Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No livro Pragmática do Jornalismo, Manuel Carlos Chaparro aborda algumas conceituações do off e do boato. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às explicações do autor:
O boato motiva pautas, esconde ou expõe fatos, amplia ou reduz a dimensão dos acontecimentos, altera-lhes o significado, atrai ou repele a curiosidade dos repórteres, motiva ou inibe perguntas, direciona reportagens, gera ou elimina manchetes, produz desmentidos ou confirmações.
No jornalismo brasileiro, o off é a mais nobre e corriqueira prática do boato e é uma das almas da cultura jornalística.
O boato pode determinar ou modificar as intenções das mensagens jornalísticas, adequando-as aos interesses a que está vinculado.
Nenhum jornal, no Brasil ou no exterior, limita ou impede a utilização da informação em off.
Quando descreve a pragmática da ação jornalística, Manuel Carlos Chaparro faz algumas ponderações sobre a conexão teórica entre jornalismo e pragmática. Coloque nos parênteses V (se a afirmação for Verdadeira) e F (se a afirmação for Falsa) tendo em vista as afirmações do autor:
A identificação correta das afirmativas, pela ordem, está na opção:
Segundo Manuel Carlos Chaparro, no livro Pragmática do Jornalismo, "... os propósitos jornalísticos se limitam à finalidade de informar tendo em vista o interesse público, a intenção precisa de um principio ético ou de um valor moral para escolher e administrar criativamente as técnicas do fazer, tendo em vista a elaboração estética."
Não corresponde aos propósitos estabelecidos pelo autor:
Porque as ações são conscientes, controláveis e intencionadas, cada jornalista é responsável moral pelos seus fazeres.
O jornalismo é um processo social de ações conscientes, controladas ou controláveis – portanto, fazeres combinados com intenções.
Se uma intenção se refere unicamente à execução de um fazer, então as intenções dos fazeres jornalísticos podem ou não estar vinculadas aos motivos éticos do jornalismo.
O jornalismo é o elo que, nos processos sociais, cria e mantém as mediações viabilizadoras do direito à informação.
No livro A força da Comunicação, Frank Corrado fala sobre as novas imposições empresariais para as comunicações em quatro áreas. Assinale a opção que NÃO é apresentada pelo autor na obra citada:
Empregados: o papel da comunicação é apoiar a empresa na consolidação de um diálogo eficaz com os empregados, por meio de palavras e ações, a fim de alcançar suas metas de melhor produtividade, serviço ao cliente e qualidade.
Imprensa: estabelecer um canal aberto com os jornalistas de todos os veículos, numa tentativa de ganhar espaço na mídia.
Clientes: em parte pelo excesso de uso, a publicidade vem sendo suplementada, e às vezes até mesmo substituída, pelo emprego crescente das relações públicas, que ajuda a transmitir com mais eficiência as informações para os clientes-alvo.
Administração: a comunicação é, hoje, um fator importantíssimo no ambiente empresarial, que é dirigido pela tecnologia e no qual as pessoas rapidamente tomam ciência das informações.
Em seu livro, Frank Corrado explica o que o executivo principal de uma organização deve fazer para demonstrar liderança na comunicação. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Nunca iniciar e nem gerenciar qualquer mudança, mas sim fornecer os recursos financeiros e humanos para conseguir que o trabalho seja feito.
Desenvolver uma visão compartilhada de futuro, conhecendo as necessidades e expectativas dos interessados, criando uma missão abrangente e depois comunicando-a.
Estabelecer e manter a confiança no líder da organização, mostrando credibilidade e integridade.
Dar poderes e motivação aos empregados, afastando a organização da administração autoritária e levando-a em direção a uma cultura de concessão de poder (empowerment).
Segundo Corrado, assinale a opção que NÃO corresponde a uma estratégia organizacional para unir as áreas de Comunicação e Recursos Humanos no ambiente empresarial:
Conseguir o compromisso da administração para comunicações de recursos humanos mais fortalecidas.
Desenvolver uma declaração de política de recursos humanos para as comunicações.
Não envolver no desenvolvimento das estratégias a alocação de nenhum tipo de recurso.
Definir responsabilidades claras entre comunicações e recursos humanos.
No livro A força da Comunicação, Frank Corrado faz considerações sobre o encontro de executivo de uma organização com a mídia. Assinale a opção que NÃO está de acordo com as considerações do autor citado:
Na entrevista, responda às perguntas com frases completas e fáceis de entender.
Procure estabelecer uma relação de proximidade, fazendo confidências a apenas um repórter.
Diga a verdade. Lembre-se de que uma organização é tão digna de crédito quanto às pessoas que a representam.
Antes da entrevista, sempre pratique com alguém que possa desempenhar o papel de repórter.
Muniz Sodré, no livro Reinventando a Cultura, ao discorrer sobre a formação da notícia, afirma que toda notícia pressupõe um fato, um relato e um público. Entre as alternativas abaixo, marque a que NÃO corresponde às afirmações do autor:
O que é considerado de interesse público é crucial para o produtor da notícia.
Na notícia, o falante é um sujeito fixo que sempre "anuncia" algo. Isso significa: ela não argumenta nem opina, mas proclama que algo de novo se passou.
O "lead" resume a ação noticiosa, identificando pessoas, lugares e eventos, além de enfatizar os aspectos considerados básicos do acontecimento.
A implantação das novas tecnologias de informação nas redações não interferiu na estrutura do texto jornalístico.
Comunicação Social - Geral - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
Podemos afirmar que uma das estruturas mais freqüentes nas reportagens de revistas de informação geral e suplementos:
não difere essencialmente da técnica adotada em relatórios ou textos didáticos.
Comunicação Social - Geral - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
É verdadeiro afirmar que a entrevista jornalística:
pressupõe um ambiente propício para a troca de informações.
é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo.
é uma técnica utilizada no fechamento de cada edição.
sistematiza conhecimentos no campo das ciências sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...