Questões sobre Produção Gráfica

Lista completa de Questões sobre Produção Gráfica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Capitular é:

  • A. a identificação de cada seção de um jornal.
  • B. a letra maiúscula que abre cada um dos parágrafos das notícias.
  • C. o ato de dividir o texto jornalístico em capítulos.
  • D. um título que indica o início de um novo capítulo da notícia.
  • E. a letra usada no início das composições, em tamanho superior ao do texto, para dar um efeito visual especial.

Dos pontos de vista gráfico e editorial, o box representa:

  • A. um quadro na mancha gráfica, destacado com um fio ou retícula, em cujo interior são impressas normalmente informações complementares a um texto maior, como dados históricos, estatísticas etc., ou para destacar uma notícia curta.
  • B. um quadro na mancha gráfica destinado a destacar ainda mais a matéria principal da página.
  • C. um quadro destinado a realçar a foto de um jornal que, por padrão, sempre virá dentro do box.
  • D. um espaço dentro da mancha gráfica, destinado exclusivamente a criar um efeito visual.
  • E. um espaço pouco valorizado no planejamento gráfico, tornando-se uma reserva de espaço em branco.

Sobre a infografia no jornalismo on-line podemos afirmar que:

  • A. os mapas são necessariamente infográficos simulatórios e exploratórios porque permitem a manipulação da realidade por meio da representação.
  • B. os infográficos atuam como informações complementares ou principais, com o objetivo de facilitar a comunicação, detalhar e ampliar a compreensão das informações.
  • C. a combinação de códigos icônicos e verbais nos infográficos não tem caráter informativo, posto que seu papel é atrair a atenção do leitor on-line para o texto principal.
  • D. a fotografia nunca compõe um infográfico, pois os elementos visuais on-line são criações de arte.
  • E. as características do suporte on-line de veiculação de informação, como a linearidade narrativa e a interatividade, ampliam o potencial da infografia no jornalismo on-line.

Constituem corretamente lógicas, as seguintes afirmativas sobre teorias e sistemas de cores:

I. A fotometria estuda os aspectos psicofísicos de energia radiante sem se preocupar com a cor.

II. No estudo da cor, seu modelo espacial (distribuição espectral) não tem muita importância.

III. Um sistema físico refletivo de cor é formado por finitos sensores que funcionam como filtros do sinal luminoso.

IV. As cores da reta acromática correspondem ao preto, branco e às diversas tonalidades de cinza.

V. O magenta é o nome usado internacionalmente para indicar a cor púrpura existente no espectro da luz branca.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):

  • A. I, II e V
  • B. II, III e IV
  • C. I, III e IV
  • D. III, IV e V
  • E. I, II e III

A respeito da imagem digital, é INCORRETO afirmar:

  • A. A imagem digital consiste na materialização de grande parte dos processos de computação gráfica.
  • B. Para representar e manipular imagens no computador devemos definir programas/softwares adequados a esses objetivos
  • C. Os elementos da imagem consistem essencialmente, das coordenadas dos pixels e da informação de cor de cada pixel.
  • D. Na codificação, a representação discreta da imagem é quantizada e a imagem digital resultante é transformada em um conjunto de símbolos sem organização.
  • E. O uso de filtragem em um sistema de computação gráfica é de extrema importância nas diversas etapas do processo de síntese de imagens.

Na execução de um projeto gráfico para impresso, o que conceitua corretamente "marcas de corte" dentre as linhas de guia ou de sustentação da arte-final?

  • A. É uma linha perimétrica traçada em azul claro para facilitar o trabalho dos arte-finalistas mantendo presentes as dimensões da página.
  • B. São linhas externas às margens de corte que indicam o centro vertical e horizontal do formato/página
  • C. São linhas desenhadas em nanquim preto, com traço fino e comprimento máximo de 1,5cm situadas nos quatro cantos da arte-final.
  • D. Linhas pretas tracejadas, desenhadas fora da margem de corte indicando as extremidades das dobras.
  • E. São desenhadas com nanquim preto, traço fino e preciso sobre pelo menos, três lados da arte-final fora da margem de sangria

Os caracteres de imprensa são divididos em seis grandes grupos de estilos no Brasil. Relacione o estilo e suas características:

I. Romano

II. Egípcio

III. Gótico

IV. Etrusco

V. Manuscrito

VI. Fantasia

( ) Caracterizado pelas serifas retangulares e de espessura uniforme.

( ) Caracterizado por hastes de espessura uniforme, sem serifas

(  ) Tipos exóticos, às vezes, extravagantes.

( ) Os tipos se baseiam nos muitos estilos de escrita manual.

( ) Grande grupo, com origens na redescoberta e interpretação Renascentista.

( ) Criado por Gutemberg e os primeiros impressores no século XV, na Alemanha.

A seqüência está correta em:

  • A. II, I, VI, III, V, IV
  • B. IV, II, III, VI, I, V
  • C. II, I, VI, V, IV, III
  • D. IV, II, VI, I, III, V
  • E. IV, II, VI, I, III, V

O processo de produção gráfica pode sofrer vários problemas em sua fase final, quando são feitos os fotolitos, a impressão e o acabamento. Nas alternativas seguintes, temos exemplos de problemas de acabamento, EXCETO:

  • A. Cortes inadequados.
  • B. Grampos mal colocados.
  • C. Troca de cadernos ou páginas
  • D. Fotos e ilustrações trocadas.
  • E. Dobra fora da especificação.

Na elaboração de um jornal de empresa ("House organ"), a utilização de técnica de prismagem pode enriquecer o veículo tanto esteticamente, quanto no que diz respeito à mensagem transmitida. Em que consiste esta técnica?

  • A. Marcas e pequenos logotipos que identificam o término de cada matéria.
  • B. Na acentuação ou aumento das letras iniciais dos textos destacando seu início
  • C. Em textos e em disposições verticais divididos em duas colunas.
  • D. Na forma e na escolha dos tipos que irão compor os títulos ou manchetes
  • E. Na seleção de um elemento ou detalhe de uma fotografia

Com o avanço tecnológico, vários processos para reprodução de impressos têm sido utilizados. No entanto, no Brasil há um que alcançou mais evidência. Que processo é este?

  • A. Flexograma.
  • B. Planográfico de impressão.
  • C. Tipográfico de impressão
  • D. Impressão escavográfico
  • E. Nenhuma das opções anteriores.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...