Questões sobre Geral

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Escolha uma das opções abaixo definindo a abrangência da comunicação social e seus segmentos.

  • A. Devemos considerar comunicação social o jornalismo. O restante, como a publicidade e marketing, é acessório para atender a outras exigências na relação da organização com o mercado.
  • B.

    A comunicação social, na sua essência, compreende o jornalismo.

  • C.

    A comunicação social abrange jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing, devendo cada uma dessas funções ser exercida por profissional específico da área.

  • D.

    O jornalismo de jornal, televisão e rádio e mais a publicidade formam a área denominada de comunicação social.

A cidade amanhece com quinze casebres improvisados à base de papelão e de pedaços de madeira, em seu principal acesso, o cartão postal, que liga o centro da cidade ao aeroporto e às rodovias federais. Qual das alternativas abaixo indica o melhor comportamento do repórter em relação ao seu compromisso com a sociedade:

  • A.

    O repórter programa com o prefeito uma visita ao local e mostra o surpreendente surgimento de uma favela na calada da noite e as dificuldades para se removê-la.

  • B.

    O repórter houve segmentos da sociedade que se mobilizam para exigir da Prefeitura a retirada imediata das malocas.

  • C.

    O repórter vai à pequena favela, entrevista as pessoas e descreve o submundo em que vivem adultos e crianças famintas e mostra à sociedade o terror da marginalização social.

  • D.

    O repórter procura a Prefeitura, os empresários, faz uma enquête e exibe a deterioração que sofre a cidade, com dezenas de casebres desfigurando o seu cartão postal.

A revolução tecnológica enfatizou o papel da imagem na comunicação. Na televisão, a imagem prevalece em razão de ser ela a própria TV. Contudo, a mídia impressa, pressionada pelo espetáculo da televisão, ampliou substancialmente, nos últimos anos, a imagem nos contextos da informação. A revista Veja, por exemplo, já destina cerca de 50% dos seus espaços editoriais a imagens. Assim, os textos ficam cada vez mais simplificados para ceder lugar a fotografias e aos dados. Escolha, abaixo, a alternativa que ajuda a espelhar esta realidade acima descrita:

  • A.

    Em função da velocidade das mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, o jornalismo impresso precisa simplificar a notícia para poder acompanhar o crescimento da televisão.

  • B.

    O jornalismo precisa ignorar o avanço tecnológico e investir na produção de belos e profundos textos, como forma de preservar a sua verdadeira identidade romântica.

  • C.

    Com a "espetacularização" da informação, o jornalismo já não oferece ao leitor a visão crítica dos fatos e, conseqüentemente, a sociedade também não faz mais reflexão profunda sobre os acontecimentos. O empobrecimento da informação começa com preocupação do jornalista de cada vez mais simplificar a informação.

  • D.

    A continuar em seu processo de crescimento e de expansão com novas e sofisticadas tecnologias, a televisão vai anular o papel da mídia impressa, fazendo prevalecer o telejornalismo.

Uma instituição pública tem compromissos com a sociedade, convivendo com as diferenças sociais, ideológicas e étnicas, fazendo prevalecer a sua preocupação com a cidadania. Desta forma, qual a linguagem, sob a ótica da comunicação em geral (jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas), que a Instituição deve utilizar para se relacionar com o cidadão?

  • A.

    Institucional.

  • B.

    Promocional.

  • C.

    Jornalística.

  • D.

    Publicitária.

A avalanche de informações, alimentada pelas sucessivas inovações tecnológicas, estará obrigando, ainda neste início de século, os psicólogos a abrirem clínicas para o desbloquear e esvaziar mentes humanas. Na ansiedade, o jornalista não foge também dessa avalanche, como se a sua profissão o obrigasse a saber de tudo, tomando conhecimento de milhares de informações que a cada minuto entram na WEB. Entre as alternativas abaixo, qual a que enquadra o jornalista nesta nova realidade:

  • A.

    A especialidade em áreas de conhecimento já caracteriza a segmentação da profissão do jornalista. Contudo, isto não isenta o profissional da obrigação de estar sempre comprometido com a leitura e buscar novos conhecimentos, de forma a compreender as interfaces da área onde desenvolve suas reportagens e seus textos.

  • B.

    O jornalista deve conhecer o tema da reportagem mais que a fonte de informações.

  • C.

    Se o jornalista é especializado em futebol de campo, por exemplo, deve se limitar a conhecer as leis do futebol, as regras do jogo e seus respectivos clubes, atletas e diretoria.

  • D.

    O jornalista é obrigado a ter noções de tudo, para estar sempre pronto a produzir um texto sem precisar recorrer à pesquisa.

A propaganda sempre foi a arma de governos, principalmente os marcados por fortes ideologias. Assim, foi o Nazismo, o macarthismo dos anos 50 e 60 nos Estados Unidos, o Stalinismo na Rússia e outros. Escolha entre as opções abaixo a que melhor define o papel da propaganda do serviço público.

  • A.

    A propaganda deve mostrar o que um governo está fazendo, de forma a permitir a reciprocidade de confiança, inclusive nas urnas.

