Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.

Os programas jornalísticos, a partir da década de 60 do século passado, incorporaram aos textos o recurso da sonora, que não é mais do que a cópia do uso de sonoras na TV com fins mercadológicos, já que a televisão foi sua grande concorrente naquela década.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os padrões empregados na diagramação de um jornal, está o que os especialistas chamam de "contraste entre figura e fundo". Tecnicamente, produtores gráficos definem este contraste como o equilíbrio entre:

  • A. áreas lineares e curvas.
  • B. áreas com e sem informação.
  • C. áreas imagéticas e textuais.
  • D. áreas verticais e horizontais.
  • E. áreas claras e escuras.

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.

Os textos do radiojornalismo atual são escritos em pequenas laudas que facilitam o controle do tempo e do tamanho da matéria. Com o recurso das falas ao vivo dos repórteres, a maioria das matérias já não é mais escrita e a redação para rádio vem caindo em desuso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assessorias de imprensa têm uma intensa relação com a mídia, em alguns casos, enviando a jornais, rádios e TVs press-releases com textos acabados, prontos para publicação e/ou veiculação. Em outras ocasiões, assessorias oferecem apenas orientações para a futura produção de notícias. Esse procedimento legítimo é chamado:

  • A. produção de matéria.
  • B. press-book.
  • C. sugestão de pauta.
  • D. matéria paga.
  • E. reportagem especial.

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.

A edição em rádio, por meio da colagem de trechos de entrevistas, permite que se monte o discurso do entrevistado de acordo com o interesse do que está sendo focado na matéria ou de acordo com o entendimento do editor/repórter.

  • C. Certo
  • E. Errado

Freqüentemente, assessorias de Comunicação organizam entrevistas para membros de veículos de imprensa. Há, como se sabe, vários tipos de entrevista jornalística, inclusive aquela em que o entrevistado é submetido às perguntas de vários repórteres, que representam diferentes veículos, chamada de:

  • A. entrevista temática.
  • B. entrevista em profundidade.
  • C. entrevista ocasional.
  • D. entrevista coletiva.
  • E. entrevista de grupo.

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.

A escrita trouxe a racionalização do uso da síntese no rádio. No entanto, os textos lidos limitam a espontaneidade do locutor, seja no jornalismo, seja nos programas do tipo revista, nos talk-shows, entrevistas e debates.

  • C. Certo
  • E. Errado

A criação das assessorias de imprensa, após a Segunda Guerra Mundial, profissionalizou a intermediação entre instituições e/ou empresas e a mídia. Considerando as vantagens dessa profissionalização, é possível dizer que as assessorias:

  • A.

    aumentaram o salário dos jornalistas profissionais envolvidos na cobertura setorizada.

  • B.

    ampliaram consideravelmente a circulação dos jornais e a audiência das televisões.

  • C.

    levaram os administradores a perceber a relevância da informação ao público.

  • D.

    incrementaram a criação de novas editorias nas redações.

  • E.

    facilitaram a expansão de serviços on-line de notícias especializadas.

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem.

A informatização facilitou a existência do estilo all news na rádio brasileira, gênero que determina um uso mais formal de linguagem e requer uma apuração rigorosa da notícia, que limita a participação do jornalista e exige um esforço maior de controle dos textos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assessorias são fontes importantes para a produção da informação jornalística. Essas fontes podem ser classificadas como primárias e secundárias, que podem ser definidas, respectivamente, como:

  • A.

    a que pertence a uma instituição oficial e a que apenas testemunhou um fato.

  • B.

    a que fornece a informação essencial da matéria e a que ajuda na formulação de uma pauta.

  • C.

    a que testemunhou um fato e a que teve conhecimento do fato através do relato de terceiros.

  • D.

    a que é especializada no assunto em pauta e a que não é especializada.

  • E.

    a que representa a versão da autoridade e a que é acusada de alguma coisa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...