Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que a produção e o texto de rádio têm as suas especificidades e estilo próprios, julgue os itens seguintes.
Existem normas bem claras para a construção do texto noticioso em rádio. A introdução é sempre curta e se utiliza do arranque e do lead para apresentar um fato. A forma mais adequada da estrutura da notícia é a mesma do jornalismo impresso, ou seja, a pirâmide invertida.
Considerando que a produção e o texto de rádio têm as suas especificidades e estilo próprios, julgue os itens seguintes.
As redações, com a complexidade e as diversas possibilidades resultantes do progresso tecnológico, estão mais aptas a fazer coberturas de grande credibilidade porque suas equipes são reforçadas por um número maior de profissionais.
Considerando que a produção e o texto de rádio têm as suas especificidades e estilo próprios, julgue os itens seguintes.
A produção dos programas de rádio, mesmo dos musicais e outros estilos, tem investido cada vez mais, em suas edições, no conceito de radiosserviço, que envolve informações sobre educação, saúde, luz, água, esgoto, condições de trânsito, segurança e cidadania. Essa é uma tendência mundial cuja aplicação está se ampliando nas rádios brasileiras.
Considerando que a produção e o texto de rádio têm as suas especificidades e estilo próprios, julgue os itens seguintes.
A estrutura da notícia no rádio pode ser definida por três funções: a introdução, que apresenta breve e atrativamente o fato; o desenvolvimento, que apresenta explicações e faz as pontuações necessárias; e o encerramento, que resume ou fixa o essencial da notícia.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
Embora cinema e televisão tenham características diferentes quanto a técnica, linguagem e padrões gerais, ambos usam os conhecimentos básicos de iluminação e câmera. As diferenças acontecem no processo industrial e na confecção dos produtos.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
A era do celulóide está definitivamente enterrada: televisão e cinema, hoje, usam igualmente a imagem magnética. Dessa forma, a televisão descaracteriza cada vez mais o cinema, impondo a esse toda a sua influência em linguagem e em técnicas industriais.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
A imagem, no cinema, é formada por fotos fixas que se projetam na tela a uma velocidade de 24 quadros por segundo. No vídeo, embora seja usada basicamente da mesma forma, a câmera converte a luz ponto por ponto, linha a linha, que se projetam na tela também em uma sucessão de pontos e linhas. Daí a sua maior clareza e qualidade, sendo que o sistema Pal, usado no Brasil, tem sua imagem formada por 250 a 400 linhas.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
As linguagens do cinema e da televisão, embora se aproximem cada vez mais, guardam diferenças ainda fundamentais: o discurso, na televisão, é contínuo, enquanto no cinema ele é entrecortado; na tevê, a linguagem é monomórfica e, no cinema, polimórfica.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
A televisão, mais que o cinema, se utiliza da publicidade. Ela pode ser explícita, como nos anúncios comerciais, ou encoberta, no que se convencionou chamar de merchandising. Há dois tipos muito usados de merchandising na TV: o horizontal, em que não há intervenção no roteiro, mas apenas são aproveitadas cenas para a utilização de produtos de determinadas marcas; ou o vertical, em que as cenas são adaptadas para que as personagens falem sobre determinados produtos ou serviços.
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
As câmeras de vídeo têm algumas vantagens sobre as de cinema: acompanham a gravação e podem corrigir iluminação e diafragma; utilizam o view finder, visor eletrônico que acompanha a imagem que está sendo gravada. Essas técnicas dão agilidade e celeridade ao processo de produção televisivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...