Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tem sido comum a preocupação de jornais, televisão e rádio de enaltecer na notícia a presença de celebridades. Por exemplo: se um Ministro de Estado preside a inauguração de uma nova usina nuclear, a sua presença ganha mais destaque do que a própria usina. Assim, a imprensa tem tido mais olhos para enxergar artistas, modelos, jogadores consagrados e outros, em detrimento dos fatos relacionados à presença dessas celebridades. Veja, abaixo, qual a alternativa que mais se identifica com a missão de um repórter:

  • A.

    Se Pelé está inaugurando a primeira de uma série de escola de futebol no morro, basta conseguir uma entrevista exclusiva com o maior jogador do mundo e ignorar integralmente o acontecimento

  • B.

    Basta entender que a celebridade presente é que constitui a notícia, motivo pelo qual o destaque da reportagem deve ser dado a ela, a celebridade.

  • C.

    O repórter deve produzir um fato novo, desvinculado do acontecimento, para aproveitar a presença de personagens importantes, embora tenha sido destacado para cobrir a comemoração da mais antiga escola do Maranhão.

  • D.

    Sem ignorar a presença de pessoas importantes, é necessário olhar o fato sob a ótica da causa e efeitos de sua realização, ficando atento aos seus desdobramentos.

A WEB tornou-se o meio mais avançado de processamento de dados, informação e de conhecimento. E os veículos de comunicação de massa já utilizam esse meio de forma a não perder a velocidade da notícia no seu compromisso diário com a sociedade. Indique, abaixo, quais os veículos que utilizam a WEB.

  • A.

    Rádio, revista e jornal.

  • B.

    Revista, jornal e televisão.

  • C.

    Jornal, rádio, televisão e revista.

  • D.

    Rádio e jornal.

O jornalista, independente da empresa onde trabalha tem o compromisso com a informação. E, para isso, precisa corresponder às expectativas do leitor ou do ouvinte em relação à notícia que produziu. Escolha uma das opções abaixo que se identifique melhor com o papel do jornalista.

  • A.

    O texto produzido para um jornal impresso deve ser o mesmo utilizado em telejornal ou radiojornal.

  • B.

    O jornalista deve se limitar ao que a fonte lhe informou, sem se preocupar com as interfaces da notícia.

  • C.

    O jornalista, na produção de uma notícia, precisa preocupar-se em não deixar dúvida que possa suscitar perguntas do leitor ou ouvinte. Para isso, é necessário sempre responder às perguntas já conhecidas: por quê, onde, o quê, quem, como, para que, quando...

  • D.

    Um texto romanceado é o mais apropriado para sensibilizar os leitores ou ouvintes.

Escolha, entre as alternativas abaixo, a que define melhor as atribuições de um profissional de Relações Públicas:

  • A.

    Não faz muito tempo em que um profissional de relações públicas cuidava apenas de atividades cerimoniais. Hoje, o seu papel é mais abrangente, respondendo pela integração social de uma organização bem como pela sua relação com o público externo.

  • B.

    O profissional de relações públicas é o profissional mais importante da estrutura de comunicação de uma organização.

  • C.

    O profissional de relações públicas responde pela assessoria de comunicação de uma organização, além de cuidar das atividades de secretaria.

  • D.

    O relações públicas divide com o jornalista a estrutura da comunicação interna de uma organização, além da relação com a imprensa.

As fontes de informações formam a base da produção dos veículos de comunicação de massa. Como devem os jornalistas se comportar diante das fontes? Escolha uma das alternativas abaixo:

  • A.

    O repórter deve confiar na fonte, sem precisar buscar comprovação.

  • B.

    A primeira preocupação do jornalista é duvidar sempre da fonte, buscando outras fontes para comprovar a veracidade da informação.

  • C.

    Se não houver confiança do repórter, a fonte pode omitir informações, motivo pelo qual deve o jornalista confiar sem motivo para alimentar dúvidas ou discórdia.

  • D.

    Com uma fonte exclusiva, o jornalista tende a crescer em sua empresa, mesmo sabendo que corre risco.

Com o digitalização da fotografia, os jornais e revistas conseguem dar maior velocidade ao seu processo de elaboração e fechamento. O papel, em que os editores se espelhavam para escolher a melhor foto, está com seus dias contados, enquanto que o ampliador já está a caminho do museu. Contudo, a fotografia continuará a ser uma peça essencial à ilustração e documentação de um fato noticiado, motivo pelo qual não perderá a sua importância no contexto do jornalismo, sem levar em conta o seu valor no cinema e na publicidade. Escolha entre as opções abaixo a que melhor se enquadra na realidade resumida acima:

  • A.

    Pela sua importância, a fotografia continuará a justificar a presença de um editor (de fotografia) na definição das imagens que compõem as matérias nos jornais e revistas.

  • B.

    A tecnologia está tão avançada que produzir uma foto não exige mais técnica e nem profissionais especialistas.

