Lista completa de Questões sobre Opinião Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à evolução histórica da Opinião Pública, é correto afirmar que:
na Grécia antiga, com a opinião coesa na fé cristã, a oposição se expressa na heresia, duramente reprimida.
na Idade Média, a expressão da opinião relaciona-se à influência do cidadão nas decisões dos governantes.
o advento do indivíduo no Renascimento ainda não estabelece a possibilidade da diversidade de opiniões.
na revolução francesa, a opinião expressava a voz do grupo que estava no poder, e não o povo propriamente.
no século XX, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa inviabiliza o processo de feedback.
Desde as últimas décadas do século XX, pesquisas de opinião pública são muito freqüentes nos meios de comunicação, enfocando assuntos de grande relevância, seja na organização pública ou privada, mas especialmente questões relacionadas à política. Como argumento que expõe o lado negativo das pesquisas de opinião pública, pode-se destacar a possibilidade de:
o cidadão reagir às políticas governamentais que exercem influência em sua vida.
desenvolver questionários que consigam induzir os entrevistados.
ajudar a reduzir o número de erros no processo de tomada de decisões.
averiguar a lisura do voto e desencorajar a fraude eleitoral.
estabelecer parâmetros para a ação das organizações públicas e privadas.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito da relação entre comunicação e marketing institucional, julgue os próximos itens.
Para o sucesso de projetos de marketing institucional é necessário levar em conta a opinião dos chamados stakeholders, ou seja, grupos de interesse que afetam e(ou) são afetados diretamente pelas decisões da organização.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A pesquisa em relações públicas tem por objetivo conhecer a organização, seus públicos e a opinião desses públicos sobre a organização, além de proceder a uma avaliação sobre os ambientes interno e externo para identificar implicações que possam afetar os relacionamentos. Dados resultantes da aplicação dessas pesquisas são utilizados na elaboração de propostas de comunicação.
Pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, e as técnicas aplicadas na coleta dos dados envolvem entrevistas pessoais, questionários de auto-preenchimento e grupos focais, entre outros.
Acerca do assunto abordado no texto e com relação a pesquisa de opinião, julgue os itens que se seguem.
Grupos focais são grupos de discussão.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A pesquisa em relações públicas tem por objetivo conhecer a organização, seus públicos e a opinião desses públicos sobre a organização, além de proceder a uma avaliação sobre os ambientes interno e externo para identificar implicações que possam afetar os relacionamentos. Dados resultantes da aplicação dessas pesquisas são utilizados na elaboração de propostas de comunicação.
Pesquisas podem ser qualitativas ou quantitativas, e as técnicas aplicadas na coleta dos dados envolvem entrevistas pessoais, questionários de auto-preenchimento e grupos focais, entre outros.
Acerca do assunto abordado no texto e com relação a pesquisa de opinião, julgue os itens que se seguem.
A opinião dos públicos nas pesquisas envolve julgamento.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Dados e opiniões carecem de metodologias de coleta e interpretação, atividades para as quais os brasileiros contam com pelo menos duas grandes organizações com tradição, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Brasileiro de Opinião, Pesquisas e Estatísticas (IBOPE). Acerca desses institutos e de sua importância nos estudos da opinião pública no Brasil, julgue os itens que se sequem.
O IBOPE fornece, periodicamente, ou mediante contrato, amostras que retratam tendências da opinião pública brasileira.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
A partir da leitura do fragmento de texto em questão é correto inferir que a análise dos fenômenos de opinião pública requer conhecimentos multidisciplinares, uma vez que se trata de fenômeno social complexo, devido à sua relação com a dinâmica social.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das formas de interatividade na comunicação, julgue os itens de 92 a 99.
A latência é uma característica da opinião pública relacionada diretamente com os efeitos dos debates públicos realizados pela televisão. Dessa forma, caso houvesse uma onda de debates sobre pena de morte, por exemplo, a latência consistiria na aceitação do público das teses defendidas nos debates.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Mais do que qualquer outro presidente dos EUA, George W. Bush foi vítima do crescimento gigantesco da Internet. A proliferação de novas formas de mídia — junto com uma democratização nas comunicações que permite a qualquer pessoa com um modem se tornar cineasta, apresentador de TV ou comentarista — implicou que o atual presidente dos EUA sofresse ataques muito mais severos do que qualquer de seus predecessores. E, tendo em vista esse pano de fundo, Bush certamente encontrará muita dificuldade para controlar a narrativa final sobre seus anos de governo. Stephen Humphries. O vilão midiático.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes, relativos a noções de jornalismo online e ao uso dos meios de comunicação.
Tal e qual os leitores habituais de jornal, os leitores dos jornais populares não têm qualquer poder para influenciar e controlar as narrativas parciais e finais do desempenho dos políticos, mesmo porque, por pertencerem às classes C, D e E, têm acesso muito restrito à Internet.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um anúncio menciona a pesquisa Educar para Crescer, realizada pelo IBOPE, e revela que o ensino está em 5.º lugar entre as prioridades do cidadão. Não para a atriz Fernanda Montenegro, que é defensora da Educação de qualidade, como conquista da cidadania. "Educação não é só ensinar a ler e escrever. É ensinar a pensar", enfatiza ela. A atriz faz a seguinte afirmação no anúncio: "luto pela qualidade da educação, fazendo o meu ofício no palco, no cinema, na televisão."
Com base nesse texto, julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa Educar para Crescer é uma pesquisa de opinião pública e, como tal, reproduz a verdade social sem mostrar tendências dos entrevistados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...