Questões sobre Criação

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É uma figura de linguagem que consiste em substituir um termo pelo outro. Um dos recursos literários muito utilizados na publicidade para elaborar mensagens, criando e facilitando imagens e lembranças dos nomes dos produtos na mente do consumidor. Utilizado na campanha do Banco Itaú, com a frase “Um Itaú de vantagens”. Falamos de:

  • A. Prosopopéia.
  • B. Eufemismo.
  • C. Metáfora.
  • D. Metonímia.

No procedimento criativo, é a técnica da ironia para desarmar o público. Primeiro desvaloriza o produto e num segundo momento faz sobressair suas virtudes essenciais. Diz-se ao consumidor o contrário do que deveria ser dito. Falamos de:

  • A. Referência inesperada.
  • B. Bissecção simbolizante.
  • C. Conceito reverso.
  • D. Conceito oposto.

A ilustração tem função redundante ao texto, ele deve por meio da imagem informar, ela deve ilustrar, demonstrar, evidenciar o apelo persuasivo definido para o anúncio. Com a enorme disputa pela atenção dos consumidores, a ilustração de um anúncio tem de servir para reforçar os valores de:

I. Atenção.

II. Compreensão.

III. Memorabilidade.

IV. Credibilidade.

  • A. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
  • B. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
  • C. Todas as alternativas estão corretas.
  • D. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

As três arenas do uso da informação constituem os processos de criação de significado, construção do conhecimento e tomada de decisões. Sobre os processos de informação numa organização do conhecimento, assinale V para as alternativas corretas, e F para as falsas.

( ) A organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado.

( ) Na fase da criação de significado, o principal processo é a interpretação de notícias e mensagens sobre o ambiente.

( ) Para a tomada de decisões, as organizações buscam e avaliam informações.

( ) A organização usa a informação para dar sentido apenas às mudanças do ambiente interno.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. V,V,V,V
  • B. V,F,V,F
  • C. F,V,V,V
  • D. F,V,F,V
  • E. V,V,V,F

Em relação às características da publicidade em veículos impressos, o anúncio com estrutura completa deve contar com

  • A. título, imagem e assinatura
  • B. composto de título, texto, imagem e assinatura.
  • C. logotipo e slogan.
  • D. título e texto.
  • E. logotipo, slogan e imagem.

O brand equity é um conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam ou se subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa e/ou consumidores dela. Sobre o conceito de brand equity, podemos afirmar:

  • A. Com relação à lealdade à marca, é mais barato conquistar novos consumidores do que manter os existentes, já que estes se tornam cada vez mais exigentes.
  • B. Ser uma marca conhecida não é tão importante para que ela seja considerada uma alternativa de compra, pois os consumidores hoje têm a característica de pesquisar e experimentar novos produtos.
  • C. Uma marca terá associada a ela uma percepção de qualidade baseada no conhecimento de suas especificações e não em sua qualidade geral.
  • D. Outra categoria representa ativos da marca, tais como patentes, marcas registradas e o relacionamento com os canais de distribuição.
  • E. A percepção de qualidade é importante para a marca, mas não significa sua extensão, pois ser bem conceituada em um segmento não significa sê-lo em outro.

O nome, a marca dos produtos e o que projetam são um dos maiores patrimônios da organização. O elemento que se refere ao plano dos conteúdos lógicos, apreendidos pelo nível do consciente, é conhecido como:

  • A. Logotipo.
  • B. Imagem.
  • C. Branding.
  • D. Identidade.
  • E. Timing.

Assinale a composição feita, respectivamente, com tipos das famílias romana e cursiva:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

São dados e informações que devem servir de base para orientação de redatores no desenvolvimento de um texto publicitário, EXCETO:

  • A.

    A(s) mídia(s) onde a peça será veiculada.

  • B.

    As estratégias ou táticas que serão utilizadas para gerar motivação, interesse de forma a persuadir o público a adquirir o produto.

  • C.

    Todas as informações possíveis sobre o público-alvo, tais como perfil dos gostos, necessidades, desejos etc.

  • D.

    O diferencial a ser empregado e difundido no produto.

  • E.

    A relação das características intrínsecas do produto que deve ser focalizada em detrimento das peculiaridades extrínsecas.

Para Mike Ward (Jornalismo Online) a primeira providência para o desenvolvimento de um site é buscar um projeto visual, no qual vários outros aspectos são construídos − forma, função, códigos, navegação e interface, interação/ interatividade e design visual. Esse processo deve se iniciar

  • A.

    pelo provedor de acesso.

  • B.

    pelo firewall.

  • C.

    pelo browser.

  • D.

    pelo hiperlink.

  • E.

    pela arquitetura da informação.

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