Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em 1948, questionando uma das mais importantes Teorias da Comunicação, o cientista político Harold Laswell desenvolveu um modelo comunicativo chamado de Modelo Laswell que apontava as lacunas dessa teoria e contribuía para a sua superação. Para ele, compreender o alcance e o efeito das mensagens transmitidas pela mídia requeria responder a algumas questões, EXCETO:
Quem?
Diz o quê?
Através de que canal?
Para quem?
Comque efeito?
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O termo indústria cultural foi cunhado a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. Esse termo apareceu pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mastificação das massas , no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrito em 1942, mas publicado somente em 1947. Quem eram os autores desse ensaio?
Weber e Benjamin.
Fromm e Pollock.
Habermas e Löwenthal.
Adorno e Horkheimer.
Marcuse e Benjamin.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que tange à parte teórica da comunicação, o que significa gatekeeping?
É um conceito jornalístico para edição. Caracteriza aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios.
Significa a utilização de um recurso técnico para aprimorar a transmissão de mensagens em seu trânsito porumcanal específico.
É a apuração exaustiva de qualquer erro existente na matéria. Função desempenhada pelo copydesk, cada vez mais escasso nas redações.
Trata do período que decorre entre a cobertura informativa dos meios de comunicação de massa e a agenda do público.
É a elaboração criativa de peças publicitárias, com base em apelo textual e imagens persuasivas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sobre a Teoria do Agendamento, é correto afirmar que:
investiga a produção midiática como típico produto da era capitalista. Pretende desvendar a natureza industrial das informações contidas em obras, como filmes e músicas; temas, símbolos e formatos são obtidos por meio de mecanismos de repetição e produção em massa, que tornam a arte adequada para produção e consumo em larga escala.
estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos. Em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda-se a sua ação social como consumidor de valores e modelos que se adquire comunitariamente.
baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias.
estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem para evidenciar um determinado assunto. Para isso, investiga a importância da mídia como mediadora entre o indivíduo e uma realidade da qual este se encontra distante.
afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros psicológicos individuais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Os pressupostos teóricos, desenvolvidos por Niklas Luhmann, que rompem a tradição prescritiva e utilitária e passam a considerar as organizações como sistemas de comunicação autopoiéticos, emergentes e constituídos de sentido constituem a teoria
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Uma teoria de comunicação possui forte relação com os estudos de comunicação organizacional e assessoria de imprensa ao abordar o esquema de interpretação por meio do qual os indivíduos organizam informação ou uma ocorrência. Essa teoria trata de princípios organizacionais compartilhados socialmente e que persistem através do tempo, trabalhando simbolicamente para estruturar sentido ao mundo real. Esta teoria é chamada de
Enquadramento.
Agenda Setting.
Influência Seletiva.
Padronização.
Dependência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Para o entendimento da natureza e do propósito das relações públicas, Grunig e Hunt propõem quatro modelos de relações públicas. Dos modelos apresentados abaixo, assinale aquele que não corresponde aos modelos de Grunig e Hunt.
O de informação pública.
O assimétrico de duas mãos.
O de agência de imprensa/divulgação.
O simétrico de duas mãos.
O de comunicação excelente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Agulha hipodérmica é a teoria segundo a qual
os meios de comunicação têm um efeito imediato e poderoso no público, modificando comportamentos, alterando atitudes e interferindo diretamente na mente das pessoas.
as pessoas se comportarão favorável ou negativamente em relação a determinado assunto a partir da disposição e da incidência das notícias.
a comunicação interpessoal assume a maior relevância no momento da ação dos indivíduos e leva a um comportamento coletivo equilibrado.
a ação será sempre coletiva à medida que consiga assumir novas estruturas de poder e, a partir daí, tenha como gerenciar o comportamento das massas.
a construção de sentido, a partir de referências preexistentes, é assumida de forma arbitrária, gerando interpretações e imagens contraditórias em relação ao objeto.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.
Entre esses critérios, também chamados de valores-notícia, encontra-se aacessibilidade à fonte, isto é, fatos que envolvem pessoas de maior proximidade com o público em geral tendem a conquistar maior atenção de leitores e espectadores.
importância dos envolvidos, isto é, informações envolvendo autoridades e personalidades de destaque interessam mais ao público do que aquelas centradas em desconhecidos.
novidade, isto é, informações que complementam notícias recentemente divulgadas são mais propensas à divulgação do que aquelas desconhecidas do público.
proximidade, isto é, acontecimentos ocorridos em países com maior prestígio na comunidade internacional despertam maior interesse no público consumidor das notícias.
relevância, isto é, fatos que atingem um grupo específico de pessoas atraem mais a atenção do público do que aqueles que afetam um número indiscriminado de pessoas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Um paradoxo inerente à atividade jornalística no mundo contemporâneo é que o jornalismo
atua como um poder paralelo fiscalizador, pondo em cheque as atividades de autoridades e poderosos, sendo, por isso, considerado como um serviço ao público.
pretende apresentar-se como um serviço à sociedade, embora não lhe seja atribuída nenhuma função social, o que faz com que tal atividade seja vista como entretenimento.
pretende pautar-se pela busca da objetividade, embora as técnicas desenvolvidas para a sua prática tornem a objetividade obsoleta.
sofre mudanças profundas provocadas pelo avanço da tecnologia, sendo que tais mudanças provocam alterações nos princípios éticos e morais que o regulam.
é considerado, ideologicamente, uma atividade de serviço público, mas é exercido, principalmente, no âmbito de empresas que têm como propósito o lucro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...