Questões sobre Campanha Publicitária

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Com relação às etapas de uma campanha publicitária, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    4 - 5 - 2 - 3 - 1.

  • B.

    2 - 5 - 4 - 1 - 3.

  • C.

    3 - 5 - 2 - 1 - 4.

  • D.

    1 - 5 - 3 - 2 - 4.

  • E.

    5 - 1 - 4 - 3 - 2.

O documento que sintetiza as diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária é chamado de:

  • A. press kit.
  • B. briefing.
  • C. anúncio.
  • D. relatório.
  • E. release.

Em redação publicitária, a sentença ou máxima que expressa uma qualidade ou vantagem do produto é conhecida por:

  • A. brand.
  • B. approach.
  • C. slogan.
  • D. copy.
  • E. lead.

De acordo com Philip Kotler, em publicidade, a comunicação eficaz é aquela orientada:

  • A. pela mensagem.
  • B. pelo canal.
  • C. pelo emitente.
  • D. pelo receptor.
  • E. pelo meio.

Segundo Armando Sant'Anna, em propaganda, o uso de um texto racional, enfatizando a descrição do produto, suas vantagens e as razões por que deve ser comprado, é mais adequado nos casos em que o produto:

  • A. não é conhecido no mercado.
  • B. é uma necessidade do consumidor.
  • C. é influenciado por características extrínsecas.
  • D. possui características inovadoras.
  • E. é destinado às classes superiores.

Considerando o processamento cognitivo e afetivo das informações pelas pessoas, as campanhas publicitárias devem levar em conta, em primeiro lugar e antes de tudo,

  • A. a compreensão das mensagens pelos receptores.
  • B. a análise das mensagens pelos receptores.
  • C. a resposta às mensagens pelos receptores.
  • D. a valorização das mensagens pelos receptores.
  • E. a atenção da audiência.

As campanhas persuasivas

I. caracterizam o trabalho jornalístico envolvido que está na denúncia das mazelas da sociedade.

II. fazem parte da missão de um comunicador organizacional o que envolve afinal e também a atividade de um assessor de imprensa preocupado que está menos com o jornalismo propriamente dito e mais em servir ao ator social.

III. fazem com freqüência uso dos estereótipos soc iai s animando por seu intermédio o imaginário de certa comunidade e servindo de elo entre os inputs e os dados de memória de um indivíduo.

Está (ão) correta (s) a(s) afirmativa(s)

 

  • A. todas.
  • B. nenhuma.
  • C. apenas I e II.
  • D. apenas I e III.
  • E. apenas II e III.

Identifique o recurso visual ao qual as orientações abaixo se adequam.

• Use-o apenas em ambientes pequenos, para 50 pessoas no máximo. Em ambientes maiores, prefira recursos que possam ampliar o visual;

• Posicione-se de maneira a não precisar passar com freqüência na frente do visual para escrever – se você for destro, fique com a mão esquerda do lado do cavalete; se for canhoto, a mão que deverá estar ao lado dele é a direita;

• Em ambientes amplos, se você não dispuser de outro recurso para melhorar a visibilidade, use dois, um ao lado do outro, como se fosse um só;

• Procure destacar as informações importantes com ocres diferentes. Reserve, no entanto, o vermelho para ambientes pequenos ou quando a tinta for bastante forte, pois, de maneira geral, é uma cor de fraca visibilidade. Se tiver de optar por duas cores prefira a preta e a azul.

• Se for utilizar um visual em mais de uma oportunidade na mesma apresentação, prefira fazê-lo duas ou mais vezes a retroceder as folhas já viradas para encontrá-lo.

  • A.

    Cartaz;

  • B.

    Flip chart;

  • C.

    Quadro didático;

  • D.

    Quadro branco.

A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Ao escolher o conceito, deve ser dada prioridade às campanhas institucionais que primem pelo exagero ou que mereçam críticas exacerbadas, já que o objetivo é dar visibilidade à campanha, não importa se positiva ou negativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Agência Nacional de Águas (ANA) está construindo uma campanha nacional para conscientizar a população acerca do uso racional da água e, assim, evitar desperdício. Devido à natureza da campanha, que é parte do programa de comunicação do governo, e a seu caráter de utilidade pública, é necessário que determinados critérios sejam considerados. Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Durante a mesma gestão federal, a ANA, como órgão de governo, deve realizar campanhas publicitárias de forma intensa em um primeiro momento e, depois, ao longo do tempo, de forma moderada, pois, assim, evitará chamar a atenção do eleitor para os gastos do governo com comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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