  • C.

    Com as facilidades da digitalização e a pressa de fechamento dos jornais e revistas, o editor de fotografia já é uma função extinta, cabendo ao repórter de texto escolher a melhor imagem.

  • D.

    A autoria de fotografia deixará de existir com as avenidas que se rompem no mundo virtual para se exibir imagens a qualquer instante.

Para Philip Kotler, marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolve-las e lucrar com elas. Em seu livro "Marketing para o século XXI", Kotler cita o seguinte provérbio anônimo: "Existem três tipos de empresas: as que fazem as coisas acontecerem, as que ficam observando o que acontece e as que ficam se perguntando o que aconteceu.

  • A.

    O texto de um assessor de imprensa não pode ser marketizado, sob pena de estar produzindo uma peça publicitária. Contudo, é necessário trabalhar em conjunto com assessoria de marketing para contribuir à performance da organização junto ao seu público externo, principalmente os clientes, sem fugir ao seu papel de trabalhar com a informação.

  • B.

    Dentro de uma organização pública ou privada o jornalista deve ser igualmente um publicitário.

  • C.

    O jornalista deve produzir todos os seus textos jornalísticos, a serem distribuídos à imprensa, sob a orientação da assessoria de marketing, para ajudar a vender a imagem da organização.

  • D.

    O jornalista deve ignorar, por completo, o marketing, sob pena de ser tachado de "jornalista publicitário".

A tecnologia industrial aumenta substancialmente a produção das empresas, tornando o mercado extremamente competitivo, tanto em nível de preços quanto de serviços. Na comunicação de massa, novos mecanismos são criados para cada vez mais induzir o cidadão ao consumo. Assim, o SER humano perde espaço para o TER. Comprar, consumir para se ter o status de cidadão-consumo. E o jornalista, na cobertura de fatos ou na produção de texto, acaba igualmente mergulhando na roda-vida da moda e de outros indicadores de consumo. Escolha abaixo a alternativa que apresenta o perfil do jornalista profissional mais indicado nesse contexto acima descrito:

  • A.

    O jornalista que não acompanhar a evolução do marketing, está condenado a não sobreviver.

  • B.

    O jornalismo é uma profissão que não pode fugir ao compromisso social de estimular o consumo, para que o crescimento econômico esteja sempre em alta.

  • C.

    Em qualquer circunstância, o jornalista não pode perder de vista a sua visão humana, de forma a estar sempre comprometido com a preservação dos valores da vida, com a ética e com os princípios que norteiam a sociedade.

  • D.

    O jornalista, independente de observar sempre a questão ética, não pode ignorar que o consumismo é a coqueluche do mundo moderno e que, por isso, deve nortear a sua produção de reportagem e de texto.

Edgar Morin, em seu livro "Para sair do Século XX", página 41, coloca que "a informação que resolve uma incerteza pode eliminar uma preocupação e tranqüilizar; a informação que traz uma surpresa pode, pelo contrário, preocupar e provocar a incerteza sobre nossa aptidão de conceber a realidade". Assim, a censura, por exemplo, funciona de forma a dar prioridade às informações tranqüilizadoras. E como fica o jornalista no exercício da sua profissão? Escolha a melhor alternativa abaixo:

  • A.

    A censura faz parte do cotidiano do jornalista.

  • B.

    O jornalista exerce no seu dia-a-dia a autocensura, desobrigando-se da responsabilidade de fazer a notícia acontecer.

  • C.

    O compromisso com a verdade desobriga o jornalista de mensurar o grau de preocupação que a informação possa causar. A certeza que precisa ter é a de que a sua informação está amparada na ética e nas leis da sociedade.

  • D.

    O jornalista, antes de produzir a notícia, deve consultar o seu chefe se a sua publicação é garantida. Caso contrário, nem começa a redigi-la.

David K. Berlo, em seu livro "O Processo da Comunicação", página 92, observa que os leitores, tanto de formação superior quanto os de formação primária, lêem mais informações de recompensa imediata. Ou seja, eles querem respostas rápidas aos questionamentos que a própria notícia reúne. Assim, o que deve preponderar em um texto jornalístico? Escolha a melhor alternativa abaixo:

  • A.

    Em sua abertura, que ainda se denomina de lead, a notícia deve concentrar o principal foco da informação, apresentando o fato, sua causa e o efeito, que passam, em seguida, a ser detalhados no desenvolvimento do texto.

  • B.

    O texto romanceado é o que deve prevalecer, mesmo que o leitor precise relê-lo em busca de respostas aos questionamentos da notícia.

  • C.

    O jornalista, na produção da notícia, não deve preocupar-se em hierarquizar o texto e sim desenvolvê-lo, mesmo que o principal enfoque esteja no último parágrafo.

  • D.

    A velocidade da informação impede o jornalista de caprichar no texto, motivo pelo qual o mais importante é ele abreviar ao máximo a sua produção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...