Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir.
A pesquisa de opinião realizada pela PARANAPREVIDÊNCIA poderá ter diversas aplicações, mas não poderá ser usada como instrumento de planejamento da área de comunicação da empresa, pois, como se diz entre os especialistas, a pesquisa é uma fotografia instantânea de um determinado momento. Essa característica - mostrar a opinião que já passou - faz que as pesquisas de opinião não sirvam de base para se planejar o futuro da empresa.
A opinião pública é um fenômeno de grande importância para as organizações e deve ser objeto de atenção constante. Nesse sentido, considerando que a PARANAPREVIDÊNCIA decida contratar uma pesquisa de opinião para conhecer melhor o posicionamento da opinião pública paranaense a seu respeito, julgue os itens a seguir.
O maior interesse da PARANAPREVIDÊNCIA ao realizar uma pesquisa de opinião é a busca de uma informação com qualidade e credibilidade, obtida por pesquisas qualitativas, devido ao grande número de pessoas que respondem aos questionários.
A variedade dos gêneros jornalísticos disponíveis à imprensa garante uma maior sintonia entre o tipo de notícia a ser publicada e a melhor forma de redação para transmitir a informação ao público. A respeito dos gêneros de redação, julgue os itens que se seguem.
A reportagem, em geral, extrapola os limites da notícia, que se apóia em fatos pontuais ou nucleares. A notícia simplesmente acontece, já a reportagem tem de ser produzida e pesquisada, tornando-se mais atemporal do que a notícia.
A variedade dos gêneros jornalísticos disponíveis à imprensa garante uma maior sintonia entre o tipo de notícia a ser publicada e a melhor forma de redação para transmitir a informação ao público. A respeito dos gêneros de redação, julgue os itens que se seguem.
Conhecido como jornalismo das análises e explicações, o jornalismo interpretativo é aquele que busca o noticiário de profundidade, oferecendo as perspectivas que envolvem os acontecimentos.
As assessorias de imprensa são importantes aliadas da comunicação, capazes de auxiliar na comunicação estratégica das organizações com seus públicos, por meio da imprensa. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
A assessoria de imprensa, em seu relacionamento com a mídia, contará com os seguintes instrumentos básicos de comunicação: o release, a sugestão de pauta e a entrevista.
As assessorias de imprensa são importantes aliadas da comunicação, capazes de auxiliar na comunicação estratégica das organizações com seus públicos, por meio da imprensa. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
Por mais eficiente que seja o trabalho da assessoria de imprensa, a decisão final de publicar a matéria apurada sobre a organização, seu destaque e o momento de publicação é de responsabilidade exclusiva do editor do veículo de comunicação. A assessoria de imprensa pode apenas sugerir a publicação da notícia sobre a empresa.
A respeito dos critérios de seleção e edição da notícia, julgue os itens a seguir.
A noticiabilidade de um fato, de acordo com o enfoque do jornalismo, diz respeito à intuição do bom jornalista sobre a repercussão de um evento ou acontecimento na sociedade, desde que ele possa tornar-se público.
A comunicação de uma empresa faz parte de sua competitividade no mercado globalizado, aspecto que tem sido relegado a segundo plano por diversas organizações. A respeito do papel da comunicação nas empresas, julgue os itens subseqüentes.
A comunicação institucional de uma empresa, por sua amplitude de objetivos e públicos, é algo que supera a assessoria de imprensa, embora esta seja um instrumento importante no relacionamento com a mídia.
No livro A prática da reportagem, Ricardo Kotscho faz algumas considerações sobre a especialização dos jornalistas dentro das redações. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que NÃO corresponde às colocações do autor.
As nove áreas clássicas de especialização da reportagem são: Cidade, Polícia, Política, Economia, Educação e Saúde, Ciência e Tecnologia, Esportes, Artes e Espetáculos.
O repórter de "geral" atua quando há um caso não previsto no organograma ou quando os repórteres especializados estão todos ocupados.
A reportagem social, no Brasil, equivale à apuração para as colunas sociais, que investigam a vida da alta sociedade.
É na editoria de Polícia que o leitor encontra o Brasil real, o reverso do Brasil oficial dos gabinetes, decretos e discussões teóricas.
Ao narrar suas experiências no dia-a-dia, Ricardo Kotscho diz que o que realmente diferencia um jornal do outro (e, em conseqüência, um repórter do outro) é a sua capacidade de transformar pequenos fatos que fazem o dia-adia da cidade, do país e do mundo em matérias boas de ler.
De acordo com o autor citado, é correto afirmar, EXCETO:
Em média um jornal cobre cem assuntos por dia, e não há pauteiro, por mais genial que seja, capaz de criar cem pautas brilhantes para atender todos os repórteres.
O crescimento dos jornais e das redações tornou necessária a instituição da pauta, principal elo de ligação entre a produção e a edição das matérias.
Apesar da instituição da pauta, cultivar "fontes" e garimpar bons assuntos, além de se manter sempre ligado, são formas de produzir boas matérias.
A pauta deve ser sempre cumprida. Ela contém as perguntas a serem feitas. Você deve evitar sempre fazer perguntas que não constem da pauta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...