Questões sobre Pesquisa em Comunicação

Lista completa de Questões sobre Pesquisa em Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a

  • A. pesquisa, levantamento de informações e agendamento de reportagens externas.
  • B. redação do teaser da matéria que será veiculada no telejornal.
  • C. operação da câmera nas reportagens externas realizadas pelos repórteres.
  • D. operação da câmera somente nas reportagens realizadas no estúdio.
  • E. elaboração da apresentação dos standups nos telejornais noturnos.

Com referência a definições de público, pesquisa de opinião pública e pesquisa de mercado na área de comunicação, julgue os itens que se seguem.

Os métodos de pesquisa exploratório, quantitativo e qualitativo podem ser complementares, razão pela qual podem ser utilizados em uma mesma pesquisa, procedimento que caracteriza o modelo conhecido como bricolagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.

Ao contrário dos estudos culturais, que enfatizam o papel ativo da audiência na recepção das mensagens dos meios de comunicação, o conceito de indústria cultural remete à manipulação e à perda de autonomia dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.

Durante o processo de execução de uma pesquisa, deve-se considerar os aspectos do ambiente, a disposição e o engajamento do respondente ao questionário, porém a imagem da organização a qual o pesquisador é afiliado e seus conhecimentos socioculturais podem ser irrelevantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.

Na elaboração de um questionário de pesquisa qualitativa é preciso levar em consideração os objetivos da pesquisa, a relação conceito/item e a relação público-alvo/ amostra.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de métodos e técnicas de pesquisa, indique a opção incorreta.

  • A.

    A entrevista em profundidade não permite testar hipóteses, dar tratamento estatístico às informações, definir a amplitude ou a quantidade de um fenômeno.

  • B.

    A observação participante realizada para investigar fenômenos de comunicação em comunidades ou regiões também é chamada de etnografi a de mídia, etnografi a de audiência ou etnografi a de recepção. A observação participante é uma metodologia utilizada para descobrir os comportamentos, usos e interpretações que faz o público dos meios de comunicação social.

  • C.

    O estudo de caso não deve ser confundido com pesquisa qualitativa, pois também pode incluir ou ser limitado a evidências quantitativas.

  • D.

    Grupos focais são um tipo de pesquisa qualitativa que tem como objetivo perceber os aspectos valorativos e normativos que são referência de um determinado grupo. O maior interesse do pesquisador, neste tipo de pesquisa, é compreender o grupo para generalizar os resultados para a sociedade.

  • E.

    A auditoria de imagem é um instrumento ou metodologia para avaliar a presença e a imagem de uma organização junto a determinados públicos ou à opinião pública. Como conjunto de técnicas ou metodologias, busca aferir a percepção que os públicos têm da organização.

Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de

  • A.

    Satisfação de Cliente.

  • B.

    Segmentação.

  • C.

    Imagem.

  • D.

    Comportamento do Consumidor.

  • E.

    Grupos Focais.

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa quantitativa que auxilia a identificação de tendências e do foco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de opinião pública é um tipo de pesquisa pouco utilizado na área de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há um método de pesquisa mais adequado para avaliar: conceitos e atributos de novos produtos; gerar hipóteses sobre opiniões, costumes, crenças, valores, experiências, atitudes e estilos de vida; gerar ideias criativas para o desenvolvimento de campanhas de propaganda; gerar informação útil para estruturar um questionário de pesquisa; e ajudar a interpretar informações oriundas de uma pesquisa quantitativa. Trata-se do Método de

  • A.

    Pesquisa em Profundidade.

  • B.

    Focus Grupo.

  • C.

    Pesquisa de Audiência.

  • D.

    Pesquisa Ad Hoc.

  • E.

    Painéis de Consumidor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...