Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base no conceito e na história do jornalismo, julgue os itens de 104 a 110.
Os primeiros jornais surgiram no século XVIII, na França, e tinham como pano de fundo o fortalecimento da burguesia, que se valia das publicações para obter informações importantes que ajudariam a estipular preços e tomar conhecimento dos acontecimentos que pudessem gerar comércio.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, que versam acerca da história dos veículos de comunicação de massa no Brasil.
O primeiro jornal brasileiro editado no Brasil foi o Diário do Rio de Janeiro, que começou a circular em 1821.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, que versam acerca da história dos veículos de comunicação de massa no Brasil.
De acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC), a Folha de S.Paulo foi considerada, em 2010, o jornal diário de maior circulação no Brasil, seguido dO Globo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, que versam acerca da história dos veículos de comunicação de massa no Brasil.
A primeira rádio fundada no Brasil foi a Rádio do então Ministério da Educação e Cultura, de caráter educativo-cultural, surgida em 1923, no Rio de Janeiro.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, que versam acerca da história dos veículos de comunicação de massa no Brasil.
O Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa, editado e impresso em Londres, foi o primeiro jornal brasileiro de acordo com a historiografia oficial.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na história da comunicação organizacional no Brasil, assinale a opção correta.
De acordo com os atuais postulados da comunicação interna, o líder informal deve ser negligenciado, dada a sua pouca influência nos processos decisórios.
As empresas brasileiras de comunicação iniciaram processo profissional de interlocução com os seus públicos apenas na década de 90 do século XX.
O ato de comprar produtos e bens não é conexo ao de adquirir o conceito, a identidade, o nome e a fama da empresa que os produz.
Atualmente, o Brasil apresenta um dos mais aperfeiçoados sistemas de comunicação organizacional do mundo globalizado.
O jornalismo empresarial foi uma das áreas da comunicação social que menos se expandiu nas décadas de 70 e 80 do século passado.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na história da comunicação organizacional no Brasil, assinale a opção correta.
Analisando o contexto da revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, com o uso de tipos móveis, inventados por Gutenberg, em 1450, Burke e Brigs (2004) assinalam aspectos característicos desta revolução. Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica não é fator independente, relacionado apenas ao aprimoramento da tecnologia, mas necessita de condições sociais e culturais favoráveis à sua disseminação.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao padronizar os textos, colocou em circulação visões uniformes da realidade, estabilizando as relações humanas e sociais.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica preservou o conhecimento, antes restrito à circulação fluida de manuscritos e da comunicação oral.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica funcionou mais como um catalisador das mudanças, mas não constitui o fator que originou as mudanças.
( ) A revolução provocada pelo surgimento da impressão gráfica, ao colocar crescentes e diferentes textos em circulação, propiciou a crítica às autoridades, favorecendo a divulgação de visões diferenciadas sobre um mesmo assunto.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Na trajetória do jornalismo, houve um aumento considerável de público leitor com
o Movimento de 1968, na França.
as grandes navegações.
a Revolução Industrial.
a Revolução Francesa.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Do ponto de vista da caracterização do jornalismo ao longo do tempo, pode-se considerar
o século XVI como do jornalismo publicista, os séculos XVII e XVIII como do jornalismo educador e sensacionalista, e os séculos XIX e XX como do jornalismo-testemunho.
o século XVI como do jornalismo educador e sensacionalista, os séculos XVII e XVIII como do jornalismo publicista, e os séculos XIX e XX como do jornalismo-testemunho.
o século XVIII como do jornalismo-testemunho, o século XIX como do jornalismo educador e sensacionalista, e o século XX como do jornalismo publicista.
os séculos XVII e XVIII como do jornalismo publicista, o século XIX como do jornalismo educador e sensacionalista, e o século XX como do jornalismo-testemunho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...