Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico

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O texto a seguir serve como base para as questões 28 e 29.

Levando-se em consideração o formato do texto, qual ação jornalística encontramos na notícia?

  • A.

    Pirâmide invertida;

  • B.

    Boxe;

  • C.

    Suíte;

  • D.

    Olho;

  • E.

    Barriga.

O texto a seguir serve como base para as questões 28 e 29.

Qual o estilo do lead apresentado no texto?

  • A.

    Condensado (integral);

  • B.

    De apelo direto (pessoal, intimista);

  • C.

    Circunstancial;

  • D.

    De citação direta;

  • E.

    Descritivo.

Sobre os tipos de releases, assinale as proposições a seguir:

I. Release-testemunho normalmente, não apresenta título, sendo elaborado no estilo texto-legenda. Outra característica desses textos é que apresentam muitos adjetivos, advérbios e palavras de alto grau de conotação. Este tipo de release, muitas vezes deixa de lado a promoção direta da empresa dando espaço para os seus membros.

II. Release-cortesia é um texto elaborado para terceiros. Tem o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre empresa e cliente. Outra característica é que não traz qualquer referência à empresa responsável pela sua publicação, quer ao seu produto, à sua marca ou mesmo a quaisquer nomes que compõem sua direção.

III. Release-telex geralmente se apresenta em ordem cronológica, ou seja, a redação é feita pela sequência dos acontecimentos. Predomina muito mais o relato dos fatos, como sequência horária. É usual também as matérias serem redigidas em formas de comunicados ou notas oficiais.

IV. Release-cobertura visa noticiar a cobertura de um evento a ser realizado. Sempre é feito antes que o fato aconteça.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas I, II e III são corretas.

  • B.

    Apenas II e IV são corretas.

  • C.

    Apenas IV é correta.

  • D.

    Apenas I é correta.

  • E.

    Apenas II, III e IV são corretas.

Excelente porque comprova, nos mínimos detalhes, que a mídia influencia a agenda pública. A teoria da agenda nos revela a prática do agendamento. McCombs cita Limppmann, é o pai da teoria do agendamento. Este autor afirma que os veículos noticiosos são nossas janelas para o mundo. Que a opinião pública não responde a um ambiente, mas a um pseudoambiente construído pelos veículos noticiosos. Para provar que as saliências dos veículos noticiosos salientam os tópicos da opinião pública, McCombs inicia uma detalhada pesquisa na eleição americana de 1940, que se deu durante muitos anos, sob diversos aspectos. A pesquisa demonstra que os temas tidos como importantes para a mídia eram também considerados importantes pela opinião pública, dando o nome a essa influência da comunicação massiva de "agendamento" (agenda-setting).

Tendo como base o texto de Maxwell McCombs, quem define a agenda da mídia?

I. As principais fontes que fornecem a informação para as matérias, outras organizações noticiosas e as normas e tradições do jornalismo.

II. Os estudos comprovam também que a memória coletiva é uma agenda altamente seletiva dos eventos e das situações do passado que domina a visão pública de sua identidade histórica.

III. Geralmente são os meios de comunicação de massa responsáveis em definir a agenda.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas I é correta.

  • B.

    Apenas III é correta.

  • C.

    Apenas I e II são corretas.

  • D.

    Apenas I e III são corretas.

  • E.

    I, II e III são corretas.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Analisando a edição do Jornal do Brasil acima, podemos observar que ___________________________________.

  • A.

    o Jornal é dividido por editorias.

  • B.

    o projeto gráfico do periódico permite publicidade institucional na capa.

  • C.

    rodapé na capa faz chamada ao caderno especial para um tema que pode ser definido como um apelo social.

  • D.

    até na capa o editor organiza os textos com elementos básicos do jornalismo: título, gravata, chapéu, legenda nas fotos.

  • E.

    a diagramação deixa os textos das chamadas divididos em colunas, formato corpo do texto, centralizado e com a mesma fonte das legendas.

Ao "conjunto de diretrizes que definem as linhas editoriais de um determinado veículo de comunicação” dá-se o nome de:

  • A.

    fechamento da edição;

  • B.

    divisão em editorias;

  • C.

    política editorial;

  • D.

    editoração eletrônica;

  • E.

    índice da edição.

Ao colocar, no corpo da matéria jornalística impressa, um entretítulo com tipologia e entrelinhamento diferentes dos usados no texto, o jornalista está usando o que se chama:

  • A.

    manchete;

  • B.

    suelto;

  • C.

    retranca;

  • D.

    título interno;

  • E.

    chamada de capa.

Assinale a alternativa na qual a possibilidade textual ou técnica de edição está definida de forma correta.

  • A.

    Olho- Pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior e colocado em uma janela.

  • B.

    Selo- rede de pontos regulares que formam um padrão de cores para reproduções em ofsete.

  • C.

    Tarja- conjugação de recursos visuais e textos curtos para apresentar informações de maneira atraente e sucinta.

  • D. Infográfico-marca usada pela editoria para diferenciar um de seus produtos.
  • E.

    Retícula-cercadura de fios grossos usada para destacar um texto na página.

As duas informações essenciais à mensuração de resultados por meio da clipagem eletrônica de informações na internet são:

  • A.

    identificação do veículo e quantidade de caracteres da matéria na página;

  • B.

    centimetragem e editoria (ou seção) em que a reportagem foi veiculada;

  • C.

    dia e hora exatos da publicação e centimetragem;

  • D.

    quantidade de caracteres da matéria na página e centimetragem;

  • E.

    editoria (ou seção) em que a reportagem foi veiculada e identificação do veículo.

Quando o diagramador afirma que usará um “calhau” na página de um jornal impresso, significa que:

  • A.

    mudará o número da página.

  • B.

    usará uma fotografia horizontal que ocupará duas páginas, exclusivamente.

  • C.

    mudará o crédito de todas as fotos que estiverem na página.

  • D.

    colocará um anúncio em um espaço que não foi comercializado e que ficaria em branco caso ele não tomasse essa decisão.

  • E.

    colocará no topo da página uma tarja preta para indicar que o veículo está de luto pela morte de um funcionário ou personalidade local.

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