Questões sobre Comunicação Integrada

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Uma das formas de assegurar que todos os empregados alinhem seus esforços e ações com atenção ao planejamento estratégico é a empresa perceber como de grande relevância o papel da(o)

  • A. comunicação interna
  • B. pesquisa de mercado
  • C. benchmarking
  • D. outsourcing
  • E. marketing direto

A respeito da comunicação pública, julgue os seguintes itens. Sendo as sociedades democráticas essencialmente plurais, cabe à comunicação pública estabelecer os canais e critérios de solução de conflitos, com base em mecanismos dialógicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação pública, julgue os seguintes itens. A abrangência da comunicação pública não impede sua cotidiana delimitação às áreas de atuação profissional típicas desse âmbito, como assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade e marketing; assim, para a garantia da coerência do discurso institucional e a correta informação do cidadão, é fundamental que os processos de comunicação pública sejam realizados pelas áreas especialistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da comunicação pública, julgue os seguintes itens. A construção da cidadania e da democracia requer a divulgação ampla e transparente da informação de interesse público, o que evidencia a necessidade de investimento prioritário nos veículos e canais de comunicação de massa, como o rádio e a TV.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto de uma instituição pública ou empresa, a comunicação, ou a comunicação integrada de marketing, assume, na realidade atual, um conjunto de novas competências que agregam a formação e a manutenção da boa imagem e a preocupação com a identidade, mediante a intensificação da venda de produtos e serviços. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta quanto à definição de identidade corporativa.

  • A. Processo pelo qual uma instituição utiliza os elementos comunicacionais para transmitir, eficazmente, o que faz, como o faz, quem é e como pretende ser percepcionada pelo público.
  • B. Processo que define como a empresa se parece, ou seja, como ela é apercebida pelo público.
  • C. Elemento mais forte da instituição. É a sua representação simbólica e a de seus produtos e serviços que lhe conferem um conceito no mercado.
  • D. Forma particular como o nome da instituição ou o produto é representado graficamente.
  • E. Formato padrão que contempla as características principais da empresa e(ou) o respectivo produto.

Segundo Marchiori (2006), o público interno busca colaborar com a empresa, mas, muitas vezes, faltam incentivos de participação, gerando desmotivação e transformando os funcionários em força negativa. Com base nisso, para uma eficiente comunicação interna e para selecionar as linguagens e os canais mais adequados, é fundamental

  • A. estudar o público por meio de pesquisas e auditorias que levantarão a cultura da organização e os pontos fortes e fracos.
  • B. inserir um veículo de comunicação padrão para cada tipo de público.
  • C. elaborar um planejamento de comunicação, que atenda às expectativas de todos os grupos.
  • D. ampliar a distribuição de brindes para motivar os funcionários de uma empresa, por exemplo.
  • E. distribuir pesquisas de opinião que indicarão, precisamente, o que deve ser feito com relação à comunicação.

No mundo corporativo, há uma discussão frequente entre o fim do house organ impresso e o surgimento do boletim eletrônico, o newsletter. Evidencia-se o surgimento de outro canal de comunicação, o virtual, mas ainda há público para a comunicação impressa; tanto é verdade que as empresas estão investindo em outro novo segmento. Assinale a alternativa que apresenta e descreve corretamente esse segmento.

  • A. O costumer publish, ou seja, a customização, a edição de uma revista interna da empresa, com assuntos variados, impressa em papel de qualidade, com produção e visual caprichados e distribuída a um público pré-selecionado, que inclui diretores, acionistas, formadores de opinião, clientes, funcionários e até mesmo um mailing segmentado, que permite a impressão de grandes números.
  • B. O hard news, informativo diário, de uma página, voltado para um público segmentado.
  • C. A primer news, cartilha com um mínimo de 15 páginas, com histórico, dados técnicos, objetivos e notícias sobre projetos da instituição.
  • D. O clipping impresso, com resumo de notícias principais e secundárias do nicho da instituição.
  • E. O print news, espécie de folhetim semanal ou mensal, com editorial, opinião e editorias diversas, distribuído internamente e externamente.

Com relação à comunicação corporativa, assinale a alternativa que apresenta um tipo de monitoramento de análise de mídia, com notícias selecionadas, classificadas e entregues, conforme as necessidades e o briefing do cliente.

  • A. Relatório.
  • B. Desktop publishing.
  • C. Clipping.
  • D. Mailing list.
  • E. Press-kit.

No contexto de uma estrutura organizacional, os modelos de planejamento de comunicação essenciais são

  • A. local, nacional, internacional.
  • B. estratégico, tático, operacional.
  • C. gerencial, administrativo, operacional.
  • D. estratégico, tático, público.
  • E. tático, operacional, mercadológico.

1Julgue os itens a seguir, acerca da comunicação organizacional. Na perspectiva da comunicação organizacional integrada, os públicos de interesse da organização têm participação restrita no processo de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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