Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos mais influentes jornalistas brasileiros contemporâneos, comentando o papel do jornalista, afirmou: "sou jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, e minha ética como marceneiro é igual à ética como jornalista − não tenho duas. Não existe ética específica do jornalista. Sua ética é a mesma do cidadão". O nome desse jornalista, que faleceu em 1987, é
Cláudio Abramo.
Wladimir Herzog.
José Freitas Nobre.
Tim Lopes.
Rui Mesquita.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.
O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias teve início antes da criação da imprensa tipográfica.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.
O jornalismo esportivo no Brasil teve início com a publicação de periódicos que mesclavam ensinamentos para o aprimoramento físico dos leitores e notícias sobre esportes.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.
Entre os tipos de televisão comunitária existentes no panorama histórico brasileiro, incluem-se a TV de rua, a TV de baixa potência, a TV local e os canais comunitários no sistema de televisão a cabo.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.
No início da Era Moderna, a interface entre pinturas e textos era uma das formas de interação dos meios de comunicação com os receptores.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.
Uma das estratégias de aproximação entre emissores e receptores é o recurso à participação dos receptores nos programas veiculados pelos meios de comunicação, que é utilizado, pelo menos, desde o século XVII.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.
Obras clássicas como Ilíada e Odissei já apresentavam em seus esquemas de narração e enunciação como relatos de vidas de heróis famosos, de combates e diálogos entre pessoas famosas características que os modelos atuais aperfeiçoaram, para despertar o interesse do receptor.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens a seguir.
A partir da década de 90 do século passado, os movimentos sociais e as ONG começaram a produzir subsídios e criar distinções, equiparando repórteres e editores a stakeholders organizacionais.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, julgue os itens a seguir.
No campo da produção cultural, o governo Getúlio Vargas caracterizou-se pela falta de regulamentação da área de comunicação, sobretudo no que diz respeito à propaganda e ao setor de rádio e televisão.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, julgue os itens a seguir.
A passagem do século XIX para o século XX marca, no Brasil, a transição da pequena à grande imprensa, quando os jornais de estrutura simples dão lugar às empresas jornalísticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...