Questões de Comunicação Social do ano 2015

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No planejamento de eventos técnico-científicos, é preciso levar em conta sua natureza. Entre outros formatos possíveis, o evento pode consistir na apresentação formal de determinado tema por um especialista; na reunião periódica de profissionais que atuam na mesma área, promovida por entidades associativas com a perspectiva de apresentar e debater temas específicos; ou na reunião de um número restrito de especialistas para que debatam entre si pontos de vista sobre assunto polêmico. Tais exemplos correspondem, respectivamente, a

  • A. mesa-redonda, painel e curso.
  • B. seminário, palestra e colóquio.
  • C. fórum, conferência e workshop.
  • D. conferência, congresso e mesa-redonda.
  • E. congresso, colóquio e fórum.

Para dirigir a alguém, publicamente, por meio de jornais e outros veículos de comunicação impressa, uma determinada mensagem, faz-se uso da

  • A. portaria.
  • B. carta aberta.
  • C. notícia.
  • D. moção.
  • E. fala à nação.

Em eventos sociais, é comum encontrar nos convites as iniciais R.S.V.P., do francês Répondez s'il vous plaît, que sinalizam para o destinatário a necessidade de

  • A. ser pontual.
  • B. indicar representante.
  • C. usar traje a rigor.
  • D. confirmar presença.
  • E. apresentar credenciais.

Uma das principais formas de mensuração do trabalho de comunicação empresarial integrada consiste na utilização do índice de(o):

  • A. satisfação do público-alvo com a empresa ou organização;
  • B. lucratividade da organização e retorno aos acionistas;
  • C. grau do interesse público sobre uma instituição;
  • D. número de reclamações de clientes e cidadãos;
  • E. crises envolvendo a instituição e seus dirigentes.

Uma autarquia ligada à secretaria de governo estadual empreendeu um projeto de ............ com plano de três anos. O objetivo inicial era reverter a ............ negativa da instituição depois de uma crise gerada por uma reportagem veiculada no telejornal de grande audiência. A reportagem denunciava um problema de gestão que acompanhava a instituição por muitos anos. Após pesquisas, como foi diagnosticado que também a ............ da instituição era muito ruim, os assessores de comunicação e os gestores optaram por uma mudança ousada. A troca do nome da autarquia, com o objetivo de gerar uma nova ............ . A partir desta troca, o plano de comunicação envolveu ações como: plano de ............ para que todos os colaboradores estivessem em sintonia; ............, para anunciar a troca do nome, o que envolveu um processo de media training com os gestores; reformulação dos veículos institucionais como o portal corporativo; criação de uma revista, que mensalmente trazia reportagens analíticas sobre temas do cotidiano, tendo como fontes os colaboradores da instituição; a criação de um canal de ouvidoria informatizado para responder rapidamente às dúvidas dos cidadãos e uma equipe de ............ que divulgava periodicamente ............ contendo sugestões de reportagens positivas sobre a autarquia, além de inserções de ............ em programas de rádio e TV.

A alternativa que traz a sequência correta das expressões que completam as lacunas do texto acima é:

  • A. comunicação integrada − imagem − reputação − identidade − comunicação interna − coletiva de imprensa − assessoria de imprensa − releases − propagandas
  • B. comunicação integrada − reputação − imagem − identidade − comunicação interna − coletiva de imprensa − assessoria de imprensa − releases − propagandas
  • C. comunicação institucional − imagem − reputação − logomarca − comunicação integrada − coletiva de imprensa − assessoria de imprensa − propagandas − reportagens
  • D. comunicação institucional − identidade − reputação − logomarca − comunicação interna − coletiva de imprensa − media training − releases − propagandas
  • E. comunicação integrada − identidade − imagem − reputação − comunicação institucional − press kit − assessoria de imprensa − releases − propagandas

Uma organização que possua uma política de comunicação organizacional que busque benefícios para busca e alcance da eficácia, da eficiência e da efetividade organizacional, em benefício dos públicos e da sociedade como um todo e não só da empresa isoladamente (KUNSCH, Margarida. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2006), deve ter em total integração:

I. A comunicação institucional, o que envolve o trabalho de relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e editoração, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para uma ou mais dessas atividades.

II. A comunicação mercadológica, com atividades de propaganda, relacionamento com o cliente e eventos, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para realizar uma ou mais dessas atividades.

III. A comunicação interna e a comunicação administrativa.

IV. Os contatos realizados pela força de vendas diretamente com o cliente para a negociação e fechamento de contratos.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.

Situações de crises geradas na internet dificilmente podem ser completamente evitadas. Uma maneira bastante eficaz para atenuar seus efeitos é

  • A. reivindicar na justiça o impedimento de citações e uso da marca em redes sociais e motores de busca.
  • B. promover campanhas preventivas nos meios eletrônicos e impressos de comunicação massiva.
  • C. concentrar toda a comunicação da organização na web em uma única rede social, normalmente a de maior número de usuários.
  • D. realizar constante monitoramento das maiores e mais penetrantes redes sociais para se antecipar à viralização de boatos.
  • E. manter um grupo permanente para elaboração de respostas a possíveis crises geradas pelas deficiências da organização, marca ou produto.

Trata-se de

  • A. um release promocional para divulgação de um produto.
  • B. uma nota oficial que traz a posição da empresa sobre um fato veiculado na imprensa.
  • C. um anúncio de oportunidade que se aproveitou de reportagem para divulgar um produto.
  • D. uma notícia veiculada pela imprensa sobre defeitos em um produto.
  • E. uma peça publicitária veiculada para aumentar a venda do produto.

A secretaria municipal de transportes públicos de uma capital brasileira criou um perfil em uma rede social. Entre os objetivos deste perfil estão:

I. Divulgação de notas e comunicados à população.

II. Interação com os usuários de transporte público por meio de respostas aos comentários.

III. Comunicação oficial dos acontecimentos sem interação com o usuário que faz comentários.

IV. Divulgação de fotos dos eventos promovidos pela secretaria.

Traz os objetivos do perfil na rede social desta secretaria o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. IV.

A presidência de uma instituição privada, que quer aumentar sua presença espontânea na mídia jornalística, contratou um assessor de imprensa. Depois de fazer a entrevista inicial com o presidente da organização, o assessor diagnosticou as seguintes situações:

I. A instituição tem um passivo de ações trabalhistas geradas durante uma época de crise financeira.

II. O presidente é prolixo nas respostas e não gosta de dar entrevistas.

III. O presidente não conhece os veículos de comunicação especializados para os clientes da instituição.

IV. O presidente tem como um dos objetivos de sua gestão, organizar e deixar bem estruturado um centro de documentação e memória. Podem ser resolvidas, exclusivamente, pelo processo de media training, as situações que constam

APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...