Questões de Comunicação Social do ano 2015

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Considere os elementos do release abaixo.

A sequência correta, para I, II e III é:

  • A. Assunto, serviço, contato para imprensa.
  • B. Notícia, rodapé, serviço.
  • C. Serviço, contato para imprensa, ouvidoria.
  • D. Assunto, clipping, fale conosco.
  • E. Clipping, serviço, fale conosco.

Considere os releases abaixo.

O modelo I e o modelo II de release são, respectivamente:

  • A. I é do tipo convite e deve ser usado apenas em eventos que vão acontecer. O release II é do tipo cobertura, mas não deve ser utilizado pelas assessorias, pois o excesso de informações em nada contribui com a atividade jornalística.
  • B. I é do tipo convite. Não deve ser usado pelas assessorias pois não traz informações relevantes. O release II é do tipo testemunho. Deve ser evitado pelas assessorias pois traz muitas informações que atrapalham o cotidiano dos jornalistas.
  • C. I é do tipo convite. É empregado apenas pelas assessorias que não contam com jornalistas em sua equipe. O release II é do tipo testemunho e é o único tipo de release recomendado, pois traz todas as informações necessárias para o trabalho do jornalista.
  • D. I é do tipo clipping, recorta as informações principais retiradas da imprensa. O release II é do tipo cobertura e tem como único objetivo ser uma notícia pronta para que os jornalistas apenas a utilizem, sem necessidade de apuração.
  • E. I é do tipo convite. Tem como objetivo chamar a imprensa para um evento. O release II é do tipo testemunho. Tem como um dos objetivos destacar um especialista, geralmente da instituição assessorada, para servir de fonte para a imprensa sobre um assunto de interesse.

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados. A partir da situação acima, considere:

I. Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa

PORQUE

II. a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores.Do contrário, nem deve ser entregue.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não justifica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda justifica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é consequência da segunda.

Considere:

I. Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é.

II. Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, “Como o outro me vê?”. Pode ser transitória.

III. Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo.

Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

  • A. imagem, identidade e reputação.
  • B. imagem, identidade e reputação.
  • C. reputação, identidade e imagem.
  • D. identidade, reputação e imagem.
  • E. identidade, imagem e reputação.

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que

I. é uma espécie de mural eletrônico.

II. tem um público cativo e delimitado.

III. funciona somente como repositório de informações administrativas e normas.

IV. acelera a circulação de informações.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III e IV.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e III.

Entre os vários instrumentos de comunicação interna utilizados pela Assessoria de Comunicação está a realização de workshops. Eles ajudam o assessorado a tomar conhecimento sobre assuntos de interesse, além de possibilitar o estreitamento entre a assessoria e o corpo dirigente. Os workshops NÃO são recomendados para

  • A. mostrar a função dos assessores de imprensa.
  • B. explicar a conjuntura econômica e política do país.
  • C. apresentar o funcionamento da mídia e dos veículos.
  • D. preparar o assessorado exclusivamente para coletivas.
  • E. mostrar o funcionamento da comunicação na área pública.

Considere:

I. O treinamento periódico de funcionários, baseado em planos existentes, habilitando-os a lidarem com situações de incerteza.

II. A avaliação de riscos, feita de maneira multidisciplinar, visando a identificar os pontos fracos que podem ocasionar crises ou emergências.

III. A preparação antecipada do departamento jurídico para refutar toda e qualquer acusação que por ventura atinja a empresa.

Em comunicação de crise, está correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I, II e III.

O Planejamento Estratégico de Comunicação só funciona com sucesso quando a empresa ou instituição tem uma política de comunicação desenvolvida e plenamente em vigor. Em sua formulação destaca-se:

I. Estar ligada ao processo de gestão, tendo todos os executivos comprometidos.

II. A estrutura que dá suporte à comunicação deve ser profissionalizada.

III. Ser efetivamente implementada independentemente dos stakeholders.

IV. Expressar os valores, a missão e a visão da empresa ou instituição.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

I. Os stakeholders, pessoas ou grupos que possuem interesses na organização, podem ser considerados públicos de grande importância quando se faz o planejamento de comunicação, mas não devem ser considerados eles próprios todos os públicos com os quais se estabelecerá o relacionamento.

PORQUE

II. o próprio termo “público” é polissêmico, havendo quem defenda a sua identificação de forma específica, classificando os públicos de acordo com o seu potencial de influência nas atividades fim da organização, mesmo que não possuam nela interesse direto.

Essa questão contém duas afirmações. Assinale:

  • A. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. Se as duas são falsas.

A comunicação organizacional integrada deve ser implantada em empresas que buscam

  • A. estabelecer uma linguagem exclusiva para cada um dos seus setores.
  • B. aumentar a coerência entre seus programas comunicacionais.
  • C. estimular a sobreposição de tarefas entre jornalistas e relações públicas.
  • D. restringir a comunicação à divulgação de seus produtos e serviços.
  • E. conquistar um comportamento organizacional heterogêneo.
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