Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência à história e às teorias de comunicação, julgue os itens subsequentes.
Historicamente, o conceito de comunicação de massa foi apresentado pelo teórico canadense Marshall McLuhan, no final do século XIX, como parte de sua análise sobre os efeitos das tecnologias na sociedade, consideradas por ele como extensões do homem.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, julgue os itens subsequentes.
No Brasil, os meios de comunicação de massa surgiram com o fim da monarquia e a emergência do regime republicano, tendo como primeira função social preparar a opinião pública para a mudança do sistema político. As revistas ilustradas, os quadrinhos humorísticos e os folhetins anônimos de crítica política são exemplos de veículos de comunicação de massa utilizados nesse período.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, julgue os itens subsequentes.
Nas primeiras décadas do século passado, no Brasil, especialmente após a I Guerra Mundial, o principal veículo de propagação de informações políticas, econômicas e culturais era o rádio.Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, julgue os itens subsequentes.
O projeto editorial do jornal Folha de S.Paulo, denominado Projeto Folhas, iniciado na década de 80 do século passado, foi considerado um dos marcos recentes na profissionalização do jornalismo brasileiro. Além de implantar uma nova política editorial e profissionalizar a redação, o projeto se propunha a fazer um jornalismo crítico, pluralista, apartidário e moderno.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da história do jornalismo e dos meios de comunicação de massa, julgue os itens subsequentes.
Na história recente da imprensa surgiu o chamado jornalismo colaborativo, herdeiro do modelo de jornalismo democrático. Entre os princípios que orientam essa modalidade de jornalismo, incluem-se o interesse público, a participação remunerada do cidadão e a ausência de padrões técnicos convencionais. Como o jornalista é o próprio cidadão, que é pago por sua colaboração como free lancer, um jornal impresso que segue esse padrão não precisa contratar jornalistas profissionais.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência as especificidades do jornalismo científico, julgue os próximos itens.
Criada em 1982, a revista Ciência Hoje é publicada pelo Instituto Ciência Hoje, organização social de interesse público, sem fins lucrativos e vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
As primeiras experiências de jornalismo digital ocorreram nos Estados Unidos da América, nos anos 70 do século XX, a partir de sistemas de videotexto produzidos por empresas como a Time, Times-Mirror e a Knight-Ridder. No Brasil, as primeiras versões eletrônicas dos principais jornais nacionais começaram a aparecer na Web a partir de 1990.
Comunicação Social - História da Imprensa - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Entre o final dos anos 60 e início dos 70, foi inaugurada uma reflexão efetivamente latino-americana sobre a comunicação. Inicialmente, a pesquisa esteve vinculada a centros de pesquisa, e alguns deles editaram revistas de comunicação. Comunicación y Cultura, lançada em julho de 1973, era ligada ao
ININCO.
CIESPAL.
ILET
CEREN
NOMIC.
Comunicação Social - História da Imprensa - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Desde o seu nascimento, o jornalismo viveu fases distintas em que predominavam necessidades específicas que pautavam a linha editorial de um jornal. Assinale a correspondência correta:
No século 19, o jornalista era um publicista. Os jornais publicavam fatos de interesse comercial e político, como chegadas e partidas de navios, tempestades, atos de pirataria, de guerra ou de revolução, mas isto era visto como atração secundária, já que o que importava mesmo era o artigo de fundo, geralmente editorial, isto é, escrito pelo editor – homem que fazia o jornal praticamente sozinho.
No século 19, a retórica publicista foi substituída por duas vertentes: educativa e sensacionalista. Os críticos – de literatura, de teatro, de moda, de costumes – ganharam força. O jornal ensinava às pessoas o que ver, o que ler, como se vestir, como se portar. A vertente sensacionalista se justificava porque, para cumprir a função sociabilizadora, educativa, devia-se atingir o público, envolvê-lo para que lesse até o fim e se emocionasse.
No século 19, a notícia já assume sua forma moderna, copiando o relato oral dos fatos singulares, que, desde sempre, baseou-se, não na narrativa em seqüência temporal, mas na valorização do aspecto mais importante de um evento, o lead.
O século 19 é marcado pelo jornalismotestemunho. A informação deixou de ser apenas ou, principalmente, fator de acréscimo cultural ou recreação para tornar-se essencial à vida das pessoas. O âmbito da informação necessária ampliou-se muito além da capacidade individual de acesso do homem comum a outras fontes – textos didáticos, documentos oficiais etc.
Todas as afirmativas estão corretas.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Na década de 50 do século XX, Samuel Wainer criou um veículo de comunicação novo para apoiar Getúlio Vargas. Esse veículo, dedicado a fazer jornalismo político engajado, mas com características inovadoras, denominava-se
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...