Lista completa de Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O que é informação?
Podemos conceituar a informação como sendo dados interpretados e contextualizados, levando-se em conta que a informação só se processa quando é possível de ser assimilada e compreendida. Por isso, informar é dar forma a algo.
Informação é a constituição de dados que decorrem do conhecimento e que alimenta os centros de pesquisa.
Informação é o conteúdo textual que alimenta os veículos de comunicação.
Informação é a matéria-prima que circula entre os veículos de comunicação.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP) - 2006
A comunicação verbal é muito freqüente nas rotinas secretariais, além da comunicação escrita. Para o (a) secretário (a) conduzir um processo de comunicação com eficiência e eficácia se faz necessário unir quatro elementos importantes:
emissor, remetente, código e vocabulário.
mensagem, sinais, emitente e código.
emissor, receptor, mensagem e código.
emitente, emissor, sinais e mensagem.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O processo de comunicação assinala, ao mesmo tempo, um comportamento instrumental e uma atividade simbólica resultante de uma interação social.
Este postulado assim se verifica:
trata-se de uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas, bem como um modo pelo qual se constroem e se decodificam significados;
a ação de comunicar pressupõe que ao menos duas pessoas estejam produzindo entre si um entendimento recíproco, fazendo referência explícita e premeditada a uma troca simbólica;
a atividade comunicacional pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, embora não vise compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não;
somente haverá um processo de comunicação quando, de alguma forma, a mensagem for captada pelo receptor, ou seja, quando for prontamente assimilada por parte deste último;
há comunicação sempre que, de alguma forma, uma pessoa se apreste a receber informações enviadas por outra, com a qual pretenda estabelecer laços afetivos por meio de contratos sociais.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A linha de pesquisas de tradição norte-americana, conhecida como communication research, incorporou elementos que evidenciam a complexidade da relação emissor/mensagem/destinatário no processo de comunicação. Seus teóricos pretenderam alcançar o seguinte objetivo imediato:
propor uma análise da comunicação à luz de estudos biológicos do ser humano em situações de interação social;
indicar a inexistência de procedimentos comunicativos se não houver afinidade entre mensagens remetidas;
fornecer um esquema explicativo do comportamento de duas ou mais pessoas em um ambiente social comum;
decompor o processo de comunicação em unidades relacionais interativas de, pelo menos, dois seres humanos.
marcar a inserção dos processos psicológicos intervenientes na recepção da mensagem.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Receptores-destinatários reclamam, hoje, maior liberdade de expressão, pois já podem contar com as potencialidades de novos meios de comunicação e as tecnologias comunicacionais. A estas últimas, são atribuídas as seguintes características:
introduzem uma linguagem de amplo espectro semiótico, reorganizam em novas bases as sociedades tecnológicas existentes, e reescalonam dimensões culturais;
intensificam as ações comunicacionais de grupos e comunidades, repropõem em novas bases a atividade informativa, e operam mudanças nos trâmites do social;
asseguram o caráter múltiplo, complexo, sensorial e participativo do público, tratam a informação como um dado eficazmente distribuído, e o armazenam em bancos;
barateiam custos, permitem que indivíduos ou grupos de indivíduos participem como gestores de informação, e aumentam a capacidade de transmitir informações;
personalizam procedimentos de comunicação, revolucionam seus métodos, e restituem a distintos públicos maior capacidade de aproveitar informações valorizadas.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para a ocorrência do processo comunicacional, há uma série de condições e circunstâncias.
Marque a opção que indica três condições e circunstâncias deste processo.
Aceitação de compensação, posições conflitantes e habilidades do comunicador.
Habilidade do comunicador, aceitação de compra de ações e posição no mercado consumidor.
Predisposição do receptor visado, necessidades básicas de cada indivíduo, a habilidade e experiência do comunicador.
Manutenção da integridade dos canais de comunicação, posições conflitantes, localização empresarial.
Recomposição de empresa especializada, aceitação de compensação, necessidade básicas de cada indivíduo.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes como: signos, imagens, desenhos, gráficos, são manifestações da:
Comunicação gráfica;
Comunicação audiovisual;
Comunicação visual;
Comunicação virtual.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Na linguagem das palavras escritas, o que conta primeiro:
é a centralização das palavras;
é a distância entre a figura e o fundo;
é a figura (as palavras e sua colocação);
é a distância entre as figuras e o segundo plano.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
São ferramentas utilizadas pela comunicação assíncronas:
Bate papo e videoconferência;
Teleconferência e videoconferência;
Câmera de vídeo e microfone;
Correio eletrônico e fórum de discussão.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
São ferramentas utilizadas pela comunicação síncronas:
Bate papo, videoconferência e ensino presencial;
Correio eletrônico e fórum de discussão;
Câmera de vídeo e microfone;
E-mail e cursos pela web.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...