Lista completa de Questões sobre Opinião Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Fatores psicológicos, sociológicos e matemáticos interferem na opinião pública.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Na sua definição mais ampla, o público é o agregado ou conjunto estável e homogêneo de indivíduos pertencentes a um mesmo grupo social, concentrados sobre determinada área, que pensam e sentem de modo semelhante a respeito de problemas, interesses, gostos ou movimentos de opinião.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Os públicos da organização dizem respeito à parte do ambiente externo da empresa constituído por grupos com pouco poder de pressão, tais como agências governamentais, comunidade financeira, imprensa e movimentos sociais organizados.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos estudos de opinião pública, julgue os itens a seguir.
Definida funcionalmente como a opinião ou o conjunto de opiniões de um público, a opinião pública tem sua origem histórica na secularização do Estado moderno.
Segundo um texto clássico de Pierre Bourdieu chamado A opinião pública não existe (In Questões de Sociologia. São Paulo: Marco Zero, 1983. p. 173-182), as pesquisas de opinião que levantam médias estatísticas sobre o que pensa um grupo de entrevistados produzem artefatos sem sentido por "acumularem opiniões que absolutamente não possuem a mesma força real". Ou seja, a média da opinião das pessoas entrevistadas não reflete a organização real e estratificada da sociedade, na qual a opinião de um trabalhador braçal não tem o mesmo peso de um articulista de jornal ou de um empresário. Para Bourdieu, a opinião pública não pode ser reduzida a uma média estatística. Com base nessa concepção, considere as seguintes afirmativas:
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
O enunciado refere-se às propriedades da opinião pública, as quais contribuem para a análise da interferência que a opinião pública pode exercer sobre determinada situação social, como uma campanha eleitoral, por exemplo.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
As correntes de opinião pública são diversas e apresentam argumentos diferenciados, como no caso do recente debate sobre células-tronco embrionárias e alimentos transgênicos.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
As pesquisas de opinião, se realizadas com metodologia adequada, permitem a descrição e a análise de dados de opinião quanto a distribuição, direção, intensidade, coerência e latência.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
O efeito de latência ocorre quando a opinião ainda não foi expressa pelo público, mas já existe tendência para determinada direção.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens, acerca do assunto abordado no texto acima.
A opinião coletiva (de um público) apresenta intensidade e coerência, apesar da fragilidade das opiniões individuais, como no caso da opinião de grupos de empresários que se mobilizaram contra a aprovação da Medida Provisória n.º 232, que aumentava impostos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...