Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao ser definida uma hierarquia visual entre os elementos de uma composição gráfica, nossos olhos são atraídos primeiramente pelos grandes elementos e só depois procuram os elementos secundários. Esse argumento explica por que os(as)
textos têm que ser obrigatoriamente em caixa alta.
títulos devem ter peso maior que os subtítulos.
imagens têm que ser necessariamente coloridas.
fontes dos títulos devem ter desenho rebuscado.
legendas devem estar afastadas das imagens.
No início do século XX, a evolução dos métodos do trabalho impresso, associada a novas e mais eficientes máquinas de impressão, impôs um aperfeiçoamento no desenho dos caracteres e no da composição. Analisando o desenvolvimento das ilustrações acima, descreve-se coerentemente o estilo usado como:
Egípcio - usado para desenvolver esses cartazes, pois se identificava perfeitamente com os produtos manufaturados da Revolução industrial.
Lapidário - tornou-se basicamente o mais usado pelos artistas gráficos da época, pois era bastante conhecido pela complexidade e sinuosidade de seus elementos.
Floreal - juntamente com o Liberty marcou tais trabalhos, pois os desenhistas usavam flores como inspiração para suas criações.
Clássico - permitiu a criação de tais obras impressas por juntar o gosto popular com a sofisticação dos adornos e do grafismo, tão em voga na época.
Romântico - aliado ao Rococó permitiu um salto na concepção das obras impressas, pois seu apelo sedutor encantava a burguesia da época.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo e no Brasil, julgue os itens seguintes.
Cerca da metade dos maiores jornais brasileiros em circulação tem perfil popular, isto é, são destinados a leitores das classes C, D e E.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, acerca das características do texto jornalístico em diferentes mídias.
Até o século XIX, o relato cronológico do acontecimento era a forma narrativa mais usada nos jornais norte-americanos. A partir de 1900, os jornais começaram a usar o lide e a técnica da pirâmide invertida, o que demonstra o crescente sentimento de autoridade social que os jornalistas desenvolveram.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
A reportagem surgiu cerca de um século após o aparecimento do jornal impresso.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.
O livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, sobre a Guerra dos Canudos, é um clássico da literatura brasileira e tem origem em reportagens publicadas pelo autor no jornal O Estado de S.Paulo.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Em relação à influência européia que marcou ruptura na história do design brasileiro, o autor do texto se refere a:
Movimentos de tradição alemã a partir da Escola da Bauhaus.
Movimentos de tradição inglesa a partir da Artes & Ofícios.
Movimentos de tradição francesa a partir da Arte Nova.
Movimentos de tradição italiana a partir do Futurismo.
Movimentos de tradição espanhola a partir do Cubismo e Surrealismo.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Quando o autor do texto declara que houve um possível "desvio de rumo" na história do design brasileiro, tal desvio significa:
Que alguns profissionais entendem que a importação do movimento modernista pode ter comprometido a identidade do design brasileiro já em formação desde o século 19.
Que a chegada do ideário moderno concretista, inspirado na escola de Ulm salvou o Brasil de sua indolência artesanal préindustrial.
Que a escolarização do projetista industrial e gráfico teve início em 1960 para garantir a qualificação técnica e estética dos profissionais da área.
Que a influência das vanguardas européias entre 1910 e 1960 impõe grave risco ao estilo estético vernacular da produção industrial brasileira.
Que os golpes de estado são até hoje responsáveis pela total ausência da diversidade de estilos regionais brasileiros na formação da identidade cultural do país.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
O autor propõe uma reavaliação histórica do design brasileiro segundo uma nova abordagem:
A partir dos marcos históricos de 1889, 1930 e 1934.
Segundo as várias influências dos movimentos modernistas no Brasil.
Considerando a institucionalização das escolas de design no sudeste.
Baseado no mito de origem da consciência do design como ideologia.
Desde o princípio da industrialização brasileira entre os séculos 19 e 20.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da improvisação e dos problemas técnicos que marcaram a implantação da TV no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Para que a primeira emissora de TV no Brasil tivesse audiência, o pioneiro Assis Chateaubriand importou mais de 200 mil aparelhos receptores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...