Questões sobre Geral

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Falando sobre as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina, citando Juarez Bahia, no livro "Notícia - Um produto a venda", define formulações da mensagem na estrutura do jornal. Numere os termos da 1ª coluna de acordo com o sentido correspondente de cada um, representado na 2ª coluna, respeitando as definições da autora:

  • A. 3,2,4,1
  • B. 2,4,1,2
  • C. 3,1,4,2
  • D. 4,2,1,3

Ainda explicando as manifestações da mensagem jornalística, Cremilda de Araújo Medina fala sobre o tratamento da cultura de massa dentro do jornal. Considerando a obra citada, coloque nos parênteses V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:

A identificação correta das afirmativas, pela ordem, está na opção:

  • A. V,V,F,V
  • B. F,V,V,F
  • C. V,F,F,V
  • D. V,V,V,F

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando os tipos de matérias veiculadas em jornais empresariais, segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, Francisco

Gaudêncio Torquato do Rego: A numeração CORRETA encontrada é:

 

  • A. 3,2,4,1
  • B. 4,2,1,3
  • C. 3,1,4,2
  • D. 2,4,3,1

Segundo Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, as publicações jornalísticas empresariais detêm algumas características específicas. Assinale a afirmativa CORRETA:

  • A.

    As publicações empresariais, enquanto veículos jornalísticos, devem ter periodicidade, isto é, devem aparecer em intervalos sucessivos e regulares.

  • B.

    Para assumir seu atributo de universalidade, essas publicações não devem apresentar informações sobre áreas ou programas da empresa.

  • C.

    Toda mensagem de interesse da comunidade deve ser objeto de informação das publicações empresariais.

  • D.

    Nas publicações empresariais, o critério menos válido para determinar o conceito de notícia na empresa é a própria política empresarial.

Ainda segundo o autor do livro Jornalismo Empresarial, a comunicação da empresa com seus públicos interno e externo deve seguir alguns princípios. Assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    Para comunicar-se com o ambiente externo, as empresas geralmente usam uma série de veículos que não são, em sua maioria, da área jornalística: relatórios, balanços, folhetos promocionais, "folders" e manuais.

  • B.

    Os jornais, revistas e boletins não constituem os principais canais de comunicação da empresa com os públicos externos.

  • C.

    Jornais, revistas e boletins são apropriados para a comunicação da empresa com a sua comunidade.

  • D.

    As publicações internas não são os instrumentos mais apropriados para resolver problemas gerados pela burocratização e não estabelecem pontes informais entre os empregados.

Para Francisco Gaudêncio Torquato do Rego, no livro "Jornalismo Empresarial", os efeitos gerados sobre os empregados pelas publicações internas são, entre outros, os seguintes, EXCETO:

  • A.

    Melhor compreensão do negócio da empresa, conduzindo à maior eficiência.

  • B.

    Sentimento de união e posse entre os empregados e as unidades dentro de uma empresa ou grupo ramificado.

  • C.

    Sentimento de isolamento no processo produtivo.

  • D.

    Oportunidade para os empregados se exprimirem e ventilarem suas opiniões, sentindo que estão tomando parte nos assuntos da empresa.

Segundo Marilene Lopes, no livro Quem tem medo de ser notícia, a imprensa está estruturada como qualquer grande empresa. Os nomes dos cargos na área editorial podem variar de um veículo para outro, mas possuem funções semelhantes. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, dando a cada cargo a sua principal função:

A numeração CORRETA encontrada é:

  • A. 3,4,1,2
  • B. 2,4,1,3
  • C. 3,1,2,4
  • D. 2,4,3,1

Considerando-se que uma área de comunicação corporativa possui estratégias específicas, a autora Marilene Lopes aponta, em seu livro, várias atribuições da área. Assinale a que NÃO é correta:

  • A.

    Aprovar press-releases para serem enviados aos veículos de comunicação e submetê-los à revisão dos executivos da empresa.

  • B.

    Avaliar, mensalmente, a presença da empresa na mídia, de forma a direcionar as estratégias, segmentadas por temas.

  • C.

    Participar de entidades de classe, sempre visando à promoção da imagem da empresa.

  • D.

    Evitar visitas de jornalistas às instalações da empresa e aos locais onde ela atua.

Para Marilene Lopes, há vários cuidados que o executivo de uma organização deve tomar para conceder entrevistas aos jornalistas. NÃO é recomendação válida para esse caso:

  • A.

    Trate todos os jornalistas com a mesma amabilidade, independentemente do peso da publicação que ele representa ou do cargo que ele ocupa.

  • B.

    Evite desmentir ou corrigir qualquer declaração que você tenha feito anteriormente.

  • C.

    Jamais peça ao profissional de imprensa que ele repita ou explique melhor a pergunta que fez a você.

  • D.

    Evite polemizar. Em princípio, o jornalista está do seu lado e não contra você.

No livro Quem tem medo de ser notícia, de Marilene Lopes, a autora apresenta a diferença entre espaço editorial e espaço publicitário em um veículo de comunicação. Correlacione a segunda coluna de acordo com primeira, identificando as definições para espaço editorial e espaço publicitário:

A numeração correta encontrada é:

  • A. 2,1,1,2,2,1
  • B. 2,1,2,2,1,1
  • C. 1,1,2,1,2,1
  • D. 2,2,1,1,2,1
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