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A editoração eletrônica facilita o trabalho dos diagramadores e programadores visuais.
O software a seguir que NÃO é indicado para diagramação é:
Quark Xpress;
Scribus;
Vegas;
PageMaker;
Indesign.
No processo de edição dos veículos impressos, é necessário estabelecer relações entre as imagens e os elementos textuais.
Nesse sentido, podemos afirmar que a legenda de uma foto NÃO deve:
ser interpretativa, chamando a atenção do leitor para detalhes da imagem;
ativar conhecimentos correlatos à cena mostrada, fazendo com que o leitor olhe a fotografia com mais atenção;
ser informativa, fornecendo nomes, locais e circunstâncias ligadas à cena retratada na imagem;
descrever a imagem, traduzindo para linguagem verbal o que é mostrado na foto;
ser curta e enxuta, funcionando como um complemento da imagem fotográfica.
Embora o slogan não seja um elemento indispensável nas campanhas, a maior parte das mensagens publicitárias faz uso desse recurso. A respeito das características de um slogan, é correto afirmar que:
deve ser utilizado apenas para produtos e variar de acordo com as peças da campanha;
deve preciso, rítmico, breve e positivo e, ainda apresentar, preferencialmente, um toque de originalidade;
deve ser sempre acompanhado de um jingle e variar de acordo com o meio de comunicação em que a campanha será veiculada;
deve ser descritivo e concreto, apresentando o produto ou serviço de maneira detalhada;
deve apresentar uma vaga idéia sobre o produto ou anunciante, resumida em pelo menos dez palavras.
Comunicação Social - Criação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma intuitiva é tarefa do:
Designer gráfico;
Designer educacional;
Webdesigner;
Designer de interação.
Comunicação Social - Criação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Um dos principais problemas durante a navegação em hipertexto é a falta de organização das informações, pois o usuário precisa saber o local em que se encontra no site. A Web Style Guide (2003), nas figuras abaixo, apresenta modelos onde as informações estão disponibilizadas de modo que o usuário possa navegar. Numere-as de acordo com a descrição.
( ) Estrutura de hipertexto aleatória.
( ) Estrutura de hipertexto profunda.
( ) Estrutura de hipertexto rasa.
( ) Estrutura de hipertexto organizada.
Figura 1, figura 2, figura 3 e figura 4;
Figura 1, figura 3, figura 2 e figura 4;
Figura 1, figura 4, figura 2 e figura 3;
Figura 1, figura 4, figura 3 e figura 2.
A respeito do uso de recursos icônicos conjugados ao texto jornalístico, julgue o itens seguintes.
Não há diferenças entre charge e caricatura, pois ambas são elementos que compõem o espelho gráfico do jornal.
A respeito do uso de recursos icônicos conjugados ao texto jornalístico, julgue o itens seguintes.
A comunicação visual é um dos elementos principais na composição da charge jornalística.
Tomando o texto acima como referência inicial, e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens a seguir.
O signo lingüístico representa a união de um elemento concreto, material, perceptível, chamado significado, a um elemento inteligível (o conceito) ou imagem mental, chamado significante.
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