Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Bakhtin é um dos autores mais estudados no campo da linguagem da Comunicação. Para ele,
a evolução de uma língua reflete as transformações internas da sociedade que a usa.
o signo linguístico é a união do conceito com a imagem acústica.
não há significado sem significante.
o sujeito é constituído socialmente, a partir da interação verbal com o outro.
o significado não depende da livre escolha de quem fala.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No livro Para um Manual de Redação do Jornalismo Online, publicado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Cidade do Rio, o autor (Eduardo de Carvalho Viana), cita o pesquisador brasileiro Rosental Calmon Alves que afirma ser possível encontrar sinais de um cenário mediamórfico pelo reconhecimento dos princípios fundamentais elaborados por Roger Fidler em um estudo sobre novas midias. Entre os conceitos criados pelos pesquisadores e reconhecidos pelo meio profissional temse:
Oportunidade e necessidade − todas as empresas e meios de comunicação são compelidas a se adaptarem e evoluírem para se adaptarem num ambiente em transformação.
Adoção lenta − os novos meios sempre demoram mais do que o esperado para se tornarem sucesso comercial.
Metamorfose − os diversos meios se mantém e evoluem em conjunto a partir de adaptações e transformações suscitadas pelo novo meio.
Sobrevivência − os novos meios não são adotados apenas por seus méritos tecnológicos. Há sempre que existir uma possibilidade (***) ou razão econômica para um novo meio tecnológico ser desenvolvido.
Coevolução e coexistência − novos meios não nascem espontânea e independentemente: eles emergem gradualmente de mídias antigas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Nilson Lage no seu livro A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística faz algumas distinções entre notícia e informação jornalística:
I. a notícia trata de um fato, acontecimento que contém elementos de ineditismo, intensidade, atualidade, proximidade e identificação (***) já a informação trata de um assunto determinado ou não por fato gerador de interesse.
II. a notícia independe, em regra, das intenções dos jornalistas; a informação decorre de intenção, de uma visão jornalística dos fatos.
III. a notícia e a informação jornalística contêm, em geral, graus diferentes de profundidade no trato do assunto; a notícia é mais breve, sumária, pouco durável, presa à emergência do evento que a gerou. A informação é mais extensa, mais completa, mais rica na trama de relações entre os universos de dados.
IV. a notícia típica é da emergência de um fato novo, de sua descoberta ou revelação; a informação típica dá conta de um estado de arte, isto é, da situação momentânea em determinado campo de conhecimento.
V. a notícia trata de um tema corriqueiro, sem grande destaque como fato que possa interferir na vida de seus leitores. A informação jornalística só se justifica quando o tema é de real importância para toda a comunidade de leitores ou telespectadores.
Está correto o que se afirma em
II, III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
racionalidade técnica.
interacionismo simbólico.
abordagem sistêmica de primeira geração.
entropia.
estudo de recepção.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Crítica parte do pressuposto de que a mídia não produz padronização cultural, mas baseia-se em padrões já existentes na sociedade.
do Gatekeeper estuda as características que levam uma mensagem a ser ou não divulgada pela mídia dependendo de cada veículo e de seus pressupostos particulares como relevância, influência etc.
do Agendamento estuda o trabalho dos profissionais da mídia na industrialização das informações cedidas pela transformação da informação em notícia.
do Newsmaking estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem de enfatizar algum tema e estuda também a importância que tem a mídia para aproximar o indivíduo de uma realidade diferente da sua.
Culturológica se baseia em teorias marxistas que entendem a mídia como instrumento de influência social capitalista.
Dentre as teorias da Comunicação, podemos considerar corretas, exceto:
Teoria Matemática da Comunicação.
Teoria estrutural-funcionalista da Comunicação.
Teoria frankfurtiana da Comunicação.
Teoria dos Estudos Culturais da Comunicação.
Teoria da interdisciplinaridade da Comunicação.
O modelo de comunicação desenvolvido por Schramm:
I. Introduz modificações no diagrama de Shannon e Weaver.
II. Atribui relevo ao contexto, que ele chama de campo da experiência.
III. Fundamenta-se nos trabalhos de Karl Bühler.
IV. Preocupa-se apenas com os aspectos técnicos da comunicação.
Verifica-se que estão corretos os itens
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Dados os itens seguintes sobre os tipos de comunicação,
I. A comunicação consumatória decorre da necessidade de expressar um estado emocional do indivíduo.
II. A comunicação acidental ocorre quando um indivíduo fornece informações a outro sem intenção de fazê-lo.
III. A comunicação intensiva ocorre em situações de crise.
IV. A comunicação instrumental busca produzir uma resposta do receptor.
V. A comunicação multiplicativa busca induzir o indivíduo a produzir feedback.
verifica-se que estão corretos
II e V, apenas.
I, II e IV.
I, II e V.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
Assinale a afirmação falsa.
Conforme o Código de Ética da Fenaj, é responsabilidade apenas da empresa jornalística informar à sociedade quando uma matéria tiver caráter publicitário ou decorrer de patrocínio ou promoções.
Numa situação de crise, a assessoria de comunicação deve antecipar-se às demandas da imprensa, fornecendo informações que possam esclarecer os fatos.
Porta-voz é a pessoa autorizada a falar por um governante, um alto funcionário ou dirigente de alguma instituição.
Serifa é o acabamento verificado nas extremidades das hastes das letras.
Segundo Pierce, signo é tudo aquilo que substitui alguma outra coisa, representando-a para alguém.
Conforme Fraser Bond, podemos classificar a entrevista jornalística em cinco tipos:
noticiosa, de opinião, com personalidade, de grupo e coletiva.
de opinião, coletiva, narrativa, com personalidade e dissertativa.
focada, narrativa, dissertativa, de opinião e noticiosa.
com personalidade, persuasiva, noticiosa, de grupo e coletiva.
coletiva, narrativa, com personalidade, focada e noticiosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...