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A maior parte das metodologias para medição do retorno de mídia a partir de uma ação da assessoria de imprensa se baseia na análise do
Sobre os veículos jornalísticos usados na comunicação institucional, avalie as afirmativas a seguir.
I. As revistas, devido ao alto custo e à sofisticação exigidos em sua produção, prestam-se bem à comunicação de grandes corporações e para o reforço da imagem institucional junto aos clientes e ao público externo.
II. Os murais caíram em desuso na comunicação empresarial devido à complexidade de produção e dificuldade de atualização, sendo substituídos por meios radiofônicos e televisivos de produção mais barata e capazes de atingir mais rapidamente os stakeholders.
III. As newsletters são publicações impressas ou digitais, cuja principal característica é a linguagem técnica e a inexistência de conteúdo específico de modo a atingir indiscriminadamente todos os públicos da empresa.
Assinale:
As revistas, como veículo de comunicação institucional, se caracterizam pela comunicação
Para ser lida pelos empregados e ser um elemento eficiente de comunicação interna, uma publicação institucional deve
Em uma instituição, os colaboradores estão divididos entre os que prestam serviços internos, cumprindo a jornada dentro das instalações da organização, e os que atuam em campo, que recebem as tarefas diárias ao chegar pela manhã e entregam o relatório ao final do expediente. Considere os itens abaixo sobre o planejamento de comunicação para estes públicos.
I. A Intranet, para ser um recurso útil, não pode ter acesso restrito pelos computadores da instituição, mas também pelo sistema de login e senha a partir de outras máquinas com acessa à Internet, tablets ou smartphones.
II. Os murais são recursos importantes para a comunicação aos colaboradores, pois atingem tanto os internos como os em campo, desde que estejam colocados nos locais em que os que atuam externamente passem para receber tarefas e entregar relatórios.
III. Para que não haja conflitos no clima organizacional entre colaboradores internos e externos, a única estratégia de comunicação que mostraria que a empresa se preocupa da mesma forma com todos é boletim eletrônico via e-mail.
IV. Pela característica da instituição, alguns comunicados estratégicos precisam ficar somente nos murais, pois compartimentar a informação é uma estratégia eficiente para controlar os fluxos de notícia.
Estão corretos APENAS os itens
Considere as situações abaixo que envolvem uma mesma entidade de serviços públicos ao cidadão paulistano.
1. A entidade planeja divulgar os resultados anuais que mostram o crescimento do número de atendimentos e de casos bemsucedidos.
2. Uma rádio allnews de grande audiência divulgou a reclamação de um cidadão que alega ter ficado muitas horas sem ser atendido na praça de serviços desta instituição.
3. O superintendente da instituição foi convidado por um programa de TV para explicar o funcionamento dos serviços, mas ele nunca deu entrevistas antes e está inseguro.
Sobre essas situações, é correto afirmar que
Após uma ação bem-sucedida da assessoria de imprensa, vários telejornais noticiaram uma nova forma dos cidadãos acessarem os serviços de uma instituição pública instalada em uma grande região metropolitana. A audiência dos telejornais levou ao aumento das ligações para o telefone central e as chamadas passaram a ser atendidas por diversos colaboradores. No entanto, nem todos estavam cientes das novas formas de acesso aos serviços. A partir deste cenário, considere as proposições abaixo:
I. Além do investimento em assessoria de imprensa a instituição deveria também investir na comunicação interna.
PORQUE
II. Dentro dos conceitos de comunicação integrada, tanto os colaboradores da instituição como o público externo são considerados públicos de interesse e deveriam receber as mesmas informações, mas cada um por meio do veículo mais adequado.
Sobre essas proposições, é correto afirmar:
Uma empresa familiar da área de serviços, com mais de vinte anos de mercado, encomendou uma pesquisa para medir a percepção do público depois de uma modernização na forma de atendimento que já completara seis meses. Ao final da pesquisa, que durou 30 dias, constatou-se que, apesar da modernização, o público ainda percebia a organização da mesma forma negativa que antes, mesmo que apontassem os avanços no atendimento. Sobre essa situação, considere as afirmativas abaixo.
I. Uma das explicações para a percepção não ter se alterado é que a reputação da empresa é muito ruim e são necessárias várias ações de alteração na imagem para modificar a reputação.
II. A imagem é consolidada, enquanto a reputação da empresa é passageira. Como a imagem da empresa é associada a fatos negativos, a mudança na reputação não provocou os efeitos desejados.
III. O investimento na modernização deve ser acompanhado do planejamento de comunicação integrada, que compreende ações para informar a todos os colaboradores sobre as mudanças e também para que o público externo tenha conhe cimento de que a empresa fez modificações para melhorar o atendimento.
Está correto o que se afirma APENAS em
Suponha que você é responsável pela atualização do portal corporativo de uma empresa pública. Considere as afirmações abaixo.
I. O portal corporativo segue os mesmos princípios da distribuição de conteúdo que os demais veículos da internet: divisão do conteúdo em níveis de leitura por meio de hipertextos e uso de recursos multimídia.
II. O portal corporativo também tem de manter atualização constante. Informações desatualizadas transmitem imagem ne gativa da instituição
III. Diferente dos demais veículos na Internet, o portal corporativo precisa se preocupar com a fidelidade da informação, a atualização fica em segundo plano.
IV. No portal corporativo a interação fica por conta do canal Fale Conosco ou Ouvidoria. As redes sociais devem ser tratadas em separado.
Está correto o que se afirma APENAS em
Nenhuma empresa está isenta de passar por acontecimentos que gerem situações de crise. Quando eles ocorrem, imediatamente inicia-se o interesse da mídia em cobri-los solicitando entrevistas com responsáveis pela empresa. Assim sendo, em uma gestão de crise é recomendável
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