Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em jornalismo, o que quer dizer o termo Suetto?
Texto de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade.
Estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas.
Texto eminentemente opinativo mais que informativo , publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso.
Pequeno comentário jornalístico sobre o assunto do dia.
Comentário sobre determinado tema da esfera política propriamente dita.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Artifício inicialmente utilizado por volta de 1861, em um jornal de Nova York, a técnica da Pirâmide Invertida veio a adequar-se aos anseios jornalísticos e, pouco depois, seu uso se expandiu por todo o planeta, sendo uma máxima até os dias de hoje. Em que exatamente consiste essa técnica?
Fala da ordenação das informações na matéria, que devem ser dispostas em ordem decrescente de importância: os fatos mais interessantes são utilizados para abrir o texto jornalístico, enquanto os de menor relevância aparecem na sequência.
É uma classificação da matéria no lugar em que ela deve ficar na paginação do jornal, como factual, artigos e editoriais e narrativas ou literárias.
No relato superficial, porém narrativo e descritivo deumfato, respeitando sua ordem cronológica.
Na estruturação das matérias e na sua disposição na paginação do jornal, dispondo as notícias com ilustrações no topo e as 'peladas' mais abaixo.
Na diagramação da notícia no jornal, partindo do maior bloco de texto para o menor, dando a impressão de uma pirâmide invertida.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
No press release, o texto deve
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
O release, principal instrumento de divulgação entre as instituições e a imprensa, tem características específicas e deve respeitar os seguintes critérios para ser melhor aproveitado pelos veículos de comunicação:
título, retícula e olho.
standard, sublead e lead.
título, linha fina e lead.
standard, side e tijolinho.
template, teaser e retranca.
Como outras profissões, o jornalismo possui jargões próprios para o exercício da função.
Entre os jargões utilizados no jornalismo impresso, NÃO é correta a definição decalhau: anúncio do próprio jornal colocado em espaço não utilizado na página.
dedo-duro: técnica utilizada para apurar matérias de economia.
macarrão: duas páginas que compõem uma folha solta inserida na edição.
nariz de cera: parágrafo introdutório que retarda a abordagem da notícia.
pingue-pongue: matéria em formato de entrevista.
Um press release eficiente deve
privilegiar o uso de jargões da área para despertar interesse nos repórteres.
ter a informação mais importante no começo do texto.
ser redigido em pirâmide normal.
explorar a exclusividade do produto ou do serviço, se for o caso, e exaltar as suas qualidades.
dar preferência ao nariz de cera como abertura do texto.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.
De modo geral, o release é um documento estruturado na forma de matéria jornalística.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.
Caso um release seja divulgado como notícia, deverão ser, necessariamente, dadas informações relativas à procedência do release e ao assessor (autor) responsável pelas informações veiculadas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere ao release e à organização de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.
O press-kit consiste no material de apoio distribuído exclusivamente durante a realização de entrevista coletiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...