  • B.

    O serviço público é um trampolim ao sucesso político de quem está no poder, motivo pelo qual a propaganda deve servir de meio ao sucesso eleitoral.

  • C.

    Como dizia Chacrinha, quem não se comunica se trombica. Por isso, o governante deve investir em propaganda para sobreviver perante seus eleitores.

  • D.

    A propaganda do serviço público deve servir unicamente para divulgar atividades de interesse direto da sociedade, bem como para desenvolver campanhas destinadas à prevenção ou à conscientização da população sobre temas que visem à melhoria da qualidade de vida do cidadão.

A emoção faz parte do dia-a-dia do ser humano. Como ensina Aristóteles, a emoção é a reação imediata do ser a uma situação que lhe é favorável ou desfavorável. Os profissionais de comunicação agem com emoção, mas, em certas circunstâncias, é necessário que haja o equilíbrio emocional para não comprometer a imparcialidade da informação. Quem precisa do equilíbrio emocional, o jornalista ou o publicitário? Escolha a frase mais coerente:

  • A.

    O jornalista precisa de sobrecarga de emoção para vivenciar o fato e produzir uma reportagem repleta de excentricidade. Já o publicitário necessita do equilíbrio para não agredir o consumidor.

  • B.

    Tanto o jornalista quanto o publicitário não podem produzir com emoção.

  • C.

    Uma sobrecarga de emoção pode levar o jornalista a enxergar apenas um lado do acontecimento, motivo pelo qual o equilíbrio o permite atuar com isenção na realização de uma reportagem. Já o publicitário precisa de toda a emoção para que a sua criação leve o consumidor a adquirir o produto ofertado.

  • D.

    Sem emoção, o jornalista se torna incapaz de ajudar a colocar o corrupto na cadeia. Já o publicitário precisa da emoção para convencer o consumidor de que a sua publicidade merece aplausos.

A história do jornalismo brasileiro é marcada pelo surgimento dos primeiros veículos de comunicação de massa. Qual das opções abaixo mostra os primeiros veículos e as datas de suas inaugurações?

  • A.

    Em 1808, começa a circular o primeiro jornal em língua portuguesa no Brasil, o Correio Braziliense; Em 1922, Roquete Pinto põe em funcionamento a primeira emissora de rádio no Brasil; e em setembro de 1950, Assis Chateaubriand inaugura a TV Tupy, a primeira televisão brasileira.

  • B.

    O primeiro jornal a circular no Brasil foi o Diário de Pernambuco; a primeira TV foi implantada por Roberto Marinho em 1961, enquanto que a primeira emissora de rádio surgiu em São Paulo em 1911.

  • C.

    A história dos veículos de comunicação inicia-se em 1795, quando Hipólito da Costa fez circular o primeiro jornal brasileiro. A rádio surgiu bem no começo do século XX, através do esforço de Henry Morize, enquanto que a primeira televisão foi ao ar em 1951, a TV Tupy.

  • D.

    Não há registros oficiais dos primeiros veículos de comunicação de massa no Brasil.

Na discussão da ética jornalística, levantam-se três assuntos que têm gerado polêmicas sucessivas: o hábito de jornalistas de se pautarem em informações vazadas; o vício das declarações em off e o uso da imprensa para se denegrirem imagens de homens públicos. Escolha a alternativa mais correta entre as quatro apresentadas abaixo:

  • A.

    O jornalista, ao dispor de informações em off ou de informações vazadas não deve hesitar em proporcionar ao seu veículo o furo de reportagem. Se a repercussão penalizar algum político inocente, conserta-se depois a informação.

  • B.

    O vazamento de informações exige do jornalista a comprovação da sua veracidade, o mesmo ocorrendo com as declarações em off, usadas, muitas vezes, como balão de ensaio para mensurar reações. O jornalista precisa corresponder ao compromisso com a sociedade, de fazer prevalecer a verdade, e evitar de ser usado por fontes mal intencionadas.

  • C.

    O jornalista que sabe se preservar só trabalha com as fontes que conhece há muito tempo e não corre o risco de confiar em novas fontes.

  • D.

    O jornalista deve ignorar todas as informações vazadas e as declarações em off.

Cada vez mais a opinião pública tem influenciado os meios de comunicação de massa, pressionando-os a divulgarem conteúdos que refletem as aspirações da população. Os veículos, por sua vez, respondem com a criação de mecanismos capazes de interagir com o público, ouvir suas preocupações. Nesse sentido, surgiu a figura do ombudsman, palavra de origem sueca que designa o profissional pago por órgão oficial ou empresa privada, para representar os interesses do público.

Sobre o texto, afirma-se corretamente que o ombudsman

  • a.

    é unicamente uma peça de marketing.

  • b.

    por sua natureza, só deu certo nas empresas privadas.

  • c.

    só interage com o leitor, nos dias de hoje, em veículos eletrônicos como a Internet.

  • d.

    pode ser caracterizado como um advogado do leitor.

  • e.

    na verdade, só favorece a concorrência.

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