Questões sobre História da Imprensa

Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao ser definida uma hierarquia visual entre os elementos de uma composição gráfica, nossos olhos são atraídos primeiramente pelos grandes elementos e só depois procuram os elementos secundários. Esse argumento explica por que os(as)

  • A.

    textos têm que ser obrigatoriamente em caixa alta.

  • B.

    títulos devem ter peso maior que os subtítulos.

  • C.

    imagens têm que ser necessariamente coloridas.

  • D.

    fontes dos títulos devem ter desenho rebuscado.

  • E.

    legendas devem estar afastadas das imagens.

No início do século XX, a evolução dos métodos do trabalho impresso, associada a novas e mais eficientes máquinas de impressão, impôs um aperfeiçoamento no desenho dos caracteres e no da composição. Analisando o desenvolvimento das ilustrações acima, descreve-se coerentemente o estilo usado como:

  • A.

    Egípcio - usado para desenvolver esses cartazes, pois se identificava perfeitamente com os produtos manufaturados da Revolução industrial.

  • B.

    Lapidário - tornou-se basicamente o mais usado pelos artistas gráficos da época, pois era bastante conhecido pela complexidade e sinuosidade de seus elementos.

  • C.

    Floreal - juntamente com o Liberty marcou tais trabalhos, pois os desenhistas usavam flores como inspiração para suas criações.

  • D.

    Clássico - permitiu a criação de tais obras impressas por juntar o gosto popular com a sofisticação dos adornos e do grafismo, tão em voga na época.

  • E.

    Romântico - aliado ao Rococó permitiu um salto na concepção das obras impressas, pois seu apelo sedutor encantava a burguesia da época.

 

A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo e no Brasil, julgue os itens seguintes.

Cerca da metade dos maiores jornais brasileiros em circulação tem perfil popular, isto é, são destinados a leitores das classes C, D e E.

  • E. Errado
  • C. Certo

Julgue os seguintes itens, acerca das características do texto jornalístico em diferentes mídias.

Até o século XIX, o relato cronológico do acontecimento era a forma narrativa mais usada nos jornais norte-americanos. A partir de 1900, os jornais começaram a usar o lide e a técnica da pirâmide invertida, o que demonstra o crescente sentimento de autoridade social que os jornalistas desenvolveram.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.

A reportagem surgiu cerca de um século após o aparecimento do jornal impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.

O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, sobre a Guerra dos Canudos, é um clássico da literatura brasileira e tem origem em reportagens publicadas pelo autor no jornal O Estado de S.Paulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à influência européia que marcou ruptura na história do design brasileiro, o autor do texto se refere a:

  • A.

    Movimentos de tradição alemã a partir da Escola da Bauhaus.

  • B.

    Movimentos de tradição inglesa a partir da Artes & Ofícios.

  • C.

    Movimentos de tradição francesa a partir da Arte Nova.

  • D.

    Movimentos de tradição italiana a partir do Futurismo.

  • E.

    Movimentos de tradição espanhola a partir do Cubismo e Surrealismo.

Quando o autor do texto declara que houve um possível "desvio de rumo" na história do design brasileiro, tal desvio significa:

  • A.

    Que alguns profissionais entendem que a importação do movimento modernista pode ter comprometido a identidade do design brasileiro já em formação desde o século 19.

  • B.

    Que a chegada do ideário moderno concretista, inspirado na escola de Ulm salvou o Brasil de sua indolência artesanal préindustrial.

  • C.

    Que a escolarização do projetista industrial e gráfico teve início em 1960 para garantir a qualificação técnica e estética dos profissionais da área.

  • D.

    Que a influência das vanguardas européias entre 1910 e 1960 impõe grave risco ao estilo estético vernacular da produção industrial brasileira.

  • E.

    Que os golpes de estado são até hoje responsáveis pela total ausência da diversidade de estilos regionais brasileiros na formação da identidade cultural do país.

O autor propõe uma reavaliação histórica do design brasileiro segundo uma nova abordagem:

  • A.

    A partir dos marcos históricos de 1889, 1930 e 1934.

  • B.

    Segundo as várias influências dos movimentos modernistas no Brasil.

  • C.

    Considerando a institucionalização das escolas de design no sudeste.

  • D.

    Baseado no mito de origem da consciência do design como ideologia.

  • E.

    Desde o princípio da industrialização brasileira entre os séculos 19 e 20.

Acerca da improvisação e dos problemas técnicos que marcaram a implantação da TV no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Para que a primeira emissora de TV no Brasil tivesse audiência, o pioneiro Assis Chateaubriand importou mais de 200 mil aparelhos receptores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...