale a composição feita, respectivamente, com tipos das famílias romana e cursiva:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Texto de apoio à questão 37:

Seguindo os conceitos apresentados pela obra de Rogério Christofoletti, pode-se considerar:

I. Pela ética é inevitável que o repórter não se envolva na relação entrevistador – entrevistado em casos de extrema necessidade.

II. A visão profissional do jornalista deve-se impor diante das dificuldades sociais, independente do que possa acontecer. Atingir seu público e tratar a história com apelo são metas prioritárias do trabalho.

III. Repórteres, redatores e editores precisam dominar equipamentos e linguagens, mas não devem se descolar de seus comprometimentos e valores.

IV. O repórter pode tentar suspender suas opiniões em certos momentos, mas, se por acaso esquecerem suas funções e suas relações com o público, colocará tudo a perder.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Todas as considerações são corretas.

  • B.

    Apenas I é correta.

  • C.

    Apenas II e IV são corretas.

  • D.

    Apenas III e IV são corretas.

  • E.

    Apenas III é correta.

Em relação aos princípios que regem a ética no serviço público, julgue os itens seguintes.

O sigilo dos documentos da administração pública, em âmbito federal, estadual e municipal, constitui princípio basilar do Estado republicano, razão por que a proteção de todo e qualquer ato administrativo é requisito de sua eficácia e moralidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos princípios que regem a ética no serviço público, julgue os itens seguintes.

A função pública não se integra na vida particular do servidor público, razão por que os fatos e atos referentes a sua conduta na vida privada não influenciam o conceito a ele atribuído na vida funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere:

I. O jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros, exceto se for o seu editor.

II. A presunção de inocência é um dos fundamentos da atividade jornalística.

III. A opinião manifestada em meios de informação deve ser exercida com responsabilidade.

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, aprovado em 04 de agosto de 2007, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Segundo o Capítulo II, Art. 7, do 'Código de Ética do Jornalista', em vigor desde agosto de 2007, o jornalista pode:

  • A.

    aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou a tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho.

  • B.

    submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação.

  • C.

    impedir a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de ideias.

  • D.

    eximir-se da responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado totalmente.

  • E.

    expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, por traços físicos, pela indicação de locais de trabalho ou residência, ou por quaisquer outros sinais.

Os dois princípios que fundamentam o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros são:

  • A.

    interesse público e direitos fundamentais do cidadão.

  • B.

    Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão e Constituição Federal de 1988.

  • C.

    interesse público e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • D.

    direitos fundamentais do cidadão e Constituição Federal de 1988.

  • E.

    Constituição Federal de 1988 e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

No artigo “Ética no marketing: ação isolada ou negócio?” o autor, Miguel Arantes Normanha Filho, afirma que Gene Laczniak apregoa cinco padrões éticos. Um deles preconiza que o profissional deve “agir de tal forma que a atitude que você tomar possa ser uma lei ou regra universal de comportamento em relação às circunstâncias dadas”. Essa afirmação coincide com

  • A.

    a teoria do conhecimento proposta por Thomaz Luckmann.

  • B.

    postulados da Teoria Pura do Direito de Kelsen.

  • C.

    a teoria da ação social de Weber.

  • D.

    a teoria da hierarquia das necessidade de Maslow.

  • E.

    o enunciado do imperativo categórico de Kant.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...