Questões sobre Meios de comunicação e mídia

Lista completa de Questões sobre Meios de comunicação e mídia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe a figura, a seguir, que apresenta três formas estruturais de redes sociais apresentadas por Baran e Ugarte (2008).

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V F V
  • B. V F F V
  • C. F V F F
  • D. V V V V

As plataformas digitais facilitam as possibilidades de expressão e manifestação públicas como nunca antes visto na história humana. Portanto, trata-se de um lugar privilegiado em que se pode praticar e se pratica o jornalismo contemporâneo, com a contribuição de

  • A. cidadãos que oferecem informação aos meios tradicionais, para os quais não há necessidade de apuração.
  • B. ouvintes, leitores, espectadores e internautas que são pautados pelos webmeios.
  • C. cidadãos ouvintes, leitores, espectadores, internautas que sugerem matérias aos meios tradicionais, dado o acúmulo de informações circulantes na sociedade e a disseminação de tecnologias que podem ajudar na produção de pautas nos meios tradicionais.
  • D. a produção jornalística com as tecnologias digitais dispensam o processo de apuração da notícia e da reportagem.
  • E. as plataformas digitais oferecem atualmente uma credibilidade absoluta diante dos demais meios, ditos tradicionais.

A apuração é uma das características fundamentais da notícia, sem a qual o texto não pode ser classificado como jornalístico. Sobre a apuração nos webmeios podemos afirmar que

I o texto jornalístico em ambiente digital é auto-evidente;

II a apuração é feita de imediato, dispensando longas pesquisas;

III o processo de apuração é indispensável, pois por meio dele o jornalista vai às mais variadas fontes a fim de checar a veracidade dos fatos observados;

IV os gêneros notícia, reportagem e artigo nem sempre exigem apuração em função da subjetividade, incluindo a expressão de opiniões de seu autor;

V o processo de apuração nos suportes digitais se faz pelo princípio da visibilidade próprio das notícias nos webmeios.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

  • A. I, III e V.
  • B. II, III, IV e V.
  • C. III, somente.
  • D. II e III, somente.
  • E. I e V, somente.

No âmbito das organizações públicas, a comunicação dirigida visa alcançar setores privados da sociedade, estabelecendo canais próprios de troca de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o uso das mídias sociais pelas organizações, assinale a afirmativa correta.

  • A. As mídias sociais devem ser usadas como via de mão única para transmissão de informações de interesse da instituição direcionadas ao seu público alvo.
  • B. Se o uso das mídias sociais pretende manter o relacionamento com o público, a instituição deve estar pronta para desqualificar as críticas recebidas e manter o tom autoelogioso em suas mensagens.
  • C. As estratégias de comunicação nas mídias sociais devem integrar e complementar os esforços de interação com os públicos estratégicos e devem estar alinhadas com a cultura da organização.
  • D. As organizações devem evitar o uso de mídias sociais, pois elas representam mais ameaças do que oportunidades de aumento de visibilidade.
  • E. Se as mídias sociais forem usadas estrategicamente para manter o relacionamento os stakeholderes, a instituição deve priorizá-las como canal de vendas.

As mídias sociais potencializaram a existência de grupos sociais fechados, chamados vulgarmente de “panelinhas”, que fortalecem os laços comuns, mas reduzem a abertura do grupo para novas ideias e informações. Esta abertura, que faz parte da exploração da rede por empresas, é facilitada por:

  • A. líderes de opinião que conectam dois ou mais grupos;
  • B. programas de monitoramento das conexões;
  • C. mecanismos de busca e ferramentas de interação;
  • D. robôs que transmitem conteúdo por parte de empresas;
  • E. funcionários de empresas dentro dos grupos.

Uma rede social interna de uma organização, que conta com a participação exclusiva de seus funcionários, constitui um caso de Comunicação:

  • A. B2B;
  • B. B2C;
  • C. B2E;
  • D. C2C;
  • E. E2E.

O uso de redes sociais entre funcionários de uma organização pode reforçar o espírito de corpo e disseminar uma cultura colaborativa, através da difusão da informação por diversos setores. Um dos perigos em potencial para o não atingimento desse objetivo está no desenvolvimento de redes sociais centradas em um(a):

  • A. grupo que trabalhe regularmente off-line;
  • B. área funcional da organização;
  • C. grupo que trabalhe regularmente on-line;
  • D. área geográfica da organização;
  • E. grupo demográfico homogêneo.

O Presidente da Câmara vai dar uma entrevista coletiva no Anfiteatro da APM. A Assessoria de Imprensa prepara o ambiente com uma mesa e um microfone de mesa, considerando que a autoridade deve falar por meio do aparelho e não nele. Para que as respostas do Presidente sejam bem captadas e as câmeras de televisão consigam mostrar claramente o seu rosto, o microfone

  • A. deve ser posicionado próximo à sua boca.
  • B. precisa estar instalado próximo a uma superfície refletora.
  • C. deve ser acoplado a um refletor parabólico e instalado a cerca de 1m do vereador.
  • D. mais adequado é o headset para que o Presidente consiga ouvir os seus interlocutores.
  • E. deve ser colocado ao seu lado e voltado para a sua clavícula.

A sugestão de pauta pode ser considerada um caminho para difundir notícias da empresa nos veículos de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. Não é necessário que a pauta seja direcionada para uma editoria específica, podendo ela ser repassada para diferentes editorias em um mesmo veículo de comunicação.
  • B. O assessor de imprensa pode publicar uma pauta sem a anuência do editor, caso julgue que a matéria seja de interesse do público.
  • C. Um artigo institucional deve ser necessariamente redigido e assinado por alguma autoridade institucional.
  • D. Além de poder ser enviada utilizando-se o mailing, a sugestão de pauta pode ser oferecida, com exclusividade, para um veículo específico.
  • E. A sugestão de pauta não é utilizada pelo assessor de imprensa para se comunicar com o jornalista, pois para tal tarefa há outros meios, como o email e o telefone.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...