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Comunicação Social - Campanha Publicitária - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A determinação do público-alvo se faz, entre outros, com base na/no(s)
sazonalidade.
dados de vendas.
potencial das áreas.
canais de distribuição.
aspectos psicográficos.
No que diz respeito à construção de uma identidade visual podemos afirmar que, EXCETO:
Quanto a seu conceito e às suas finalidades, pode-se assim entender a publicidade:
meio utilizado para tornar conhecido um produto, uma marca ou um serviço, com o objetivo de despertar, junto a um público, interesse ou desejo pelo que está sendo anunciado;
conjunto de mensagens persuasivas às quais profissionais de mídia recorrem para anunciar, promover e fazer vender produtos, bens de consumo e serviços para potenciais segmentos de público;
jornais, revistas, rádio, televisão e internet, por meio da qual se pretende seduzir e motivar o público adquirente a realizar um ato de compra;
estratégia de comunicação que supõe a criação de propagandas, a programação de vendas, a verificação de circulação e a análise de índices de memorização de uma marca por parte de potenciais consumidores;
técnica de comunicação de difusão coletiva à qual uma agência recorre com a finalidade de divulgar, promover e incrementar uma atividade comercial, conquistando e cativando clientes em certas faixas de público.
A estrutura própria a uma agência de publicidade inclui um departamento de mídia, que planeja e executa as seguintes tarefas profissionais:
analisa o desempenho de meios de comunicação em suas especificidades técnicas e características socioculturais, considerando estatísticas de audiência, preferências populares, tiragens mensais, preços de inserção e marketshare para o posicionamento de produtos;
verifica taxas de freqüência, índices de audiência, dimensões de área, verificação de circulação, tiragens, preços de inserção e o tipo de veículos a serem utilizados, com a finalidade de apresentar os mais indicados à divulgação de uma mensagem;
elabora, propõe e fixa critérios para a estrita veiculação, na mídia disponível, de produtos, bens e serviços, por meio de uma pesquisa de mercado e de diversos índices de tiragem, indicadores de circulação, custos de inserção e rating points;
aponta, dentre os veículos midiais existentes e disponíveis, aquele que mais se presta à veiculação de mensagens institucionais, em virtude de sua manifesta circulação, sua boa receptividade, seus índices de audiência e sua valia como instrumento publicitário;
estuda, seleciona e aponta um ou mais veículos de comunicação com a finalidade precípua de obter referências quanto a seus indicadores de tiragem, seus custos de GRP, o target e as facilidades de divulgação de mensagens institucionais bem definidas.
A veiculação publicitária já se beneficia de conquistas alcançadas pela nova tecnologia das comunicações.
No que diz respeito à internet, pode-se recorrer a um hot site pelos seguintes motivos:
esta modalidade de sites é classificada como mídia publicitária, tanto pela brevidade de suas mensagens, quanto por sua longa duração on line;
este portal vertical funciona como uma porta de entrada própria para a divulgação on line de marcas, além de curtas mensagens promocionais;
tal site proporciona a inclusão de banners, além de imagens digitais que contenham mensagens institucionais dirigidas a um público amplo;
portais horizontais deste tipo servem como websites para a veiculação instantânea de propagandas, promoções e ferramentas de marketing;
este site é dedicado a um tema específico, geralmente com objetivos promocionais, permanecendo on line somente durante um curto período.
Uma campanha publicitária voltada para a divulgação e a promoção da imagem de uma instituição apresentará a seguinte característica essencial:
proposição e adoção de procedimentos propagandísticos e publicitários destinados a fomentar, junto a todo público, os valores e ideais de tal instituição à vista de seu desenvolvimento futuro;
abertura que se faz e acesso que se dá ao grande público para que este possa conhecer as diretrizes políticas e administrativas em que se pautam decisões vitais para a instituição;
planejamento e execução de um programa de comunicação, envolvendo técnicas de ação comunicativa a serem, para tal finalidade, adotadas por distintos meios de comunicação;
esboço e imediato implemento de normas de ação comunicativa por meio das quais a instituição dá a conhecer seu esquema básico de funcionamento, assim como o cronograma de suas realizações;
delineamento teórico e ordenação programática de princípios organizacionais e políticos de uma ação administrativa a ser levada a termo pela instituição em conformidade a seus planos de desenvolvimento.
Em seu livro Propaganda Institucional (São Paulo: Summus, 1990), J. B. Pinho se refere a uma publicidade de promoção, aludindo, logo adiante, a uma propaganda institucional.
As diferenças existentes entre uma e outra podem ser assim estabelecidas:
a primeira deve ser entendida como um apoio a ações de promoção de vendas pelo recurso à mídia, e a outra, como uma área em que as atividades de relações públicas e propaganda interagem;
enquanto à primeira compete promover produtos, bens e serviços, recobrindo-os com uma aura poética, à outra cabe a divulgação substantiva de organizações ou instituições de grande porte administrativo;
a primeira se ocupa em aplicar um estilo comercial, que utiliza um exemplo comparativo incomum de uma marca, e a outra faz uso de técnicas de marketing para divulgar uma instituição;
a primeira se destina à promoção de bens comercializáveis para certo número de consumidores finais, e a segunda tem por objetivo informar ao público as políticas, funções e normas de uma instituição;
incumbindo-se a primeira de uma campanha publicitária para a venda de um produto, realizada conjuntamente com seu fabricante, a outra terá por objetivo o composto promocional de uma organização.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Um concurso nacional de monografias está sendo organizado por determinada instituição de pesquisa. Há diversos materiais que devem ser elaborados para a divulgação do evento. Acerca de projetos de comunicação visual para esse evento hipotético, julgue os itens subseqüentes.
No caso da elaboração de folhetos do concurso, a quantidade de informações verbais deve ser predominante e, por essa razão, a definição do leiaute deve priorizar o uso de grid e de fontes legíveis e a hierarquização visual do conteúdo.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As assessorias de comunicação social vêm ampliando suas áreas de atuação à medida que cresce a compreensão de que a multiplicidade dos meios, resultante, em parte, do grande desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, obriga a uma reformulação do conceito tradicional de comunicação social, sua operação e áreas de atuação. De acordo com essa afirmação, julgue os itens a seguir.
Não existe método ou fórmula de campanha de eficiência permanente. Conseguir trazer a atenção para uma campanha é trabalho de comunicação, para o qual a medição de resultados é essencial.
Comunicação Social - Campanha Publicitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, acerca de administração de propaganda e publicidade.
A fase de desenvolvimento de uma campanha caracteriza-se pelo estudo das necessidades do mercado e do consumidor, pela criação do produto e pelos testes de aceitação, antes do lançamento.
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