Lista completa de Questões sobre Opinião Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A velocidade com que os acontecimentos se sucedem no mundo contemporâneo obriga as organizações a buscarem, cada vez mais avidamente, uma imagem pública favorável. Isso se dá pelo fato de a imagem institucional positiva se instituir, no contexto atual, como uma espécie de passaporte da organização para a estabilidade econômica e social desejada. Ter uma imagem pública favorável, em última análise, quer dizer gozar de boa imagem perante a opinião pública. Mas, para se conhecer o que pensa a opinião pública a respeito de algum tema, é necessário que antes se saiba o que exatamente ela representa.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
As pesquisas de opinião, no âmbito institucional, são realizadas com base no modelo behaviorista do estímuloresposta: a organização disponibiliza um questionário (estímulo) e espera receber as respostas de acordo com os seus objetivos (resultados). Nessa perspectiva, os resultados das pesquisas são administrados e controlados, visto que cada indivíduo é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
De acordo com o texto, clima de opinião refere-se a uma tendência de opinião existente em um momento específico, sujeito a eventuais interferências e conseqüentes mudanças.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As pessoas desenvolveram a capacidade de perceber o clima de opinião, independentemente do que elas mesmas sintam ou pensem sobre determinados assuntos. Dessa forma, ao perceberem ou imaginarem o clima de opinião sobre certos temas, um primeiro momento elas tendem a se calar e, depois, a adaptarem, mesmo que apenas retoricamente, suas opiniões ao referido clima de opinião, ou ao que elas imaginam ser o pensamento da maioria.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
As notícias interferem diretamente no clima de opinião, pois o julgamento das pessoas sobre a realidade está condicionado, em grande medida, às informações que elas recebem via meios de comunicação.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Imagem resulta de identidade organizacional. É instrumento estratégico voltado aos públicos, a quem se destinam ações comunicacionais e serviços. A percepção de uma imagem de valor positivo junto a esses públicos é uma resposta importante para as realizações da organização. Comunicación corporativa y revolución de los servicios.
Acerca do assunto tratado no texto, julgue os itens que se seguem.
A identidade de uma organização não muda. O que muda, de acordo com a opinião pública, é a sua imagem.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Childs, uma opinião é sempre a opinião de uma pessoa, não de um grupo, ou seja, a opinião pública é composta por um grupo de opiniões individuais.
Para Monique Augras, a opinião pública é expressão genuína da vontade do povo e meio de manipulação desse povo. Segundo o teórico Cândido Teobaldo de Souza Andrade, opinião pública não é, necessariamente, a opinião da maioria: é uma opinião formada das diversas opiniões existentes no público. E esse público é constituído por grupos de interesse, por pessoas interessadas e por espectadores. Sidinéia Gomes Freitas. Formação e desenvolvimento da opinião pública.
Com relação às idéias expressas no texto, julgue os itens que se seguem.
Só há opinião pública na presença de públicos homogêneos.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Childs, uma opinião é sempre a opinião de uma pessoa, não de um grupo, ou seja, a opinião pública é composta por um grupo de opiniões individuais.
Para Monique Augras, a opinião pública é expressão genuína da vontade do povo e meio de manipulação desse povo. Segundo o teórico Cândido Teobaldo de Souza Andrade, opinião pública não é, necessariamente, a opinião da maioria: é uma opinião formada das diversas opiniões existentes no público. E esse público é constituído por grupos de interesse, por pessoas interessadas e por espectadores. Sidinéia Gomes Freitas. Formação e desenvolvimento da opinião pública.
Com relação às idéias expressas no texto, julgue os itens que se seguem.
A opinião pública genuína deixa de existir na presença de manipulação.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Childs, uma opinião é sempre a opinião de uma pessoa, não de um grupo, ou seja, a opinião pública é composta por um grupo de opiniões individuais.
Para Monique Augras, a opinião pública é expressão genuína da vontade do povo e meio de manipulação desse povo. Segundo o teórico Cândido Teobaldo de Souza Andrade, opinião pública não é, necessariamente, a opinião da maioria: é uma opinião formada das diversas opiniões existentes no público. E esse público é constituído por grupos de interesse, por pessoas interessadas e por espectadores. Sidinéia Gomes Freitas. Formação e desenvolvimento da opinião pública.
Com relação às idéias expressas no texto, julgue os itens que se seguem.
A opinião pública é constituída por julgamentos originados em expectativas variadas, individuais e distintas.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Childs, uma opinião é sempre a opinião de uma pessoa, não de um grupo, ou seja, a opinião pública é composta por um grupo de opiniões individuais.
Para Monique Augras, a opinião pública é expressão genuína da vontade do povo e meio de manipulação desse povo. Segundo o teórico Cândido Teobaldo de Souza Andrade, opinião pública não é, necessariamente, a opinião da maioria: é uma opinião formada das diversas opiniões existentes no público. E esse público é constituído por grupos de interesse, por pessoas interessadas e por espectadores. Sidinéia Gomes Freitas. Formação e desenvolvimento da opinião pública.
Com relação às idéias expressas no texto, julgue os itens que se seguem.
Os indivíduos não perdem as suas opiniões pessoais quanto se juntam ao grupo.
A expressão da vontade coletiva pode ser evidenciada pela Opinião Pública, que se caracteriza por ser:
ligada a fenômenos sociais, confundindo-se com vontade popular, de sentimentos individuais profundos.
estudo interdisciplinar, envolvendo as áreas de Sociologia, Psicologia Social, Ciência Política.
visão de um grupo de pessoas, o público, incapaz de discutir, informar-se, refletir, criticar, trocar experiências.
unânime e extensível a todo o grupo do público; opinião da maioria, obrigatoriamente.
consciente, exprimindo juízo; racional, por meio da objetividade, nunca se dando no plano emocional.
A formação e o desenvolvimento da Opinião Pública sofrem interferência de fatores psicológicos, históricos e sociais, dentre outros. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. Os mecanismos de identificação, projeção e rejeição afetam profundamente a configuração da formação de atitudes e opiniões.
II. Um acontecimento histórico pode modificar padrões éticos e sistemas de valores de um país, afetando os do indivíduo.
III. A localização dos indivíduos em grandes centros ou áreas rurais não afeta suas posições ou tomadas de decisão.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...