Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
No contexto midiático brasileiro, historicamente, a emergência do conceito de jornalismo público se deu no início do período da redemocratização (década de 80 do século XX), no âmbito da imprensa sindical e com o chamado jornalismo comunitário e popular.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa no Brasil, julgue os itens 71 a 75.
Entre os pontos marcantes na história do jornalismo brasileiro, no início da segunda metade do século XX, é correto incluir a reforma gráfica e editorial do Jornal do Brasil (JB), realizada no final da década de 50. Tal reforma foi tão relevante na época que contribuiu para que o JB se tornasse um dos jornais mais respeitados no país. Entre os jornalistas envolvidos no referido processo de reforma estava Odylo Costa Filho.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos dos meios de comunicação de massa na sociedade.
Historicamente, os estudos dos efeitos dos mass media tiveram início no período entreguerras (1920-1930), com a vertente norte-americana denominada Communication Research, conhecida pelas pesquisas sobre efeitos de curto prazo, que associavam, entre outros elementos, os conceitos de massa e de behaviorismo.
Johann Gutenberg desenvolveu na Europa o primeiro método que permitiu que textos escritos pudessem ser impressos com rapidez, precisão e em larga escala. Para isso, utilizou tipos móveis e prensa, combinando todos os elementos da impressão em um eficiente sistema de produção. Avalie abaixo o item correto.
Avalie os itens abaixo e assinale a opção correspondente.
( ) Coincidindo com a Segunda Grande Guerra, foi criado no Brasil o Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP. O DIP foi extinto apenas após a saída de Getúlio Vargas do poder.
( ) O Sistema de Comunicação do Executivo Federal foi criado oficialmente após a redemocratização, ainda na década de 1980.
( ) Alexandre Garcia, Cláudio Humberto e Ricardo Kotscho são exemplos de profissionais que atuaram na área de comunicação da Presidência da República.
A respeito da história da imprensa no Brasil, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) A reforma do Jornal do Brasil foi um dos fatos mais importantes do jornalismo nos anos 1950, mas ela continuou nos anos 1960, com a reestruturação da redação.
( ) Veja, lançada na década de 1960, iniciou e se manteve com grande tiragem, assumindo imediatamente o posto de revista semanal de notícias de interesse geral mais vendida no mercado – o qual mantém até hoje.
( ) O jornalismo econômico ganhou importância nos jornais na década de 1960 com a industrialização e a limitação dos assuntos políticos. Ele somente assumiu papel secundário frente aos temas políticos a partir de meados dos anos 1970, com o iminente retorno à redemocratização.
Sobre a história da assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) Ivy Lee trabalhou na imprensa americana antes de atuar na intermediação do relacionamento entre imprensa e empresários. Ele tornou-se uma referência mundial em assessoria de imprensa e chega a ser apontado como o pai das relações públicas. Isto não é estranho, já que relacionamento com a imprensa é considerado por muitos autores como atividade de relações públicas.
( ) A prática de assessoria de imprensa no Brasil teve grande impulso durante o regime militar. A censura política fez com que o noticiário econômico e empresarial tivesse ampliado o espaço no noticiário, potencializando o interesse das organizações em dialogar com a sociedade.
( ) A ofificialização das práticas de relacionamento com a imprensa na área pública no Brasil surge no governo Nilo Peçanha, com a criação de um serviço de prestação de informações no gabinete do Presidente.
Na história da radiodifusão brasileria, o desenvolvimento da __________ fez com que o Rádio buscasse uma linguagem mais econômica e aprendesse a trocar os astros e estrelas por discos e fitas; as novelas, pelas notícias; e o auditório, pelos serviços de utilidade pública.
Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.
publicidade
tecnologia
sociedade
concorrência
televisão
No livro Lula presidente Televisão e política na campanha eleitoral (São Paulo: Hacker, 2003, p.44), Antonio Albino Canelas Rubim diz que a intervenção midiática nos pleitos presidenciais brasileiros demonstrou como a mídia tem desempenhado um significativo papel político e eleitoral, em especial no período pós-ditadura, quando o país já se encontrava estruturado em rede e ambientado pela comunicação midiática, vivendo uma situação de Idade Mídia. Contextualizando historicamente o que diz o autor e levando-se em conta as grandes empresas de comunicação, pode-se afirmar que:
os pleitos de 1989, 1994, 1998 e 2002 mostram como a intensa visibilidade dos candidatos é condição sine qua non para o alargamento dos horizontes interpretativos, a neutralidade e, conseqüentemente, a informação de qualidade.
em consonância com as eleições de 1994, as eleições de 1998 foram vividas sob o signo da visibilidade, que emergiu como uma de suas características diferenciais mais expressivas em relação ao pleito de 2002.
diferentemente das eleições de 1989 e 1994, o pleito de 2002 foi marcado por uma extrapolação da visibilidade, por um exagero passível de ser verificado por meio de uma intervenção escancarada da mídia em favor de um dos candidatos.
apesar de toda a visibilidade das eleições presidenciais de 2002, o significativo embate político representado pelo debate acerca das possíveis interpretações da realidade encontrou fronteiras bastante rígidas na mídia.
a intervenção da Rede Globo em favor de Fernando Collor em 1989 e o silenciamento que expôs a convergência de interesses entre governo e empresas de comunicação em 1998 mostram a atuação de uma única estratégia políticomidiática em diferentes cenários eleitorais.
Criado por Fernando Barbosa Lima, o Jornal de Vanguarda marcou a história do telejornalismo brasileiro por seu caráter original, criativo e, em termos formais, revolucionário. A respeito desse programa, analise as afirmativas a seguir.
I. Dentre seus locutores, destacava-se o iniciante Cid Moreira, enquanto Ricardo Amaral era um de seus colunistas sociais.
II. Um de seus personagens mais marcantes era o misterioso Sombra.
III. Durante a censura, o Jornal de Vanguarda teve bom desempenho como uma espécie de revista de cultura e variedades.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...